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Autores: Renan Araújo (Org.) - Dorcely Isabel B. Garcia - Amanda C. Ribeiro - Jakeline P. Marcon - Helen C. de Oliveira - Teone Maria R. de S. R. Assunção - Lilian F. A. Iwasse Emerson P. Branco - Neide de A. L. G. Favaro - Priscila Semzezem - Wesley S. Bandeira
Sinopse:
Em nossa contemporaneidade, o processo de acumulação e de expansão do capital recrudesce formas perversas de extração de mais valia absoluta e relativa atestadas pelo aumento da jornada de trabalho não remunerada, do rebaixamento salarial, da eliminação de direitos sociais elementares, com destaque para os impactos perversos sobre a condição de trabalho e salário dos professores da educação básica. No terreno político/econômico, reordena-se a capacidade de intervenção do Estado e faz emergir uma nova hegemonia do capital fundada na tríade do mundo das finanças, petróleo e indústria armamentista. Estes, sobrepondo-se de forma contundente aos Estados nacionais, fundam um novo imperialismo calcado na acumulação por espoliação. É, pois, no bojo do recrudescimento da ofensiva do capital na sua fase de crise estrutural que se inserem as reformas da educação básica no Brasil. A reforma do Ensino Médio, mais especificamente, relaciona-se ao processo de reestruturação do mundo do trabalho e a emergência do novo corolário flexível que necessita utilizar o estoque da força de trabalho disponível nas escolas públicas, rebaixar o salário médio dos trabalhadores e incrementar taxas de lucro. Em consonância com esse processo social, temos que o novo Ensino Médio, ao recuperar concepções educacionais focadas prioritariamente na profissionalização para o mundo do trabalho precário, confere à educação caráter eminentemente regressivo, uma volta ao passado. A desconstrução do carácter formativo da educação pública e a prevalência do Ensino Médio focado na “qualificação”, como tendência, lançará um contingente expressivo de jovens na nova barbárie social sob os mais diferentes aspectos e dimensões da sua vida de trabalho e pessoal. É por isso que as reflexões desenvolvidas no livro devem ser apreendidas como um esforço teórico em defesa da escola pública na era da infâmia do Capital.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423660
DOI:10.24824/978854442366.0
Ano de edição:2018
Número de páginas:158
Formato:16x23
Assunto:
A658
Araújo, Renan.
Trabalho e educação: os dilemas do ensino público no Brasil. / Renan Araújo (Organizador
e autor), Dorcely Isabel B. Garcia, Amanda C. Ribeiro, Jakeline P. Marcon, Helen C. de Oliveira,
Teone Maria R. de S. R. Assunção, Lilian F. A. Iwasse, Emerson P. Branco, Neide de A. L. G.
Favaro, Priscila Semzezem, Wesley S. Bandeira. – Curitiba: CRV, 2018.
158 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2366-0
DOI 10.24824/978854442366.0
1. Educação 2. Trabalho 3. Ensino público I. Garcia, Dorcely I. B. II. Ribeiro, Amanda C.
III. Markon, Jakeline P. IV. Oliveira, Helen C. de. V. Assunção, Teone M. R. de S. R. VI. Iwasse,
Lilian F. A. VII. Branco, Emerson P. VIII. Favaro, Neide de A. L. G. IX. Semzezem, Priscila. X.
Bandeira, Wesley S. XI. Título XII. Série
CDU 37(81) CDD 370.981
Índice para catálogo sistemático
1. Ensino Público: 370.981
PREFÁCIO
A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA ERA DA INFÂMIA DO CAPITAL
Giovanni Alves
POLÍTICAS SOCIAIS SOB O CAPITALISMO MONOPOLISTA:
rebatimentos no ensino superior brasileiro e na formação docente
Neide de Almeida Lança Galvão Favaro
Priscila Semzezem
TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA
PRODUÇÃO E AS REPERCUSSÕES NO PROCESSO EDUCACIONAL
Dorcely Isabel Bellanda Garcia
DESENVOLVIMENTO TARDIO E A NOVA DEGRADAÇÃO DO
TRABALHO: os significados sociais da reforma do Ensino Médio no Brasil
Renan Araújo
O NEOLIBERALISMO E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E
TRABALHO PARA A JUVENTUDE
Teone Maria Rios de Souza Rodrigues Assunção
FORMAÇÃO DOCENTE JUST IN TIME: a conformação da lógica do
capital sobre a educação
Helen Cristina de Oliveira
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ÉTICA DOCENTE NO
CONTEXTO DO TRABALHO FLEXÍVEL TOYOTISTA
Wesley Silva Bandeira
NEOLIBERALISMO E TRABALHO: dilemas da formação
docente no Brasil
Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse
Emerson Pereira Branco
FORMAÇÃO CONTINUADA NO PARANÁ: análise crítica dos
relatórios de avaliação docente – Cursos SEED-PR
Amanda Cristina Ribeiro
O PERFIL PROFISSIONAL E SOCIAL DO DOCENTE QUE ATUA
NO COLÉGIO SESI-PR4
Jakeline Plácido Marcon