1 x de R$25,67 sem juros | Total R$25,67 | |
2 x de R$12,84 sem juros | Total R$25,67 | |
3 x de R$8,56 sem juros | Total R$25,67 | |
4 x de R$6,64 | Total R$26,57 | |
5 x de R$5,40 | Total R$27,02 | |
6 x de R$4,58 | Total R$27,48 | |
7 x de R$3,99 | Total R$27,95 | |
8 x de R$3,55 | Total R$28,42 | |
9 x de R$3,21 | Total R$28,89 | |
10 x de R$2,94 | Total R$29,38 |
Autores:
MILENA ARAGÃO
Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/RS (UCS) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui certificação internacional em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association. Tem como foco de pesquisa e atuação a interface Psicologia e Educação, atuando especialmente na formação docente. Desenvolve atividades na psicologia clínica, psicologia escolar e docência no ensino superior; além de ministrar palestras e workshops com temáticas relacionadas à orientação familiar, disciplina positiva, comunicação não violenta, neuropsicologia, e outras temáticas pertinentes ao universo educacional, formal ou informal.
Sinopse:
Que fatores levam a professora a se identificar como mãe dos alunos? Quais as decorrências dessa identificação para a prática pedagógica? O presente estudo aborda a relação entre gênero e docência na Educação Infantil. A questão central versa sobre os motivos que levam à interposição entre as identidades materna e docente na educação da primeira infância, bem como suas decorrências para prática pedagógica, proporcionando uma reflexão crítica sobre a atuação docente, problematizando o que está naturalizado e denunciando contradições. O texto é concluído, abordando a importância de a professora tornar-se ciente sobre si, seu grupo social, sua história e o trabalho docente, fornecendo caminhos para amenizar o conflito existente na função.
Detalhes:
ISBN: 978-85-444-2720-0
ISBN Digital: Não possui
DOI: 10.24824/978854442720.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 14x21
Número da Edição: 1
Assunto:
A658 Aragão, Milena “Um pouco mãe, um pouco professora” conversas sobre a mulher na docência Milena Aragão – Curitiba CRV, 2018 160 p Bibliografa ISBN 978-85-444-2720-0 DOI 10248249788544427200 1 Educação 2 Psicologia I Título II Série CDU 37 CDD 370 APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO CAPÍTULO MULHER, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA percursos históricos Representações que perpassam tempo e espaço a construção da identidade feminina e a educação no Brasil Colonial Em solo brasileiro, influências lusitanas A identidade e seu avesso A Educação da mulher no Brasil Colonial Do ambiente doméstico aos bancos escolares novos espaços, velhas representações O discurso positivista sobre a mulher e sua incidência na educação feminina Vozes femininas na contramão do “progresso”? De espectadora a protagonista a feminização do magistério e as representações sobre a mulher-professora Magistério feminino formando a tríade mulher-mãe-professora Registros de uma profssão as representações disseminadas no cotidiano CAPÍTULO O MAGISTÉRIO FEMININO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Educação infantil breves apontamentos históricos A Docência na educação da primeira infância o lugar da mulher-professora CAPÍTULO UM POUCO MÃE, UM POUCO PROFESSORA Milena Aragão indd No percurso o contato, o encontro, o diálogo Com a palavra as protagonistas Ser professora é Professora ou mãe? Decorrências para a prática pedagógica Representações discursos e práticas no ser a agir docente Caminhos possíveis amenizando a confusão de papéis CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS