Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
O livro é resultado das reflexões, debates e construções teóricas que emergiram do I Congresso Internacional de Formação do Pesquisador (CIFOP), realizado em agosto de 2024. Fruto de uma trajetória iniciada em 2019, com o I Seminário de Formação do Pesquisador (SIFOP), a obra consolida um percurso de amadurecimento coletivo que teve como eixo central a qualificação da formação do pesquisador na contemporaneidade. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES/PUCPR), sob coordenação da Dra. Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau e da Dra. Mireile Pacheco França Costa, o livro reúne contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais, que dialogam sobre os saberes, as competências e os desafios éticos, epistemológicos e metodológicos inerentes ao fazer científico, especialmente no campo da Educação. Cada capítulo articula teoria, prática e experiência, refletindo diferentes olhares sobre o desenvolvimento de competências para a pesquisa, a atuação do pesquisador-orientador, os desafios da inserção no mercado acadêmico e não acadêmico, além de temas emergentes como inovação, responsabilidade social e formação crítica. A obra também se destaca pelo processo de construção colaborativa entre pesquisadores experientes e pesquisadores em formação, valorizando múltiplas vozes e perspectivas. Trata-se de uma produção que, além de registrar debates fundamentais para o campo da pesquisa educacional, promove a reflexão sobre os rumos da formação acadêmica em um cenário globalizado, digital e em constante transformação.
Autores:
Aaron M. Kuntz
Doutor em Educação, é Reitor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano e Professor Frost de Educação e Desenvolvimento Humano na Florida International University (FIU). Antes de assumir a posição de Reitor, atuou por três anos como Chefe do Departamento de Aconselhamento, Recreação e Psicologia Escolar. Anteriormente, foi professor na University of Alabama, onde recebeu o prestigioso President’s Research Award em 2017 e exerceu a função de Chefe do Departamento de Estudos Educacionais entre 2014 e 2020. Especialista em metodologia de pesquisa, publicou mais de 50 artigos em periódicos revisados por pares e é autor de cinco livros. Seu livro mais recente, Qualitative Inquiry, Cartography, & the Promise of Material Change, recebeu o Outstanding Book Award 2020 da Qualitative SIG da American Educational Research Association. Defensor do ensino público, sua pesquisa investiga os impactos das práticas de pesquisa e ensino na educação básica e superior (K-16), o trabalho docente nas instituições pós-secundárias e a influência do ambiente construído na aprendizagem. Suas contribuições acadêmicas e administrativas foram reconhecidas com prêmios como o Service Award (FIU CASE), o Community Engagement Award (University of Alabama) e o prêmio de Excelência Docente para Professores (University of Alabama).
Ana Beatriz Gomes Pimenta De Carvalho
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), com Pós-Doutorado (2014) na área de Educação e Tecnologia na Universidade Aberta, em Portugal. Professora (Associado 4) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Membro do Grupo de Pesquisa CIDES – Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior. Desenvolve pesquisas sobre cultura digital, narrativas digitais e transmidiáticas, narrativas em jogos digitais, tecnologias digitais e ensino, redes sociais e divulgação científica.
André Faro
Doutor em Psicologia (UFBA, 2008-2010). Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde 2013. Pós-Doutorado/Visiting Scholar em Saúde Pública e Saúde Mental na Johns Hopkins University (JHU, Bloomberg School of Public Health) (2017-2018). Aprovado para o Fulbright Award na University of Califórnia in San Diego (2025/2026) para a Cátedra de Public Mental Health and Global Health. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS/UFS). Atua como colaborador sênior no Projeto Global Burden of Disease (IHME). Publicou trabalhos sobre Saúde Pública e Saúde Mental, doenças crônicas, suicídio, autolesão, ajustamento psicológico e transtornos mentais comuns, dentre outros. Mais recentemente tem estudado a saúde mental e o ajustamento psicológico no contexto da pandemia da Covid-19. Membro da World Federation for Mental Health (WHMF, WHO), da American Psychological Association (APA, Div 17 [Society of Counseling Psychology], Div 38 [Health Psychology] e Div 52 [International Psychology]), da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). É também membro e mentor na European Health Psychology Society (EHPS), da African Academy of Sciences (AAS) e da International Behavioral Trials Network (IBTN).
Aparecida Maria Almeida Barros
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2010), Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), Especialista em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1991). É professora Associada na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), lotada na Faculdade de Educação, credenciada ao PPGEDUC, é membro da linha de pesquisa Políticas Educacionais, História da Educação e Pesquisa (Auto) Biográfica. Atua em cursos de Licenciatura e na Pós-Graduação em Educação, na área de História da Educação, Memória e História das Instituições Escolares, Pesquisa em Educação, Educação e Conhecimento, Fundamentos Metodológicos de Pesquisa em Educação, Currículos e Cultura Escolar. É líder do grupo NEPEDUCA, coordena projetos de pesquisas com ênfase na Cultura Pedagógica e Memória das Instituições Escolares no sudeste goiano; Bases para a História da Educação Rural no sudeste goiano (1889-1971), com orientação de pesquisas no campo das Instituições Escolares. Na extensão, tem participado de discussões, palestras e mesas sobre a Formação de Professores, Profissão Docente, Pós-Graduação e Pesquisa. É afiliada à SBHE e ANPEd, participa do GT de História da Educação, estando na coordenação regional Centro-Oeste 2024-2026.
Barbara Grant
Professora Associada na School of Critical Studies in Education da Waipapa Taumata Rau | University of Auckland, em Aotearoa, Nova Zelândia. Realiza pesquisas e tem publicações amplamente reconhecidas no campo dos estudos críticos sobre a universidade, com interesse particular na formação doutoral, incluindo a orientação de estudantes de Pós-Graduação, além do trabalho acadêmico, das identidades e do ativismo dentro da universidade. Os interesses filosófico-teóricos de Grantt giram em torno do pós-estruturalismo e de seus “descontentamentos” – pós-feminismos, pensamento pós-colonial, pós-humanismo e/ou pensamento novo materialista. Atualmente, está escrevendo um livro sobre mulheres orientadoras de doutorado em universidades da Nova Zelândia e é editora principal do Research Handbook on Academic Identities, publicação internacional que será lançada pela Edward Elgar Press em 2026.
Beatriz Maria Zoppo
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Positivo. Especialista em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrante do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES/PR) e do Grupo de Pesquisa sobre o uso de tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Investigadora sobre a formação do pesquisador e sobre o uso de novas tecnologias. Atuou na Educação Especial (1991) e no Ensino Fundamental (2000), com ênfase nos anos iniciais. Foi gestora no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Curitiba/PR (2009-2024). Atualment,e é professora do Centro Universitário Internacional UNINTER como orientadora de estágio supervisionado.
Carmen Lúcia Soares
É professora titular da UNICAMP. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo (1990) e Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1977). Realizou Pós-Doutorado na Université de Montpellier III, França e na PUC de São Paulo – na área de História, sob a supervisão da Profa. Dra. Denise Bernuzzi de SantAnna, em 2007. Foi professora visitante-convidada da Université de Montpellier 2-França em 2010, 2011 e 2012, do Institut Universitaire de Formations de Maîtres de Montpellier-França em 2005 e 2006, da Universidad de la Republica – Uruguay em 2015 e 2018 e da Universidade Federal de Minas Gerais em 2015. É bolsista produtividade do CNPq-CA-ED-História da Educação. Foi coordenadora da Comissão de Biblioteca da Faculdade de Educação Física e membro do Colegiado do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas-SBU (2010-2016). Foi diretora científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE (1997-1999) e editora chefe da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2005-2006), uma publicação da mesma instituição. Entre 2012 e 2014 foi coordenadora da Linha de Pesquisa Educação e História Cultural (2012-2014) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP, onde atua como professora permanente desde 1998. No momento é vice coordenadora da mesma Linha de pesquisa. É pesquisadora do CEDRHE – Centre dÉtudes, de Documentation et de Recherche en Histoire de lÉducation de lUniversité de Montpellier, França, desde 2005. Foi Coordenadora de Área Ciências Humanas e Sociais – CHS III (Educação) da FAPESP (2017-2022) e editora-adjunta da Revista Pró-Posições entre 2017 e 2023; integrou o Comitê Editorial da Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura entre 2016 e 2023.
Caroline Carmona Marques Gonçalves
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Educação Especial com Ênfase em Inclusão e Graduada em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES). Professora do Ensino Fundamental no Centro de Atividades Educacionais Tistu e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Christopher Irwin
Pesquisador vinculado ao Departamento de Ensino e Aprendizagem da Florida International University (FIU), em Miami, Estados Unidos. Sua atuação acadêmica concentra-se na formação de professores e no ensino de ciências.
Cleber Lopes
Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com estágio doutoral-sanduíche na Universidade Aberta de Portugal (UAb), no Programa de Estudos Globais. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui licenciaturas em História e Pedagogia, especializações em Educação Empreendedora, Ensino Superior, Educação a Distância, Pedagogia Digital, Inovações Tecnológicas e Inteligência Artificial. É professor no Mestrado em Tecnologias Emergentes na Educação da Must University (EUA) e na especialização em Design Educacional da PUCPR. CEO do Instituto Conexões 360, membro dos Grupos de Pesquisa: Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES-PUCPR) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (CADH – UFPR) no Brasil e do Centro de Estudos Globais (CEG-UAb) em Portugal e Integrante do Portal Observa (www.observatoriodepraticas.com.br).
Daniela Costa
Doutora em Educação, com ênfase em currículo, e Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP. Além disso, é Especialista em Design Instrucional e em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância, com formação inicial em Letras (bacharel) e Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura. Foi docente em classes de Educação Básica, coordenadora editorial e designer instrucional. Pesquisadora das áreas de educação, desenvolvimento humano e tecnologias digitais, atuou também na elaboração de cursos de formação para educadores e em projetos sobre cidadania digital e alfabetização midiática e informacional (MIL). Atualmente coordena o projeto TIC Educação no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), centro de pesquisa categoria II da Unesco, vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação Ponto Br (NIC.br) e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Diego Andrade De Jesus Lelis
Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR. Especialista em Tutoria em Educação a Distância e EJA, em Educação Especial e Ensino Religioso, e em Geografia, História. Licenciado em Geografia e em Filosofia e bacharel em Teologia. É membro do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES). É estudante licenciado para o treinamento de usuários do software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti. Está Coordenador de Pastoral, Pós-Graduação e Extensão no Claretiano Rede de Educação.
Dilmeire Sant’anna Ramos Vosgerau
PhD em Ciências da Educação, com foco em Tecnologias Educacionais – Université de Montréal – Canadá, onde obteve a Bolsa de Excelência em 2005 e uma Bolsa para Estudos Doutorais do CNPq em 2006. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduada em Informática pela UFPR e licenciada em Pedagogia pela Unisul, especialista em Desenvolvimento de Sistemas pela PUCPR. Desde 2019, é Pesquisadora Produtividade Nível 2 do CNPq e, em 2024, recebeu o Prêmio David Baume da University of London, durante seu período como professora visitante, em seu Pós-Doutoramento. Atua como professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR e é conselheira pedagógica no Centro de Ensino e Aprendizagem da mesma instituição. Lidera o Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES). Coordena o projeto Portal OBSERVA, um observatório de inovações em práticas de ensino e aprendizagem, e desenvolve o projeto FormaPesq em parceria com universidades nacionais e internacionais, dedicado à formação de pesquisadores em educação no Brasil. Suas pesquisas abordam formação pedagógica, desenvolvimento curricular, integração de tecnologias digitais e métodos qualitativos de análise de dados.
Flávia Roberta Babireski
Doutora e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição. É instrutora e consultora dos softwares NVivo e MAXQDA. MAXQDA Professional Trainer. Atua como consultora para implementação e uso de softwares qualitativos em ambiente acadêmico e de mercado; ministra aulas, treinamentos e capacitações para diversos públicos. Tem experiência em metodologia qualitativa e análise de documento, entrevistas e grupos focais.
Giselle Cristina Martins Real
Bolsista em Produtividade do CNPq. Atualmente, é coordenadora adjunta da área de educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior – CAPES, pela Portaria n. 300, de 21 de dezembro de 2022. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2007) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2000). Possui formação em Pedagogia pela UFMS (1988) e Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran (1989). Fez dois estágios de Pós-Doutoramento junto à USP, em 2011, e à UFMS, em 2018, ambos com bolsa CAPES. É Professora titular da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, atuando na Graduação e na Pós-Graduação, orientando mestrado e doutorado. Tem experiência como gestora, tendo atuado como Pró-Reitora de Ensino na UFGD, no período de 2011 a 2015 e Pró-Reitora de Pesquisa na Unigran no período 2002 a 2005. Foi vice-coordenadora, e, posteriormente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD, no período de 2019 a 2021. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) no período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa PAES (Política e Avaliação da Educação Superior), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Participa de Redes de Pesquisa internacionais como a Red Latinoamericana de Investigación em Evaluación – Relieva e a Rede de Universidades da Rota de Integração Latino-Americana – UniRila. É coordenadora de diferentes projetos de investigação, com financiamento do CNPq, e participa como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa, com financiamento nacional e internacional. Coordenou o projeto Procad/CAPES (USP-UFGD) no período de 2010 a 2012. É membro do Conselho Editorial de periódicos científicos qualificados na área. Atua como consultora em processos avaliativos da CAPES desde 2013. Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para área de Políticas Educacionais, educação superior e avaliação educacional.
Jefferson Mainardes
Doutor pelo Institute of Education – University College London (2004), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988). É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1990. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). É editor da Revista Práxis Educativa (UEPG) e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Desde 2015 integra o Comitê de Ética em Pesquisa e Integridade da ANPEd e o GT de Ética em Pesquisa do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA). É membro da Red Iberoamericana de Investigación en Integridad Académica Red-IA. Desenvolve pesquisas sobre Políticas Educacionais e Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica.
Joana Paulin Romanowski
Desenvolve pesquisa no campo da formação de professores e revisões sistemáticas em parceria em grupos de pesquisa nacionais e internacionais com inúmeras publicações. É Bolsista Produtividade CNPQ, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre em Educação, Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Paraná. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Novas Tecnologias – UNINTER, em editoria de periódicos, é membro de Comitês de Avaliação, grupos de trabalho, associações de pesquisa – ANPED, RIPEFOR, Red de Inducion a la Docência, ISATT. Membro do Comitê de avaliação da área de educação – CAPES.
Lady Carolina Peña Espitia
Doutoranda na Faculdade de Artes e Educação da University of Auckland, na Nova Zelândia, onde integra o programa de Critical Studies in Education. Sua pesquisa concentra-se em metodologias narrativas e práticas de pesquisa baseadas em artes, com ênfase na relação entre corpo, escrita e espaço urbano. Anteriormente, desenvolveu estudos sobre intervenções corporais e cartografias afetivas na cidade de Tunja, Colômbia, explorando como o caminhar e o correr podem ser formas de escrita e leitura da cidade.
Leticia De Bortoli
Mestranda em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais pela PUC-PR, com formação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (2001) e Psicologia (2010), além de especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (2021). Sua pesquisa se concentra no tema de liderança dentro do escopo de Gestão de Pessoas. Psicóloga, coordenadora do GEDEP (Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Pessoas) e integrante parceira do grupo CIDES (Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior). Na prática clínica, trabalha como psicóloga, auxiliando indivíduos a desenvolverem habilidades emocionais e comportamentais para alcançar equilíbrio e bem-estar. Nas corporações atua como sócia da SHP – Soluções Humanas Positivas, oferecendo soluções estratégicas em treinamento e desenvolvimento de equipes, com foco na saúde mental dos colaboradores.
Liane Vizzotto
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007), Graduada em Pedagogia, com habilitação em Séries Iniciais e Educação Infantil pela Universidade do Contestado (2000), com especialização na mesma área (2001). Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Concórdia e docente no Mestrado em Educação (IFC) Campus Camboriú. Exerce a função de Pró-Reitora no IFC. Desenvolve pesquisas no campo das políticas educacionais com foco na relação público-privada.
Lilia Benítez Corona
Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Hidalgo. Mestra em Administração Educacional pela Universidad Autónoma de Tlaxcala. Especialista em Desenvolvimento Humano pela Universidad Iberoamericana. Engenheira em Aquicultura pelo Instituto Tecnológico del Mar. Atualmente é docente e pesquisadora na Universidad Politécnica de Pachuca. Linhas de pesquisa: Desenvolvimento Humano na Educação e Resiliência no Ensino de Ciências.
Lucia Pintor Santiso Villas Bôas
Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduada em História (USP). É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), onde também coordena a Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente, e professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Como conferencista, enfatizou as potencialidades do mercado de trabalho no campo educacional, a partir da experiência desenvolvida pela FCC, destacando a necessidade de formar pesquisadores que, para além do domínio técnico e teórico, estejam aptos a estabelecer um diálogo com os profissionais da educação e a contribuir, de forma propositiva e fundamentada, para a formulação de soluções frente às demandas e aos desafios educacionais.
Lucídio Bianchetti
Estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Portugal (2009). Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Graduado em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo/RS (1978). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), pela Região Sul (2003-2005). Membro suplente do Comitê de Avaliação da Área de Educação do CNPq (2015-2018). Professor Visitante no PPGEdu/UNISINOS (2016/CNPq). Atualmente é professor Aposentado/Voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-graduação; Formação de Pesquisadores; Trabalho, Tecnologia e Qualificação Profissional. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior – TRACES/UFSC/CNPq. Pesquisador 1A do CNPq.
Marcos Flores Rivera
Mestre em Ensino de Ciências pela Universidad Politécnica de Pachuca. Licenciado em Educação Média e Superior com habilitação em Química e Biologia pela Universidad Linda Vista. Possui ampla experiência acadêmica e profissional, tendo atuado como docente de Ciências Químico-Biológicas no nível médio superior entre 2014 e 2022, e exercendo atualmente a função de diretor de uma escola técnica no estado de Quintana Roo, México. Sua trajetória é marcada pela participação em eventos acadêmicos de relevância nacional e internacional, destacando-se a apresentação de trabalho no Congresso Nacional de Investigación Educativa (COMIE, 2023). Possui formação complementar em áreas de gestão pedagógica e curricular, com participação em programas de aperfeiçoamento promovidos pelo Governo de Quintana Roo e pela Secretaria de Educação do Estado (SEQ).
Maria Fernanda Moretti Schneider
Doutora em Educação, Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas e Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde foi laureada com o prêmio Marcelino Champagnat. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada pela interseção entre comunicação, educação e inovação. Em sua dissertação de mestrado, orientada pelo Prof. Dr. Cesar Candiotto, investigou a proteção aos migrantes forçados no contexto dos Direitos Humanos. No doutorado, sob orientação da Profa. Dra. Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, aprofundou-se no estudo sobre a mobilização via redes sociais digitais para o desenvolvimento profissional docente no ensino superior. É membro do Grupo de Pesquisa CIDES – Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior. Atualmente, é Coordenadora de Produção de Conteúdo Digital e Audiovisual no Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil.
Mariana Paes De Barros
Graduanda em Letras – Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), bolsista CNPq, com orientação da Profa. Dra. Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau. Também é membro do Grupo de Pesquisa CIDES – Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior. Voluntária do Programa Lampedusa, ensinando português para refugiados, migrantes e apátridas, e do Projeto Entrelinhas, promovendo a leitura e escrita como ferramentas de humanização e emancipação para mulheres em cárcere. Vice-presidente do Centro Acadêmico de Letras Conceição Evaristo (2024-2025).
