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Sinopse:
A docência é um campo marcado por desafios, transformações e permanências, exigindo olhares atentos às múltiplas dimensões que compõem o ser professor. Este livro, Trabalho e desenvolvimento profissional docente: processos de formação profissional, constituição identitária e (des)continuidades, apresenta um conjunto de reflexões de mestres e doutores que se dedicam a compreender, em diferentes contextos e perspectivas, a complexidade da profissão docente.
Mais do que discutir a formação inicial ou a pós-graduação, a obra ressalta que ser professor é viver um processo contínuo, tecido por experiências, pelas práticas cotidianas e pelas condições reais de trabalho, em diálogo constante com as políticas públicas que atravessam a educação. Nesse percurso, identidade profissional, saberes e práticas se entrelaçam, revelando tanto avanços quanto tensões que moldam a trajetória docente.
Ao folhear estas páginas, o leitor encontrará provocações, questionamentos e perspectivas que transcendem os muros da universidade, dialogando diretamente com as realidades escolares. Trata-se de um convite à reflexão crítica e à esperança, reafirmando que discutir o trabalho docente é, acima de tudo, pensar o futuro da educação e da escola como um espaço democrático e emancipatório.
Autores:
Ricardo Baratella (organizador)
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar. Especialista em Educação a Distância. Especialista em Biologia Evolutiva. Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (Uberaba-MG). Graduado em Ciências – Habilitação Plena em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (Ribeirão Preto-SP). Graduado em Ciências – Licenciatura de Primeiro grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (Ribeirão Preto-SP). Professor da Universidade de Uberaba. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba em Educação (PPGE Uniube/Uberaba), Linha de Pesquisa – Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino e Aprendizagem. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica (PPGPE Uniube/Uberlândia), Linha de Pesquisa – Práticas Docentes para Educação Básica. Presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE Uniube/Uberaba. Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária Mário Palmério. Coordenador da Uniube – Pesquisa Forpred/Anped-CO: perfil de egressos da Pós-graduação stricto sensu na área de Educação da região Centro-Oeste brasileira – PPGE/Uniube. Membro do Comitê de Ética em Experimentação Animal (CEEA) da Universidade de Uberaba. Membro docente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Uniube.
Fátima Garcia Chaves
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE UFTM. Mestre em Educação - Formação de Professores pela Universidade de Uberaba (Uniube). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Educação Escolar - Letras pela Faculdade Politécnica de Uberlândia MG. Especialista em Educação a Distância - pela Uniube. Especialista em Educação Infantil pela UFU. Especialista em Metodologia Ludocriativa pela Uniube. Graduada em Licenciatura Plena Letras- Português/ Inglês pela Universidade de Uberaba e em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava - SP. Docente da Universidade de Uberaba.
Acir Mário Karwoski
Professor titular do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Formação acadêmica: Licenciatura em Letras - Português e Inglês na UNESPAR - União da Vitória. Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade de Taubaté e Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou estágio de pós-doutorado com bolsa Capes (Processo BEX 015/15-6) na Graduate Studies of Education na Universidade da California Santa Bárbara (UCSB). Cursou especializações lato sensu em literaturas de língua portuguesa na Unicentro; língua e literatura portuguesa na Unespar e Master Business Administration (MBA) em gestão Universitária no Unisal/SEMESP.
Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes
Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2016). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992). É professora adjunta e coordenadora do setor de estágios no Centro Universitário Mário Palmério-Unifucamp. Superintendente Regional de Ensino - Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo e especialista em Educação Básica na E. E. Professor Vicente Lopes Perez.
Letícia Oliveira Queiroz
Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba – Uniube. Pós-graduada em Psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2019) e em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista - TEA e Deficiente Intelectual - DI pela IPOG (2023). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é coordenadora pedagógica e professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Uberaba.
Mariana Gomide Vieira
Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Inclusiva (2020 IBRA). Graduada em Licenciatura e Bacharelado no curso de Geografia na Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (UFU/FACIP) (2013). Possui licenciatura em Pedagogia (2022 IBRA).
Andréia Ferreira Sant´Ana
Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2023). Cursou Neuropsicopedagogia (CENSUPEG - 2025) e Psicopedagoga (UVA - 2005). Bacharel em Teologia (FBMG - 2018) e Pedagoga (UEMG - 2001). Tem experiência na área de Educação desde 1999. Exerceu a função de professora de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na rede particular e pública de Belo Horizonte e Contagem - MG.
