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Autores:
ADRYANE LOPES DE OLIVEIRA
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Bolsista do PET-Saúde da Universidade Federal de São João del Rei. Filiação institucional: Universidade Federal de São João del-Rei Membra do Grupo de pesquisa e extensão Gbalá: Psicanálise do Racismo e Políticas Públicas.
ALINE VALADARES DE FREITAS
Graduanda em Psicologia (UFBA) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (UFBA). Tem experiência com assessoria política, redação de jornal, trabalho com população em situação de rua, acolhimento e mediação de grupo. Tem como áreas de interesse: feminismos, decolonialidade, comunicação e saúde mental.
ANA CAROLINA ALBUQUERQUE FREITAS DA ROCHA
Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Políticas Públicas e Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade LAEpCUS/UNIFOR. Assistente Social. Diretora de planejamento na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Pesquisadora.
ANA CLAUDIA COELHO BRITO
Professora da Graduação do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Doutoranda em Psicologia – UNIFOR. Mestre em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa. Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS. Bolsista. Psicóloga do Hospital Instituto Doutor José Frota.
ANA CRISTINA R. BERNARDES
Psicanalista. Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade e Mestra em Educação na Univille.
ANAMARIA SILVA NEVES
Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Graduada em Psicologia pela UFU. Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Cursou o Pós-Doutorado na CWASU – Child and Woman Abuse Studies Unit, instituição vinculada à London Metropolitan University, em Londres (2009-2010) e no CES – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, em Portugal (2023-2024). Integrante do ambulatório NUAVIDAS – Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (Hospital de Clínicas/UFU). Desenvolve projetos de pesquisa e produções acadêmicas alicerçadas na Psicanálise com ênfase nos temas violência na família; infância e adolescência; vulnerabilidade, sofrimento e trauma. Autora do livro “Família no singular, histórias no plural: a violência física de pais e mães contra filhos” (EDUFU) e co-autora do livro “Violência, abandono e destituição do poder familiar: diálogos entre a Psicanálise e o Direito” (Appris).
BÁRBARA BORGES AGUIDA GERALDES
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo – USP. Integrante do NUPPEC – Eixo 3/UFRGS-USP e do PSOPOL/USP.
BEATRIZ FERNANDES PIPINO
Mestranda no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp/Bauru. Integrante do grupo de pesquisa Clínica, Teoria e Cultura vinculado ao NEEPPSICA-Unesp.
BRENNO SANTIAGO GONC?ALVES
Graduando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Membro em Formac?a?o Ba?sica da Escola de Psicana?lise Corpo Freudiano.
CARLA JEUCKEN
Psicanalista. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestre e Psicóloga pela UFF. Licenciada em Letras Português/Alemão e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
CIMARA BANDEIRA DE SOUSA CALDAS
Psicanalista. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS/UNIFOR.
CLÁUDIA MARIA PERRONE
Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do LITORAIS: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Cultura – UFRGS.
DANIELLE TEIXEIRA TAVARES MONTEIRO
Artista de múltiplas linguagens, mas principalmente da poesia, da escultura, da pintura, da dança e da performance, que emprega a formação em Serviço Social e Psicanálise como fatores catalisadores de pesquisa e criação. Mestra e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas, em doutoramento sanduíche pela Universidade de Coimbra (Portugal). No momento, desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado em Psicologia que investiga a arte como meio de performar a memória de mulheres em situação de violência.
DÉBORA FÉL
Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias – NEPIs/UFRGS.
EDNA LINHARES GARCIA
Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora, supervisora e pesquisadora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia dessa universidade.
EDUARDO AZEVEDO REBOUÇAS
Mestrando em Psicologia, Processos Psicológicos e Saúde pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Integrante do Grupo de Pesquisa em Contextos Clínicos e Avaliativos – GPeCCA, com interesse em gênero, sexualidade, violências, avaliação psicológica e saúde mental no contexto amazônico.
EDUARDO STEINDORF SARAIVA
Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professor Adjunto no Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
ELTON ALVES GURGEL
Psicólogo (CPR 11/1349). Mestre em Psicologia da Justiça – Vítimas de Violência e do Crime pela Universidade Fernando Pessoa. Especialista em Avaliação Psicológica, Educação Especial e Psicologia Jurídica. Professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Coordenador de Alternativas Penais da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará. Foi membro da Comissão Nacional de Apoio às Penas Alternativas do Ministério da Justiça e Presidente no VIII Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região.
ÉRIKA LOPES DA SILVA
Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Tem pesquisas na área de Ciência Política, pensando a violência política de gênero a partir do feminismo negro, e no campo da Antropologia da imagem com a exposição “Capoeira: vivências”.
FABÍOLA SOUSA SIQUEIRA
Psicóloga. Mestranda pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP.
FRANCISCA BA?RBARA COSTA PAULINO
Mestre em Psicologia, Especialista em Psicopatologia e Políticas Públicas e graduada em psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS/UNIFOR. Psicóloga clínica. Pesquisadora.
GABRIELA DE SOUZA RODRIGUE
Mestra em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga. Especialista em Teoria Psicanalítica.
GABRIELA GOMES DA SILVA
Psicóloga. Mestra em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pesquisadora do LITORAIS: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Cultura – UFRGS.
GEÍSA MATTOS DE ARAÚJO LIMA
Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Ciências Sociais da UFC. Tem pesquisado sobre racismo desde 2015, quando fez estágio de pós-doutorado na City University of New York (2015-2016). Desde 2019, vem adotando a perspectiva dos Estudos Críticos da Branquitude em suas pesquisas. Aperfeiçoou seus estudos sobre o tema como Pesquisadora Visitante na Universidade de Yale (Dez 2019 – Mar 2020). A partir de 2021, passou a coordenar o Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidade (NERI-UFC).
GESSICA HELEN FERREIRA DOS SANTOS
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Membra do Grupo de pesquisa e extensão Gbalá: Psicanálise do Racismo e Políticas Públicas. Filiação Institucional: Universidade Federal de São João del Rei.
GISELLE FALBO
Psicanalista. Doutorado em Teoria Psicanalítica da Universidade Fedral do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense – UFF. Membro do Laboratório de Psicanálise e Laço Social (LAPSO/UFF).
GUILHERME ARAU?JO CIDADE
Graduando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Bolsista de Iniciac?a?o Cienti?tifica Probic (Fundac?a?o Edson Queiroz). Membro do Laborato?rio de Estudos sobre Psicana?lise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS.
HAMILTON VIANA CHAVES
Doutor em Educação. Psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus de Fortaleza. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR e foi pesquisador visitante na Università degli Studi di Milano-Bicocca.
HÉLIO CARDOSO DE MIRANDA JÚNIOR
Psicólogo. Psicanalista. Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas. Pós-doutor em Psicologia (UFMG). Doutor em Psicologia Clínica (USP). Mestre em Psicologia Social (UFMG). Membro do Laboratório de Clínica Psicanalítica Invenções Subjetivas na Atualidade – LAPSI. Coordenador do Projeto de Extensão Escuta Psicológica no Sistema Prisional (PUC Minas).
IASMINNY LOIOLA TEIXEIRA
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Leão Sampaio – UNILEA?O. Especialista em Psicologia Aplicada a? Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Especializanda em Psicana?lise pela PUC. Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Psicanalista. Professora universita?ria. Pesquisadora Laborato?rio de Estudos sobre Psicana?lise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS/UNIFOR.
ISABELA LIV CAVALCANTE BESERRA
Graduanda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Membro em formac?a?o ba?sica da Escola de Psicana?lise Corpo Freudiano.
JACQUELINE DE OLIVEIRA MOREIRA
Professora da Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Mestra em Filosofia pela UFMG. Psicanalista. Bolsista Produtividade CNPq PQ 1 D. Membro da Câmara de Ciência Humanas da Fapemig.
JANARA PINHEIRO LOPES
Psicanalista e Psicóloga Clínica (CRP 11/3738). Docente da Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Professora da Pós-graduação Lato Sensu da UNIFOR. Doutora e Graduada em Psicologia pela UNIFOR. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS.
JAQUELINA IMBRIZI
Professora Associada IV na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus Baixada Santista. É uma das coordenadoras do Laboratório Inter Campi de Psicanálise, Política, Arte e Sociedade da UNIFESP – Baixada Santista e Guarulhos – cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. É membra do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL-USP) e do Coletivo Internacional Amarrações – Psicanálise e Políticas com Juventudes.
JERZUÍ MENDES TOMAZ
Psicanalista. Doutora em Letras e Linguística com Pós-Doutorado em Psicologia. Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino na Sáude – MPES/UFAL. Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
JOSÉ RAULINO CHAVES PESSOA JÚNIOR
Docente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Atualmente compõe o Programa Cientista Chefe de Violência contra a Mulher, sob coordenação de Helena Frota, financiado pela FUNCAP.
JULIANA MARTINS COSTA RANCICH
Psicóloga e Psicanalista. Mestra em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pesquisadora do LITORAIS: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Cultura (UFRGS).
KARINE DA SILVA RIOS
Psicóloga. Mestranda em Psicologia (UFBA). Formanda em Gestalt-Terapia (IGTBa). Especialista em Gestalt-Terapia (UNIFIA) e em Docência do Ensino Superior (UNIFACS). Associada à Sociedade Brasileira de Psicologia. Atuante na área de Psicologia Clínica/Saúde mental. Pesquisadora em temáticas que versem sobre identidade, raça, gênero e classe, trajetórias de desenvolvimento na Educação e Interseccionalidades.
KEICIANE VALDUGA
Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias – NEPIs/UFRGS.
KLICIANE DA SILVA OLIVEIRA NOGUEIRA
Psicóloga e Mestra e Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Psicanalista (SPFOR). Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS.
LAURA GRAÑA
Psicóloga. Integrante do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias – NEPIs/UFRGS.
Leonardo Danziato: Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Psicanalista. Analista Membro da Litoral – Escola de Psicanálise.
LEÔNIA CAVALCANTE TEIXEIRA
Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com pós-doutorado em Psicologia/CAPES na Universidade Aberta de Lisboa. Psicóloga e psicanalista. Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS; do GT Psicanálise, política e clínica da ANPEPP; da Diretoria da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e política – REDIPPOL, da Rede Internacional Coletivo Amarrações – Psicanálise & Políticas com Juventudes; e do MCVI – A universidade na prevenção e no enfrentamento da violência no Ceará.
LÍVIA DE MATOS LIMA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestra em Psicologia Aplicada, com ênfase em Psicanálise e Cultura, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
LÍVIA SANTOS RODRIGUES
Graduanda em psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei.Membra do Grupo de pesquisa e extensão Gbalá: Psicanálise do Racismo e Políticas Públicas. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Filiação institucional: Universidade Federal de São João del-Rei.
LÚCIA VAZ DE CAMPOS MOREIRA
Psicóloga pela Universidade de São Paulo – USP. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Doutora em Psicologia pela USP. Professora adjunta dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Líder do Grupo de Pesquisa Família, Desenvolvimento Humano, Crenças e Práticas de Educação. Vice-coordenadora do GT da ANPEPP “Famílias e processos de desenvolvimento, saúde e educação”.
LUCIANE DE CONTI
Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura e do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pós-doutoranda em Estudos Psicanalíticos no PPG Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias – NEPIs/UFRGS.
MARA REGINA DA ANUNCIAÇÃO RIGHI DE TOLEDO
Psicóloga e servidora pública (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais/ Maternidade Odete Valadares). Especialização em Pedagogia Empresarial (CEPEMG/MG). Especialista em Saúde Mental (Escola de Saúde Pública de Minas Gerais). Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Organizacional (CRP/MG). E-mail: [email protected].
MARCK DE SOUZA TORRES
Doutorado em Psicologia Clínica pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas – PPGPsi/UFAM.
MARIA APARECIDA MARQUES VASCONCELOS
Psicanalista. Doutoranda em Psicologia pela PUC Minas, bolsista CAPES. Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise e Crítica Social (Lapcris) (PUC Minas). Artista das costuras e dos bordados. Seus interesses de pesquisa incluem a interface entre psicanálise e arte; violência de gênero contra a mulher; a clínica das infâncias, adolescências e do feminino; e as perspectivas feministas que dialogam com a psicanálise.
MARIA CRISTINA POLI
Psicanalista. Professora Titular Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica – Instituto de Psicologia/UFRJ. Graduada em Psicologia, Mestre em Filosofia e Doutora em Psicologia. Pesquisadora Cientista do Estado pela FAPERJ. Coordena o “Coletivo Intervenção: por uma psicanálise clínico-política”.
MARIANA PESSOA JUCÁ FRANCO
Graduanda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Aluna bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS. Aluna de iniciação à Docência da disciplina de Desenvolvimento I, na graduação em psicologia da UNIFOR.
MARILUZA SOTT BENDER
Psicóloga. Mestra em Psicologia. Mestra em Desenvolvimento Regional. Doutoranda em Promoção da Saúde na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da UNISC.
MARJORIE MACHADO
Psicóloga. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias – NEPIs/UFRGS.
MATHEUS MURIEL DE MELO NOBRE
Psicólogo graduado pela UNIFOR. Participante Voluntário da Pesquisa Sobre Violência de Gênero pelo Laboratório de Estudos Sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS.
MELINA TREVIA MIRANDA
Graduanda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Bolsista de Iniciac?a?o Cienti?fica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. Advogada. Membro em formac?a?o ba?sica da Escola de Psicana?lise Corpo Freudiano.
MICHELE SANTOS TOURINHO VITERBO
Psicóloga. Mestranda em Psicologia (UFBA). Especialista em Saúde Mental e Atenção Básica (EBMSP). Integrante do grupo de estudos Interfaces (UFBA). Atuante na área de Psicologia Clínica. Possui interesse em temas relacionados a saúde mental, gênero, políticas públicas e saúde mental do(a) trabalhador(a).
MÔNICA EULÁLIA DA SILVA JANUZZI
Psicanalista. Professora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia da PUC Minas. Doutora e Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Pós-doutorado em Estudos Psicanalíticos pela Fafich/UFMG. Coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Crítica Social (Lapcris). Membro do GT Psicanálise, Clínica e Política da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (Redippol) – GT Psicanálise e Violência. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da PUC Minas.
NATÁLIA MUTTI LORIE
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdades Integradas Simonsen. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente exerce os cargos de Professora da Sala de Leitura e Diretora na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora (Prefeitura Municipal de Juiz de Fora).
NATANAEL DE FREITAS SILVA
Doutor em História (UFRRJ) e Especialista em Educação e Diversidade (IFRJ/CPar). Desenvolve pesquisas sobre masculinidades e suas interseccionalidades e se interessa pelos seguintes temas: Relações de Gênero; Ensino de História; Ditadura civil-militar e escrita da história. Pesquisador Associado LabQueer/UFRRJ.
NELLY LARA DE BRITO
Cofundadora da Casa Plural – Formação Continuada em Psicologia e Saúde. Integrante do Coletivo Intervenção: por uma psicanálise clínico-política (UFRJ). Doutora em Psicanálise: Clínica e Pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
OSTERNE NONATO MAIA FILHO
Doutor em Educação. Professor do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN.
PATRÍCIA PORCHAT KNUDSEN
Professora do curso de Psicologia da Unesp/Bauru. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Unesp/Araraquara. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp/Bauru. Líder do grupo de pesquisa “Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura” da UNESP. Pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Vice-coordenadora do GT Psicologia e Estudos de Gênero da ANPEPP.
PEDRO EDUARDO SILVA AMBRA
Professor de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor colaborador e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo Psicologia e Relações Étnico-Raciais do IPUSP.
PEDRO HENRIQUE DE PAULA TAVARES CAVALCANTE
Assistente Técnico Jurídico na Coordenadoria de Alternativas Penais do Estado do Ceará. Advogado. Coordenadoria de Alternativas Penais – COAP.
PEDRO SILVA DE OLIVEIRA
Bacharel em Serviço Social (UNIGRANRIO). Especialista em Educação e Diversidade (IFRJ/CPar) e em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (FIOCRUZ). Atua como assistente Social no Município de Nova Iguaçu e no Programa Rio sem LGBTIFOBIA da Secretaria de Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Diretor do Grupo Ellos (Emancipação e Luta Livre a Orientação Sexual).
RAYANE BARBOSA DA SILVA
Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA. Pós-graduada em Psicologia Clínica. Atua como Psicóloga na área jurídica pela Coordenadoria de Alternativas Penais – COAP, em Quixadá. Formação em Psicoterapia breve de apoio. Aperfeiçoamento em Direitos Humanos e Segurança Pública. Experiência na facilitação de grupos com o tema “Violência e Gênero”.
RENATA MEIRA VERAS
Psicóloga e Fisioterapeuta. Doutora em Psicologia pela UFRN. Professora Associada do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Bolsista Produtividade do CNPq. Líder de Grupo de Trabalho da ANPEPP.
ROBERTO CALAZANS
Psicanalista. Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ. Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Fundador do Programa Gbalá: Psicanálise do Racismo e Políticas Públicas. Filiação Institucional: Universidade Federal de São João del-Rei
ROBERTO MARQUES
Docente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará – UECE e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri – URCA. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Estágio pós-doutoral na UFRJ e no Núcleo de Estudos Pagu/Unicamp.
ROGÉRIO PEREIRA FONSECA
Psicólogo Clínico na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais/ Maternidade Odete Valadares – FHEMIG há 32 anos (sendo 8 anos na Maternidade Odete Valadares). Psicólogo na CASSI há 22 anos. Especialização em Saúde Mental pelo Unicentro Newton Paiva. Especialista em Dependência Química pela UFSJ. Especialista em Gestão de Saúde pela PUC Minas.
ROSE GURSKI
Psicanalista. Membro da APPOA. Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia UFRGS. Docente do PPG Psicanálise: clínica e cultura da UFRGS. Orientadora no PPG Psicologia Clínica da USP. Pesquisadora do CNPq. Coordenadora do NUPPEC/Eixo 3 – Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura da UFRGS. Pós-doutora pela USP. Pesquisadora do PSOPOL/USP.
SAM ALCÂNTARA
Psicanalista. Doutoranda em Estudos Psicanalíticos na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Graduada e Mestra em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
SUÊNIA DE LIMA DUARTE
Psicanalista. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Grande do Norte – UERN. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR. Professora da UERN. Membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP.
TATIANA DE FA?TIMA DA SILVA CHAVES
Mestre em Comunicac?a?o e Semio?tica pela Pontifi?cia Universidade Cato?lica de Sa?o Paulo. Graduada em Comunicac?a?o Social – Publicidade e Propaganda e em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Atua como psico?loga cli?nica e faz atendimento volunta?rio a mulheres vi?timas de viole?ncia de ge?nero pelo Laborato?rio de Estudos sobre Psicana?lise, Cultura e Subjetividade LAEpCUS/UNIFOR.
THAIS ALMEIDA QUEZADO FERNANDES
Acade?mica de Psicologia na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Bolsista de Iniciac?a?o Cienti?fica PROBIC (LAEpCUS/UNIFOR). Fez intercambio acade?mico em Fillosofia na Universite? de Reims Champagne-Ardenne.
THIAGO COSTA MATOS CARNEIRO DA CUNHA
Mestre em Psicologia e Psicanalista. Professor de Graduação em Psicologia (UNIFOR). Professor da Pós-Graduação UNIFOR, UNI 7 e Estácio – Fortaleza/CE. Vice-Presidente da CLIO – Associação de Psicanálise. Pesquisador membro do Laboratório de Estudos Sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS/UNIFOR.
VÍVIAN ULISSES BARBOSA GODINHO
Psicóloga e servidora pública (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais/Maternidade Odete Valadares). Professora do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Anhanguera (Betim, MG). Mestre em Administração pela Fumec, com o tema “Análise de discurso sobre a adesão/não adesão dos beneficiários do Programa Bolsa Família ao CRAS”. Especialista em Psicanálise Aplicada à Saúde Mental (Unileste).
Sinopse:
A violência de gênero constitui problema de saúde pública no Brasil, com efeitos que se desdobram em plurais esferas da vida privada e da vida pública. As determinações estruturais e estruturantes do patriarcado, do machismo e do racismo devem ser consideradas na complexidade do fenômeno. Este livro é resultado do projeto de extensão e de pesquisa intitulado “Violência de gênero contra a mulher e seus filhos”. Desde 2020, em meio à emergência sanitária devido à pandemia de COVID-19, o “Laboratório de Psicanálise, Cultura e Subjetividade” – LAEpCUS – do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza sustenta, teórica e empiricamente, o projeto de escuta psicanalítica de mulheres em situação de violência utilizando-se do dispositivo de urgência subjetiva. O LAEpCUS se organiza como espaço de ensino, pesquisa e extensão, pensado nas interfaces da psicanálise com saberes e práticas de outros campos como antropologia, sociologia, filosofia, direito, artes, literatura etc. Esta obra se organiza em sequência aos livros já lançados intitulados “Violência de Gênero e ódio ao feminino”, “Violência de Gênero – Aportes conceituais e estratégias de enfrentamento”, “Destinos trágicos: efeitos da violência doméstica para as filhas e os filhos”, e “Violência de Gênero e sistemas de dominação: Patriarcado, colonialismo e capitalismo”, Vols. 1 e 2.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7584-3
ISBN Digital: 978-65-251-7585-0
DOI: 10.24824/978652517584.3
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 376
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
VIOLÊNCIA DE GÊNERO: saberes e práticas interdisciplinares Leônia Cavalcante Teixeira Leonardo Danziato V795 Violência de gênero saberes e práticas interdisciplinares Leônia Cavalcante Teixeira, Leonardo Danziato (organizadores) – Curitiba CRV, 2025 376 p Bibliografia ISBN Digital 9786525175850 ISBN Físico 9786525175843 DOI 10248249786525175843 ISBN Digital 978-65-251-7585-0 ISBN Físico 978-65-251-7584-3 DOI 10.24824/978652517584.3 1 Violência de gênero 2 Psicanálise 3 Decolonialidade 4 Urgência subjetiva I Teixeira, Leônia Cavalcante, org II Danziato, Leonardo, org III Título IV Série CDU 31662 CDD 30542