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Autores: Gilsilene Passon P. Francischetto (org.)
Sinopse:
A presente obra representa o resultado da produção científica elaborada na disciplina Metodologia do Ensino Superior no âmbito do programa de Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória-FDV. Os estudos propostos dão continuidade à obra intitulada Ensino Jurídico e Pedagogia: em busca de novos saberes, em que o esforço foi também no sentido de um diálogo entre o ensino jurídico e a pedagogia e da contribuição desta aproximação para aqueles que se dedicam à docência em tal área. A busca por uma formação continuada deve ser constante pelos professores de direito, seja em cursos de pós-graduação, em cursos de curta duração e, principalmente, na formação em serviço. É na troca de experiências que poderemos confrontar nossa prática com o arcabouço teórico que nos é fornecido pela pedagogia e com isso potencializar melhorias no nosso fazer em sala de aula. A necessidade de constante aprimoramento de nossos conhecimentos na área jurídica tem que estar atrelada à formação pedagógica, sob pena de desenvolvermos um trabalho docente marcado por uma pseudo-neutralidade que, em nada, contribui para a formação de pessoas comprometidas ética e socialmente com a profissão que irão desempenhar. Os artigos que compõem esta obra trazem um referencial teórico rico e com grande problematização em torno das ideias desenvolvidas. A leitura que se propõe irá contribuir para que criemos uma cultura de diálogo constante entre os conteúdos desenvolvidos nos cursos de direito e a criação de subjetividades como educadores, que nos levem a um compromisso constante com a melhorias em nossa ação docente. É na formação de professores e conscientização acerca de nossa profissionalidade que poderemos ter condições de romper com a “educação bancária” ainda tão presente nas faculdades de direito.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580421408
DOI:10.24824/978858042140.8
Ano de edição:2011
Número de páginas:192
Formato:16x23
Assunto:
Apresentação
As tendências pedagógicas e sua utilização no
ensino do Direito 11
Gilsilene Passon P Francischetto
O mal-estar do Direito: Teologia pedagógica, pensamento dogmático,
simbolismo despótico e fetiche processual
Caleb Salomão Pereira
Reflexões filosóficas acerca do papel do diálogo no ensino jurídico
à luz do pensamento de Hans Georg-Gadamer e Paulo Freire1
Silvagner Andrade de Azevedo
Um olhar transdisciplinar sobre as (in)consequências
das vestes formais dos profissionais do Direito
Bruno Gomes Borges da Fonseca
A crise do ensino jurídico a partir do pacto de mediocridade:
uma tentativa de superação através da formação docente1
Fabiano Lepre Marques
A formação ética e humanística dos acadêmicos de Direito1
Felipe Teixeira Schwan
A assessoria jurídica popular como um serviço legal inovador:
um locus privilegiado para o desenvolvimento das diretrizes
curriculares da resolução /1
Filipe Segall Tavares
Uma crítica ao habitus do ensino jurídico1
Julio Pinheiro Faro Homem de Siqueira
Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti
Um diálogo entre ensino jurídico e pedagogia / Gilsilene Passon P. Francischetto. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2011.
191 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-140-8
1. Direito - Estudo e ensino. 2. Ensino superior - Brasil. 3. Educação - Brasil. I. Título.
11-3323.
CDU: 34:378.4