Adriana Rodrigues
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2024). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006). Especialista em Formação de Professores em EAD e Especialista em Gerenciamento de Redes de Computadores. Licenciada em Pedagogia. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados. Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas. Licenciada em Matemática. Professora da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade de Uberaba. Integrante do GEPIDE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação.
Mauricio dos Reis Brasão
Possui Pós-doutorado em Educação - UFU (2022). Doutor (2020) e Mestre (2011) em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2021) pela Faculdade Única (FU). Especialista em Linguística (2008) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Informática em Educação (2005) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Unicesumar (2022). Licenciado em Letras Português/Inglês (1992), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Géssika Mendes Vieira
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Realizou um estágio doutoral na Universidad de Salamanca - USAL, na Espanha, no departamento de Didática, Organização e Métodos de Investigação, sob a orientação do professor Dr. Juanjo Mena. Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba, pela linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem. Especialista em Docência (IFMG), Pedagogia Universitária (UFTM) e Literatura Brasileira pela Universidade de Araraquara - Uniara. Especialista em TEA - Transtorno do Espectro Autista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR. Psicopedagoga pela Universidade de Uberaba. Graduada em Comunicação Social e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas.
Mariane Gabrielle Rodrigues da Silva Pisani
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/FACED/UFU), na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Especialista em Gestão Organizacional e Desenvolvimento de Talentos Humanos (2009).
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Professora na Prefeitura Municipal de Uberlândia e EEB-Supervisora Escolar na Rede Estadual.
Marineide Gomes Alves
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Catalão (2023). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (2017) e em Educação Especial pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (2023). Inspetora educacional na Prefeitura Municipal de Uberaba.
Rosemar Rosa
Possui Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Uberaba (2021). Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004). Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999). Professora pesquisadora (Formadora UAB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro IFTM). Bibliotecária do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico - IFTM.
Sálua Cecílio
Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino (1971). Integra o Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos e nele atua também como vice coordenadora. Membro ad hoc do Comitê Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho docente, Tecnologias e Subjetividade (GEPETTES). Tem experiência na área de Psicologia Social e Sociologia do Trabalho, com ênfase em Trabalho, Tecnologia e Subjetividade, atuando principalmente no ensino e na pesquisa sobre os seguintes temas: educação, trabalho docente, trabalho, subjetividade e professores; ensino superior; trabalho e processo saúde e doença; pesquisa em educação e epistemologia e pesquisa em educação.
Camilla de Oliveira Vieira
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Especialista em Comércio Exterior e Direito Processual. Graduada em Direito e Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol. Gestora de cursos na área de Gestão e Negócios. Docente responsável por disciplinas na EAD Uniube e professora tutora em diversas áreas que envolvem sua formação. Desenvolve pesquisa nos campos do Direito, Gestão, Educação, EAD, Cidadania e Democracia com ênfase na área de Direito Econômico e Empresarial. Integra a Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SEPQ. É membro da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância e avaliadora do MEC.
Maria das Graças de Carvalho Machado
Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Inclusiva, em Metodologia da Língua Portuguesa e em Educação Artística. Licenciada em Letras/Português – Inglês. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Arteterapeuta, terapeuta holística e focalizadora de danças circulares. Professora efetiva na Rede Municipal de Educação de Uberaba (MG). Professora formadora no Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador “Profa. Dedê Prais” (CAED), da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba.
Edilaine Mendes Dias de Andrade
Mestra em Educação (2024), pela Universidade de Uberaba (Uniube) - em parceria com o Projeto Trilhas de Futuro - Educadores da SEE/MG. Pós-graduada Lato Sensu em Supervisão e Inspeção Escolar. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca (2016). Graduada em Matemática pela Universidade de Franca (2002). Analista Educacional - Inspetora Escolar - Superintendência Regional de Ensino de Uberaba. Têm experiência na área de Matemática, em Gestão Educacional e na Diretoria Administrativa e Financeira - Superintendência Regional de Ensino de Uberaba.
Giovanna da Silva Mendes
Mestra em Educação (2024), pela Universidade de Uberaba (Uniube) - em parceria com o Projeto Trilhas de Futuro - Educadores da SEE/MG. Pós-graduada em Educação Ambiental pelas Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), em 2000. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1999). Atuou como Tutora presencial, no polo Uberaba, do curso de Especialização no Ensino de Ciências por Investigação - ENCI, ofertado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, - CECIMIG/FAE/UFMG, em parceria com o CAED/UFMG e com a Universidade Aberta do Brasil - UAB. Professora na Educação Básica, na Prefeitura Municipal de Uberaba e na rede pública estadual - Secretaria de Educação do Estado de MG.
