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Sinopse:
Este é um livro especial, para todos os que se interessam pela Educação, de modo especial, pela Educação Profissional e pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Compõe-se de três partes: 1) implantação da política pública de integração entre a Educação Profissional e a EJA; formação de professores e relações étnico-raciais; trabalho, educação e gênero; 2) integração curricular e desafios político-institucionais; 3) práticas curriculares em Educação Profissional Integrada à EJA no ensino de Ciências, Física, Matemática, História e Cultura Afro-Brasileira. Os autores integram equipe interinstitucional (CEFET-MG, UFMG, IFNMG-Januária, UFV e FAE/UEMG) responsável pelo desenvolvimento do Projeto 008/PROEJA/CAPES/SETEC. Inclui-se, também, neste livro, um texto com a produção da equipe interinstitucional do Rio de Janeiro (IFNF e UENF), que apresenta a experiência Ensino de Ciências na Educação Profissional de Jovens e Adultos, usando as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs). Os projetos, com duração de cinco anos, tiveram como escopo a formação e a produção científica e tecnológica em educação profissional e integrada à EJA. Longe de uma formação profissional para atender ao imediatismo do mercado de trabalho, permeia todos os textos a preocupação com uma educação pública gratuita e de qualidade, que propicie sólida formação teórico-prática, por meio do currículo integrado, Ao apresentar ao público parte da produção, o desejo dos pesquisadores é que o livro contribua para reflexões e suscite novos questionamentos para futuras investigações. O livro apresenta-se como leitura imprescindível para professores, especialistas de educação e pessoas que se interessem pela educação, de modo geral, e pela educação profissional e tecnológica de nível médio, em especial
Autores:
Ângela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Isabela Hendrix; Professora Habilitada em Física e Construção Civil e Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG; pesquisadora do Projeto 008/PROEJA/CAPES/SETEC de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – EPIEJA.
Antônia Vitória Soares Aranha
Graduada em Química e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais; Pró-Reitora de Graduação da UFMG. Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes produzidos, apreendidos e mobilizados no processo de trabalho, formação profissional, trabalho docente, trabalho e educação, mercado de trabalho, subjetividade do trabalhador e gestão educacional.
Fernanda Almeida De Carvalho
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Educação Profissional integrada à EJA com pós-graduação lato sensu em PROEJA. Educadora, coordenadora e acompanhante pedagógica de EJA nas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Hasla De Paula Pacheco
Graduada em Letras e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais; Mestre em Educação pela FaE/UFMG; Pesquisadora na área de Educação, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional, principalmente nos temas: currículo, diretrizes e legislação, mercado de trabalho e políticas públicas.
João Bosco Laudares
Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e dos cursos de graduação e do Mestrado em Ensino de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Suas linhas de estudo e pesquisa são nas áreas de Educação Profissional e Tecnológica e de Educação Matemática.
João César De Freitas Fonseca
Graduado em Psicologia; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; Mestre em Psicologia Social e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, subjetividade e trabalho, gestão e identidade e saúde mental do trabalhador.
Josué Lopes
Graduado em Educação Física e Especialista em Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho; Especialista em Metodologia de Educação Interdisciplinar pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Coordenador Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Poços de Caldas. Experiência na área de Educação Física com ênfase em Educação Física escolar na Educação Básica.
Lourival Alves Freitas Filho
Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica, na Modalidade Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Mestre Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui experiência na área de Matemática na Educação Básica e Ensino Superior. Suas principais linhas de atuação são: Cálculo, Uso das Tecnologias como Ferramentas de Objetos Matemáticos, Ensino de Matemática, além da atuação em Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.
Maria Aparecida Da Silva
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itajubá; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Coordenadora do Projeto 008/PROEJA/CAPES/SETEC de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – EPIEJA Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e História do Currículo, Projeto Pedagógico e Gestão do Trabalho Escolar.
Maria Helena Pamplona Beltrão Da Fonseca
Graduada e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e Doutora em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente pesquisa nos seguintes temas: Educação e Ambientes de Aprendizagens.
Marília Domingues Ramalho Nessralla
Graduada em Letras pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro; Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica, na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, no Campus de Araxá.
Marília Paixão Linhares
Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Física pela Universidade de São Paulo; Doutora em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e Pós-Doutora pelo Kings College London. Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais do Centro de Ciências e Tecnologias - UENF. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática da física, tecnologias no ensino, filosofia e história da ciência.
Raquel Quirino
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte; Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Doutora e Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora no Mestrado Profissional em Administração da FEAD. Pesquisadora nas áreas de Educação e de Gestão, com ênfase em Educação Profissional; Trabalho-Educação; Formação Docente, Gestão de Sistemas Educacionais e Gestão de Pessoas, atuando também como Consultora e Palestrante Educacional e Organizacional.
Renato Lopes Dos Santos
Graduado em História pela Instituição Educacional Cecília Maria de Melo Barcelos; Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Trabalha na área de Educação, com destaque nos temas: diversidade, multiculturalismo, relações de gênero, cultura e trabalho, jovens trabalhadores, culturas subalternas e políticas educacionais.
Silvani Dos Santos Valentim
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Currículo e Instrução Pública pela Michigan State University e Doutorado em Educação Urbana/Gestão e Políticas Públicas pela Temple University. Professora adjunta do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Chefe do Departamento de Educação da mesma instituição. Tem experiências no campo da educação; relações etnicorraciais; gênero e movimentos sociais. Atua principalmente nas seguintes áreas: práticas extensionistas no âmbito da educação e relações etnicorraciais, gênero e movimentos sociais; educação e antirracismo; formação de professores; Educação Profissional; currículo e diversidades; Educação de Jovens e Adultos.
Detalhes
ISBN: 978-85-8042-302-0
ISBN Digital:
DOI: 10.24824/9788580423020.0
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 240
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: Trabalho-educação: diálogos entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos Maria Aparecida da Silva, Raquel Quirino Ensino profissional Educação de adultos IMPLANTAÇÃO DE POLÃTICAS PÚBLICAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ETNIA; TRABALHO, EDUCAÇÃO E GÊNERO A educação de jovens e adultos articulada à educação profissional: reflexões sobre a PolÃtica Pública Educacional em Contagem/MG Hasla de Paula Pacheco e Antônia Vitória Soares Aranha Ongs, educação profissional e o mito da inclusão:um debate (ainda) necessário João César de Freitas Fonseca e Antônia Vitória Soares Aranha Relações etnicorraciais e formação de professores no contexto da Educação Profissional Integrada à EJA (PROEJA) Renato Lopes dos Santos e Silvani dos Santos Valentim Os impactos da escolarização e educação profissional das mulheres no mundo do trabalho Raquel Quirino e Antônia Vitória Soares Aranha CURRÃCULO INTEGRADO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL O caso do CurrÃculo Integrado do PROEJA em uma instituição da rede federal de educação profissional, cientÃfica e tecnológica Josué Lopes e Silvani dos Santos Valentim As concepções sobre CurrÃculo Integrado e o Ensino Médio Integrado MarÃlia Ramalho Domingues Nessralla e Maria Aparecida da Silva