Mireile Pacheco França Costa
Doutora em Educação pela PUCPR (2022), desenvolveu o método de ensino Redação de Estrutura Dinâmica – RED 900+; sua tese foi indicada ao Prêmio CAPES em 2022. É Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa (literatura brasileira, portuguesa e africana) pela PUC Minas (2008), Pós-Graduada em A Moderna Educação pela PUCRS (2019), Especialista em Docência do Ensino Superior pela UCB (2007), e Graduada em Letras Português e Inglês e suas respectivas literaturas pela Unileste (2003). É membro do grupo de pesquisa CIDES, é pesquisadora do Portal OBSERVA, com projeto pós-doutoral em podcast narrativo acerca das práticas pedagógicas inovadoras dos professores do ensino superior. Atua como docente do ensino superior na Faculdade Pitágoras/Ipatinga nas disciplinas de Metodologia Científica, Português e TCC nos cursos de graduação: Psicologia, Pedagogia, Farmácia, Administração, Direito, e Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica (2007-2009). Consultora da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, como analista educacional, capacitando professores do ensino fundamental e médio de Língua Portuguesa (2013). Lecionou Literatura e Língua Portuguesa em um curso pré-vestibular e no ensino médio no Colégio Sigma, Rio Branco – Acre (2017-2019), Redação na Escola de Ensino Médio e Técnico Plácido de Castro, Rio Branco – Acre (2018-2022) e Literatura e Redação na Escola Primeiro Passo, Rio Branco – Acre (2019-2022). Entre 2009 a 2019, dedicou-se por três anos a trabalhos voluntários em Angola, e, posteriormente, exclusivamente à maternidade. Atualmente, dedica-se aos estudos de formação continuada do docente do ensino superior, compartilhamento de práticas pedagógicas por meio das TICs, produção de podcast e desenvolvimento de infoprodutos educacionais na área de empreendedorismo digital, é criadora de conteúdo digital para democratizar o ensino de Redação Enem pelo Instagram.
Paola Fernanda Copanski
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Confeitaria: Tendências e Inovações pela PUCPR, com TCC destacado em matéria da Globo. Graduada em Tecnologia em Gastronomia pela PUCPR, premiada com o Mérito Acadêmico Marcelino Champagnat e bolsista do PIBIT. Atualmente, é professora nas áreas de Gastronomia, Confeitaria e Panificação no Instituto Gastronômico das Américas (IGA). É integrante do Portal OBSERVA e é membro do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES).
Reyna Del Carmen Martínez Rodríguez
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma do Estado de Hidalgo. Mestre em Neurodidática pela Universidade Rey Juan Carlos I, Espanha e Mestre em Orientação Educacional pela Universidade Autônoma de Tlaxcala, Professora Pesquisadora da Universidade Politécnica de Pachuca, Titular C, 23 anos como professora universitária, membro do Sistema Nacional de Pesquisadores nível 1, perfil desejável PRODEP, líder do Corpo Acadêmico em consolidação; Estratégias de Aprendizagem e Ensino na EBC. Linhas de pesquisa: 1) Fatores que intervêm no processo de aprendizagem e ensino para a formação integral dos alunos em Educação Baseada por Competências; 2) Ecossistemas de aprendizagem a partir da neuroeducação e resiliência para o desenvolvimento humano saudável.
Ricardo Morais
Casado e pai de três filhas, é professor Adjunto de Administração na Católica Porto Business School e Diretor do Idea Puzzle. Desde 2013, coordena o seminário “Como desenhar seu doutorado” no European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM) em Bruxelas. É doutor em Administração Estratégica pela Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, e graduado em Administração pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Também é ex-aluno da HPI School of Design Thinking, na Alemanha. Seus interesses de pesquisa são interdisciplinares, abrangendo Filosofia da Ciência, Administração Estratégica, Design Thinking e Espiritualidade na Gestão. Desde 2002, publicou mais de 30 artigos, capítulos e trabalhos acadêmicos sobre esses temas e lecionou em 115 universidades, em 28 países. É membro da Philosophy of Science Association, da Strategic Management Society e da Academy of Management. Desde 2000, participou de projetos para a Comissão Europeia, Sonae Indústria, CCDR-N, Governo Português, Deloitte, Fundação Belmiro de Azevedo, Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, Associação Missão Crescimento, Fundação Amélia de Mello e Associação Cristã de Empresários e Gestores. Desde 1996, cofundou a John Crane Safematic no Brasil, o Revenio Group na Finlândia e o Idea Puzzle em Portugal.
Roque Correa Junior
Doutorando e Mestre em Educação (PPGE/PUCPR); Especialista em tecnologias educacionais (UniFahe); Licenciado em Música, vencedor do Prêmio Marcelino Champagnat – turma de 2017 (PUCPR) – e técnico em informática. Membro do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES) e participante de projetos de aprimoramento docente e métodos qualitativos; estudo e aprimoramento do software de Análise Qualitativa ATLAS.ti (Professional Trainer); desenvolvimento de tecnologias para o ensino de música (Onloop Research PUC-PR); estudo e aprimoramento das ferramentas Microsoft (Microsoft Innovative Educator Expert). Atua como Analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Marista Brasil. Atuou também como radialista e produtor (CRP 9241/PR) e Técnico em Informática (Help Desk e Manutenção de Computadores).
Sandra Mara De Lara
Doutoranda em Educação, Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia, todas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do grupo de pesquisa: RIPFOR e Práxis, linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. Membro CPA Faculdade Unina, NDE Faculdade Unina, Colegiado de Arte Visuais, Membro do Comitê de Ética Faculdade Unina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática prática; anos iniciais; processos formativos, e aprendizagem, trabalho atual como professora tutora em EAD nos Cursos de Pedagogia, Letras Português e Artes Visuais da Faculdade UNINA.
Sarah Marroni Minasi
Doutora em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (2020). Mestra em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Turismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (FAPESC – 2024). Atua no ensino, pesquisa e gestão do turismo. É membro da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (ABRATUR). É integrante como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa CORE – Centro de Observação e Estudos Regionais (UFPR), Turismo, Hospitalidade e Gastronomia (UNIVALI) e líder do TerroirTUR (UFPR) cadastrados no CNPq. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento regional, planejamento territorial do turismo, gênero e geotecnologias no turismo e hospitalidade.
Vânia Aparecida Terra
Pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre e Doutora em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (2008-2013). Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas Apucarana (2001) e em Biologia Aplicada à Saúde (2005). Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1993). Professora do curso de Medicina da PUCPR – campus Londrina, Coordenadora do Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP) da PUCPR – campus Londrina. Integrante do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR – campus Curitiba, Integrante do Comitê gestor de Iniciação Científica da PUCPR – campus Curitiba
Vivian Maria Korb
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR. Licenciada em História pela PUCPR e laureada com o título de aluna Marcelino Champagnat por melhor desempenho acadêmico da turma de 2019. Professora de História no curso preparatório para vestibular ONG Em Ação. Certificada Student Trainer no software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti. Membro do Grupo de Pesquisa CIDES – Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior.
Wellington Mendes Serra
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal Catarinense na linha de Pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos sobre Diversidade, Inclusão e Processos Formativos (GINPEDIN). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Fael – UNIFAEL (2023). Graduado em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2017). Professor da Secretaria de Estado de Santa Catarina (desde 2021). Atuou na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Arari-Pará na função de professor dos anos iniciais (2018-2019). Desenvolve pesquisas no campo das relações étnico-raciais.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8030-4
ISBN Digital: 978-65-251-8027-4
DOI: 10.24824/9786525180304.4
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 298
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: U48 Um olhar para a formação do pesquisador em educação no Brasil: inspirações a partir do I Congresso Internacional de Formação do Pesquisador e do VI Simpósio Internacional de Formação do Pesquisador / Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Mireile Pacheco França Costa (organizadoras). – Curitiba: CRV, 2025. 298 p. Bibliografi a ISBN Digital 978-65-251-8027-4 ISBN Físico 978-65-251-8030-4 DOI 10.24824/978652518030.4 1. Educação 2. Formação do pesquisador – Pós-graduação 3. Processo de orientação 4. Saberes necessários I. Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramos. org. II. Costa, Mireile Pacheco França. org. III. Título IV. Série. CDU: 001.891:37 CDD: 370.72 Índice para catálogo sistemático 1. Pesquisa em educação e formação de pesquisadores – 370.72
