15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$36,07 sem juros | Total R$36,07 | |
2 x de R$18,04 sem juros | Total R$36,07 | |
3 x de R$12,02 sem juros | Total R$36,07 | |
4 x de R$9,33 | Total R$37,33 | |
5 x de R$7,59 | Total R$37,97 | |
6 x de R$6,44 | Total R$38,62 | |
7 x de R$5,61 | Total R$39,27 | |
8 x de R$4,99 | Total R$39,93 | |
9 x de R$4,51 | Total R$40,60 | |
10 x de R$4,13 | Total R$41,28 |
Autores: Liliana Soares Ferreira
Sinopse:
Após anos registrando pensamentos sob a forma de artigos e publicando-os para, quem sabe, colaborar naquilo que tem sido uma busca cotidiana, reinventar os sentidos do trabalho dos professores, entendi que seria a oportunidade, também, para me reescrever, para revisitar a historicidade das concepções com as quais trabalho, retomando a sua construção ao longo da escrita, mapeando-as. Então, lancei-me a olhar meu trabalho de escrita nos últimos anos. Esse não foi um processo fácil. Exigiu autocrítica e capacidade de entender que muito poderia ser diferente, e, ao mesmo tempo, entender que se faz algo com base em crenças, estas mudam e também os sujeitos mudam. Desse olhar sobre o que escrevi, resultou a percepção de ter composto um bloco de textos sobre o mesmo tema: o trabalho dos professores como trabalho pedagógico na escola. Nesse bloco, estavam textos escritos e publicados entre 2007 e 2015, elaborados a partir do trabalho desenvolvido como professora e pesquisadora. Nesse período, construímos o que denominamos “comunidade acadêmica”, o Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Educação/UFSM. Nesse Grupo, nos últimos anos, como coletivo, nos dedicamos a ampliar a concepção de trabalho pedagógico, pesquisando sobre e sistematizando argumentos. Então, os textos originais, publicados em revistas com selo Qualis, já não são mais os mesmos. Foram rearticulados, revisados, ampliados e recompostos. Assim, mantive nas referências os dados dos textos-base, mas não os cito no texto, devido às alterações necessárias para essa versão. Esses textos estão arrolados nas referências.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414293
DOI:10.24824/978854441429.3
Ano de edição:2017
Número de páginas:146
Formato:14x21
Assunto:
F345
Ferreira, Liliana Soares
Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimentos. / Liliana
Soares Ferreira.
146 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1429-3
1. Educação 2. Pedagogia – professores 3. Escola I. Ferreira, Liliana Soares
II. Título III. Série.
CDD 370
Índice para catálogo sistemático
1. Educação 370
SUMÁRIO
PREFÁCIO
CAPÍTULO I – TRABALHO DOS PROFESSORES: histórico, concepções e especificidades
Introdução
Trabalho: concepção geral
Trabalho dos professores
Trabalho dos professores: profissionalização, profissionalidade, professoralidade, profissão
Especificidades do trabalho dos professores
Projeto pedagógico individual como elaboração de sentidos sobre o trabalho pelos professores: subjetividade, reflexividade e autonomia
Trabalho dos professores como trabalho pedagógico
Trabalho e classe social dos professores: uma discussão emblemática
Trabalho dos professores e o discurso sobre competências: qualificação, empregabilidade e formação
Competências
Competências, qualificação, formação e o trabalho dos professores
CAPÍTULO II – O TEMPO DO E NO TRABALHO DOS PROFESSORES
Quando o trabalho dos professores fica prejudicado pelo tempo
Não trabalho dos professores
CAPÍTULO III – INSTITUIÇÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOS PROFESSORES
A escola no trabalho dos professores
Trabalho dos professores e conflitos na escola: uma abordagem pedagógica
O trabalho/emprego na escola como gerador de conflitos para os próprios professores
As relações sociais com estudantes e demais professores como geradoras de conflitos
A gestão do pedagógico na escola
CAPÍTULO IV - TRABALHO PEDAGÓGICO COMO TRABALHO DOS PROFESSORES
O que é e o que não é pedagógico?
O pedagógico é social e socializante
Considerações finais
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA