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Autores: Cintia Chung Marques Corrêa
Sinopse:
A presente obra é resultado da pesquisa realizada para a conclusão do Doutorado em Educação, concluído em agosto de 2016. Trata-se de analisar as repercussões da nova proposta curricular no trabalho do professor, identificando as transformações e permanências ocorridas em sua atividade profissional. Os estudos sobre a formação e o trabalho docente elaborados por Tardif e Lessard (2002), Nóvoa (1999), Perrenoud (1999), Morgado (2005) contribuíram para o entendimento sobre as práticas e as competências desenvolvidas pelos professores a partir de sua formação. A fundamentação versou sobre os contextos do processo de formulação de uma política elaborados por Stephen Ball e Bowe (1992). Segundo os autores, para a sua formulação existe um ciclo contínuo constituído por cinco contextos: da influência, da produção de texto, da prática, dos resultados e da estratégia política. Para corroborar, as ideias dos autores foram confrontadas com o discurso dos professores coletado por meio de entrevistas, análise de documentos oficiais e observação da prática docente. Os resultados pesquisados apontam que a linguagem técnica do documento tem sido um obstáculo, comprometendo a sua compreensão e implementação plena. Identificam a capacidade de produção do trabalho coletivo e a importância da formação continuada nos processos de implementação de uma proposta curricular, assim como a presença de estratégias de controle voltadas ao monitoramento do planejamento diário do professor.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420171
DOI:10.24824/978854442017.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:234
Formato:16x23
Assunto:
TRABALHO DOCENTE E REFORMULAÇÃO CURRICULAR:
transformações, disputas e poder – um estudo de caso
TRABALHO DOCENTE E REFORMULAÇÃO CURRICULAR:transformações, disputas e poder – um estudo de caso
C787
Corrêa, Cintia Chung Marques.
Trabalho docente e reformulação curricular: transformações, disputas e poder – um estudo
de caso. / Cintia Chung Marques Corrêa
234 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2017-1
DOI 10.24824/978854442017.1
1. Educação 2. Currículo 3. Políticas educacionais 4. Orientação escolar I. Título II. Série
CDU 37 CDD 375
Índice para catálogo sistemático
1. Educação 370
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA
TRABALHO DOCENTE: o impacto das políticas educacionais
na constituição da prática docente e da orientação escolar
O CURRÍCULO: a abordagem do ciclo de políticas
e as ações internacionais
O CAMPO DA PESQUISA
CONTEXTO DE INFLUÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO
DA NOVA PROPOSTA CURRICULAR0
CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO
DA NOVA PROPOSTA CURRICULAR
CONTEXTO DA PRÁTICA:
influência do texto oficial no trabalho docente
CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS
A
ROTEIRO DA OBSERVAÇÃO
B
ROTEIRO DA ENTREVISTA COM AS PROFESSORAS
Cintia Chungindd /0/0 ::0
C
ROTEIRO DA ENTREVISTA COM AS ORIENTADORAS ESCOLARES
A
REGIMENTO ESCOLAR
B
PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE
ENSINO DE PETRÓPOLIS0
C
DIRETRIZES CURRICULARES ORGANIZADAS PELA
ESCOLA AQUARELA