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Autores: Edimar Brígido - Bortolo Valle
Sinopse:
Elisabeth Anscombe, em sua obra Modern Moral Philosophy, aponta para uma atitude tipicamente wittgensteiniana que corresponde a uma crítica e, ao mesmo tempo, uma rejeição às formas tradicionais de pensar a ética. A consequência mais radical desse procedimento rompe de maneira original a exigência de “tornar-se um ser humano melhor”, realizando uma atividade sobre si mesmo, com a finalidade de se autoconstituir enquanto sujeito ético. Partindo dessa convicção, esta obra explora a existência de um itinerário – indicativo, não prescritivo – que conduz para a autoconstituição do sujeito ético na filosofia de Wittgenstein, do qual o gênio resulta como figura central. A autoconstituição do sujeito ético se reveste de uma dupla perspectiva: no Tractatus, diz respeito a um afastamento temporal e espacial do mundo; nas Investigações, a uma aproximação do mundo, um “retorno ao cotidiano”, no qual a vida de todos os dias ocorre em sua forma mais profunda. Esse percurso revela que a identidade do gênio reside no interstício entre a vida e a obra de Wittgenstein. Na passagem de uma para outra obra é possível identificar a mudança de postura do filósofo, bem como o fato de que o rigor lógico cede lugar ao que há de mais comum e acessível aos homens. Ao término do trajeto, considerando a vida, as obras, as influências exercidas sobre Wittgenstein se revela a autoconstituição do sujeito ético na expressão de um dever do gênio.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420225
DOI:10.24824/978854442022.5
Ano de edição:2018
Número de páginas:236
Formato:16x23
Assunto:
V135
Valle, Bortolo.
Wittgenstein a ética e a constituição do gênio / Bortolo Valle, Edimar Brígido
236 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-2022-5
DOI 10.24824/978854442022.5
1. Filosofa 2. Ética 3. Estética 4. Linguagem I. Brígido, Edimar II. Título
III. série.
CDU 1 CDD 100
Léo Peruzzo Júnior
O GÊNIO NO INTERSTÍCIO ENTRE A DECADÊNCIA E O PROGRESSO
Melhorar a si mesmo: a autoconstituição do sujeito ético
A ideia de um enorme progresso é uma ilusão
Um gênio que se relaciona com o mundo das artes
O gênio mostra: a arquitetura enaltece a dimensão do mostrar
Wittgenstein e o antiessencialismo estético
O gênio não está preso à tradição, mas é fruto da originalidade
A autonomia do pensar
Um estilo de escrita original
TRACTATUS E INVESTIGAÇÕES: autoconstituição do sujeito
ético na flosofa de Wittgenstein
A flosofa do tractatus e das investigações: questões preliminares
Tractatus: a genialidade na flosofa dos primeiros escritos
A linguagem fgura os fatos assim como a arte fgura a vida
A dimensão do místico e a dimensão do gênio
Ética e estética: o mundo do gênio
A ética e a estética são uma só
A ética, a estética e o gênio no Tractatus
A AUTOCONSTITUIÇÃO DO GÊNIO NA FILOSOFIA DOS
ÚLTIMOS ESCRITOS
A flosofa como poesia
Os "graves erros" cometidos anteriormente
O gênio e a atividade de ver aspectos
O gênio frente a um novo paradigma na análise dos juízos estéticos
A impossibilidade de uma ciência da estética
É possível (ao gênio) solucionar todos os enigmas estéticos
Encontrar a paz
O GÊNIO: expressão da autoconstituição do sujeito ético em Wittgenstein
A influência de Otto Weininger a partir da obra sexo e caráter
Weininger presente na flosofa de Wittgenstein
Wittgenstein: sujeito metafísico e sujeito empírico
Sujeito metafísico: uma herança schopenhauriana
Wittgenstein e Schopenhauer: A genialidade como resultado
da superação da vontade individual
Schopenhauer e Wittgenstein – considerações fnais
Os gestos e o evangelho segundo Tolstoi
A felicidade é um bem moral fundamental
Em linhas fnais: O gênio, expressão da autoconstituição do
sujeito ético na flosofa de Wittgenstein
O estatuto ontológico do gênio
A manifestação do gênio
O dever do gênio