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Autores: Elisabeth Orletti
Sinopse:
Um breve retrospecto histórico sobre a relação da universidade pública e o projeto societário no Brasil nos revela a reiteração do DNA antinação, antipúblico, antipovo da classe burguesa local. Uma classe que, em diferentes momentos, interrompe mediante ditaduras e golpes os avanços das lutas populares na conquista de seus direitos elementares. O livro de Elisabeth Orletti mostra-nos o processo violento de mercantilização da universidade pública, especialmente na década de 1990 sob o Governo Fernando Henrique Cardoso. Década que se caracterizou, também, pela venda do país mediante a privatização do patrimônio público. Muito embora os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff tenham optado por alianças e não confronto de classe, as pequenas conquistas passaram a ser insuportáveis ao projeto da burguesia local associada aos grandes interesses do capital mundial. O golpe político, jurídico e midiático que está sendo consumado traz de volta o núcleo duro, a pátria e entreguista da década de 1990, aliados agora com grupos de extrema direita e do fanatismo religioso e com incondicional apoio da grande mídia empresarial, máquina ideológica moedora de cérebros. O que expõe este livro de Orletti é o anúncio do desmanche da universidade pública e da nação ainda maiores, com ingredientes claros de intolerância ao pensamento divergente e plural, pedras angulares do estado de direito. Os sinais claros já estão em curso no governo golpista: um governo do mercado e do capital, sob um estado de exceção. Por isso, o livro é, sobretudo, um alerta e apelo a amplas forças democráticas para que busquem organização, unidade e uma implacável e permanente resistência.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411155
DOI:10.24824/978854441115.5
Ano de edição:2016
Número de páginas:262
Formato:16x23
Assunto:
O79u
Orletti, Elisabeth
Universidade pública e sociedade brasileira: projetos em disputa /
Elisabeth Orletti. - 1. ed
262 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1115-5
1. Educação - Estudo e ensino (Superior). 2. Universidades e faculdades
- Pós-graduação. I. Título.
16-35183 CDD: 370.71
CDU: 37.02
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
O IDEÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO NO CAPITALISMO DEPENDENTE
O Processo de Mundialização do Capital e o ocultamento
das Relações Sociais, ressalvado o papel que o Estado vem assumindo
Estado Forte ou Fraco? O que atende mais à expansão
capitalista atual
Capitalismo dependente e a renúncia de se reconstruir a Nação
Inovação Tecnológica e o Processo de Mundialização do
Capital (desenvolvimento desigual e combinado)
Capitalismo Dependente: heteronomia, divisão internacional
do trabalho e suas funcionalidades políticas
A Expansão no Capitalismo Mundial e a Ilusão Desenvolvimentista
(A hierarquia na expansão capitalista)
CAPÍTULO II
OS PROJETOS EM DISPUTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
E A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR
A Universidade como organização social ou como instituição social
A Contrarreforma do Ensino Superior e o Processo de
Privatização nas Universidades Públicas
O Anteprojeto de Lei da Reforma Universitária
Autonomia e financiamento: limite da Universidade enquanto
organização social
A Reestruturação do Sistema de Ensino Superior: a falta de
distinção entre o público e o privado
O Programa Universidade para Todos (PROUNI)
Universidade Nova e o Programa REUNI: priorização de
uma Educação Superior Minimalista
Programa de Reestruturação das IFES (REUNI)
Jogo ideológico no processo de Mercantilização da
Educação Superior
Os Governos do Partido dos Trabalhadores (PT) e a
Privatização das IFES
A influência do conceito “Capital Humano” na Educação
Terciária e na Construção do Capitalismo Acadêmico
A Educação Terciária dentro dos moldes do capital humano
A produtividade no Capitalismo Acadêmico
CAPÍTULO III
A POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
E SEUS REFLEXOS NA UNIVERSIDADE E NA SOCIEDADE
Pós-graduação no Brasil: surgimento e desenvolvimento
Em breve resgate histórico
Análise dos três primeiros Planos para a Pós-graduação
IV e V PNPGs - Privatismo e Produtivismo
A construção do IV e V PNPGs e seus pressupostos
privatistas “neoliberais”
A educação nacional e sua relação com a Pós-graduação
Situação atual da Pós-graduação
Assimetrias e debilidades no sistema de Pós-graduação
Os rumos da Pós-graduação – o início da reestruturação
Uma crítica à destruição da Pós-graduação brasileira
A Pós-graduação numa perspectiva mercadológica
e a pesquisa em inovação tecnológica
CAPÍTULO IV
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E DE CIÊNCIA
E TECNOLOGIA: lógica da subordinação ao mercado
A influência de alguns organismos internacionais (UNESCO,
Banco Mundial, ONU) nas Políticas Educacionais Brasileiras
Aproximação do setor produtivo com as universidades
Conflitos de interesses entre o Mercado e o Conhecimento
Perspectivas das IFES se inserirem num projeto
de desenvolvimento autônomo para o Brasil
Papel social da Universidade e a construção de novos consensos
A TÍTULO DE CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA