15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$68,14 sem juros | Total R$68,14 | |
2 x de R$34,07 sem juros | Total R$68,14 | |
3 x de R$22,71 sem juros | Total R$68,14 | |
4 x de R$17,63 | Total R$70,52 | |
5 x de R$14,34 | Total R$71,72 | |
6 x de R$12,16 | Total R$72,95 | |
7 x de R$10,60 | Total R$74,18 | |
8 x de R$9,43 | Total R$75,44 | |
9 x de R$8,52 | Total R$76,70 | |
10 x de R$7,80 | Total R$77,98 |
Autores: Silvia Maria Fávero Arend (org.)
Sinopse:
Os meios de comunicação de massa são parte constitutiva dos fenômenos sociais que marcam as memórias sociais e as narrativas históricas contemporâneas, ao assumir o papel de destaque na formação dos códigos que constituem as culturas políticas. Este livro pretende ser uma contribuição para os estudos dedicados a este campo de problemáticas. Resulta de um projeto de pesquisa intitulado “Um país impresso entre culturas políticas e sociabilidades – revistas semanais, projetos sociais e memória histórica no Brasil 1964-1990” financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Edital Universal número 14/2011. O referido projeto de pesquisa foi levado a cabo pelos docentes que integram a Linha de Pesquisa “Culturas Políticas e Sociabilidades”, do Programa de Pós-graduação em História, da Universidade do Estado de Santa Catarina, entre o final de 2011 e início de 2014, sob a coordenação da professora Silvia Maria Fávero Arend.1 A organização dos capítulos compreende o período que cobre a ditadura militar e o recente processo de democratização, entre as décadas de 1960 e 1980, pois entendemos que há aí um conjunto de possibilidades analíticas para a compreensão histórica da importância do mercado de publicações jornalísticas na articulação de projetos políticos que promoveram e evidenciaram engajamentos políticos e tensões culturais. As revistas semanais passaram a fazer parte do cotidiano de milhões de brasileiros e a reconfigurar a estrutura do mercado jornalístico.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544400715
DOI:10.24824/978854440071.5
Ano de edição:2014
Número de páginas:232
Formato:14x21
Assunto:
Um país impresso: história do tempo presente e revistas semanais no Brasil - - / organização Silvia Maria Fávero Arend
978-85-444-0071-5
Periódicos brasileiros - História Comunicação e cultura - Brasil - História Interesses na leitura - Brasil - História Cultura - Periódicos I Arend, Silvia Maria Fávero
IMAGENS MEMÓRIA DO TEMPO PRESENTE
Marialva Carlos Barbosa
Silvia Maria Fávero Arend, Reinaldo Lindolfo Lohn
REVISTAS SEMANAIS E OS USOS DO PASSADO
A INVENÇÃO DO FUTURO DO BRASIL
usos políticos do passado na Veja
Cristiani Bereta da Silva
DOCUMENTO, HISTÓRIA E MEMÓRIA: revistas semanais e a difusão do passado durante a década de no Brasil
Luciana Rossato, Indiamara Duarte, Luana da Silva
A REVISTA VEJA COMEMORA A PÁTRIA:
O nacionalismo e o Sete de Setembro
Iara Steiner Perin
REVISTAS SEMANAIS E NARRATIVAS HISTÓRICAS
O TEATRO POLÍTICO E SEUS INTÉRPRETES:
o início da redemocratização nas páginas de Isto É
Reinaldo Lindolfo Lohn
A ABERTURA POLÍTICA E A AMPLIAÇÃO DAS
PAUTAS REIVINDICATÓRIAS NAS PÁGINAS DE
VEJA E ISTO É (-)
Juliana Miranda da Silva
REVISTA VEJA: redemocratização, eleição presidencial
e mitos políticos (-)
Silvia Maria Fávero Arend, Jéssica Cristina Back Gamba
REVISTAS SEMANAIS E NOVOS ATORES EM CENA
O FEMINISMO VIROU MANCHETE
Marlene de Fáveri, Milene Chagas de Souza
PROPAGANDAS NA REVISTA VEJA:
construindo uma “nova” classe média
Douglas Josiel Voks
CLARA NUNES, MÚSICA POPULAR E A DESCOBERTA
DA ÁFRICA NO BRASIL NOS ANOS
Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Monique Francielle Castilho Vargas