Elenice Israel da Silva
Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). Mestre em Letras pelo programa de Pós-graduação PROFLETRAS da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-graduada em Docência no Ensino Superior (UFTM). Graduada em Letras Português/Espanhol - (UFTM) (2017). Graduada em Pedagogia - Cesube (2003). Professora do quadro efetivo do Estado de Minas Gerais. Docente da Universidade de Uberaba nos cursos de Pedagogia e no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Supervisão, Gestão e Inspeção Escolar.
Michelle Cesarino
Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). Mestre em Sanidade dos Animais nos Trópicos (Uniube/2020). Possui especialização na área de Clínica de Animais Domésticos (2009), pelo programa de residência do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com pós-graduação em Sanidade Animal, em Inspeção de alimentos de origem animal e em Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberaba - Uniube (2007), com Formação em Biologia (Cruzeiro do Sul, 2021). Fiscal estadual agropecuária, na Agência de Defesa Sanitária do estado de Rondônia (IDARON) desde 2010.
Marilene Ribeiro Resende
Possui Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Licenciada em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), integrando as Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem” e do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação, na Linha de Pesquisa “Práticas docentes na educação básica. É Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Uniube. Atua como editora da Revista Profissão Docente (desde 2018), ligada ao PPGE/Uniube.
Henrique Campos Freitas
Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/UFMG), com mestrado também em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER, bem como em Gestão Escolar, com ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção, pela Faveni. Licenciado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e possui formação técnica em Secretariado pelo SENAC/MG. Atua como gestor dos cursos de Licenciatura em Letras-Português, Letras-Português e Inglês e Letras-Português e Espanhol EaD da Uniube. Na mesma instituição, atua enquanto coordenador de cursos de Pós-graduação Lato Sensu EaD na área de Educação. No campo da pesquisa, é docente permanente no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Uniube, atuando na linha de pesquisa “Práticas docentes na educação básica”. Líder do Grupo de estudos e de pesquisa em Práticas Pedagógicas, Inclusão, Tecnologia e Discurso (GEPITD). É professor efetivo na Secretaria Municipal de Uberaba/MG, no ensino fundamental anos finais.
Josiane Cristina Cardozo
Especialista em Assessoria Organizacional com ênfase em Gestão Empresarial (Fazu, 2010) e em Língua Inglesa (Uniube, 2023). Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngue pelas Faculdades Associadas de Uberaba Fazu (2006) e licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade de Uberaba Uniube (2022). Tem experiência em diversos setores da área administrativa, com ênfase em Secretariado, elaboração e arquivamento de documentos, organização de eventos e atendimento ao público. Docente dos cursos de Secretariado Executivo Trilíngue (EaD Uniube), Superior de Tecnologia em Secretariado (EaD Uniube). Licenciada em Letras (EaD Uniube).
Caroline Ferreira do Amaral
Bolsista PIBIC/CNPq – Graduanda em Pedagogia pela Universidade São Francisco.
Sônia Aparecida Siquelli
Possui estágio de pós-doutoramento em Educação, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2018). Doutora em Educação, na área de concentração de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (2011). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCamp (2000), Pedagoga. Especialista em Educação pelo Instituto de Ensino Superior de Mococa-IESMoc (1995 e 1997). Atualmente, se encontra professora da Universidade São Francisco-USF, como docente vinculada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (2020-atual), vinculada à linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Processos Formativos, Está como Editora Chefe da Revista Horizontes/USF (2024-atual), periódico de responsabilidade do programa e integra a Comissão de Bolsa PROSUC/CAPES do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (2024-atual). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética, Política e História da Educação Brasileira - GEPHEB/CNPQ/USF, onde desenvolve e coordena o Projeto “A dimensão ética formativa da integridade em pesquisa de Educação”.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8597-2
ISBN Digital: 978-65-251-8598-9
DOI: 10.24824/978652518597.2
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 274
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: T763 Trabalho e desenvolvimento profissional docente: processos de formação profissional, constituição identitária e (des)continuidades / Ricardo Baratella (org.) – Curitiba : CRV, 2025. 274 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8598-9 ISBN Físico 978-65-251-8597-2 DOI 10.24824/978652518597.2 1. Trabalho docente 2. Desenvolvimento profissional docente 3. Formação de professores 4. Educação no Brasil 5. Derivações didáticas 6. Pós-graduação stricto sensu I. Baratella, Ricardo, org. II. Título III. Série. CDU: 37 CDD: 370 Índice para catálogo sistemático 1. Educação: 370
