15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$60,68 sem juros | Total R$60,68 | |
2 x de R$30,34 sem juros | Total R$60,68 | |
3 x de R$20,23 sem juros | Total R$60,68 | |
4 x de R$15,70 | Total R$62,80 | |
5 x de R$12,77 | Total R$63,87 | |
6 x de R$10,83 | Total R$64,96 | |
7 x de R$9,44 | Total R$66,06 | |
8 x de R$8,40 | Total R$67,18 | |
9 x de R$7,59 | Total R$68,30 | |
10 x de R$6,94 | Total R$69,44 |
Autores: Ana Paula Barbieri De Mello - Edite Maria Sudbrack
Sinopse:
O desenvolvimento efetivo e funcional da leitura e da escrita e as possibilidades que dela refletem são capazes de contribuir para a emancipação, a autonomia e o exercício da cidadania dos sujeitos. No entanto, o contexto Educacional evidencia excessivo índice de fracasso escolar, marcado pelo analfabetismo, dificuldades escolares e evasão escolar. Assim, este livro traz, para a discussão, compreensão, reflexão e interpretação, o lugar da Consciência Fonológica nas Políticas Públicas Educacionais, mais especificamente na forma como o documento da BNCC para a Educação Infantil insere ou valoriza a Consciência Fonológica enquanto um mecanismo de contribuição na construção da leitura e da escrita. Sabemos que, para o desenvolvimento da linguagem escrita ser efetivo e funcional, várias habilidades devem ser estimuladas desde a Educação Infantil e, dentre estas, está a Consciência Fonológica (CF). O desenvolvimento da CF (capacidade de reflexão e de manipulação dos sons da fala, de maneira consciente e intencional) favorece e facilita o aprendizado da leitura e da escrita no estágio posterior, em que a criança estará inserida no Ensino Fundamental e em processo de alfabetização. Este livro sobre educação e políticas públicas originou-se de uma dissertação de mestrado, motivada pela inquietude e pelo inconformismo frente ao fracasso escolar. Tem o propósito de colaborar com estudos no campo das Políticas Públicas Educacionais, a fim de contribuir para a construção de uma leitura e escrita efetiva e funcional. Engloba a análise de documentos e o caminho percorri do desde a Constituição Federal de 1988 até a BNCC.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430439
DOI:10.24824/978854443043.9
Ano de edição:2019
Número de páginas:142
Formato:16x23
Assunto:
M517
Mello, Ana Paula Barbieri de
A BNCC e a consciência fonológica aportes para a leitura e a escrita? Ana Paula Barbieri
de Mello, Edite Maria Sudbrack – Curitiba CRV, 2019
142 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3043-9
DOI 10248249788544430439
1 Políticas públicas educacionais 2 Educação – políticas públicas 3 BNCC 4 Consciência
fonológica 5 Educação infantil I Sudbrack, Edite Maria II Título III Série
CDU 37 CDD 37981
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCACIONAIS aportes teóricos no
campo da Educação Infantil
Políticas Públicas
Políticas Públicas Educacionais
Políticas de Educação Infantil
Caminhos percorridos – da Constituição de até a BNCC
para a Educação Infantil
CAPÍTULO II
EDUCAÇÃO INFANTIL concepções e conceitos da BNCC para a
Educação Infantil e para Consciência Fonológica
Base Nacional Comum Curricular – trajetória e proposta
Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil
Consciência Fonológica e Linguagem Escrita
Linguagem Escrita a Alfabetização e o Sistema de Escrita
Alfabética (SEA)
Consciência Fonológica, Alfabetização e Educação Infantil
CAPÍTULO III
EDUCAÇÃO INFANTIL NOS DOCUMENTOS um breve histórico
da legislação educacional brasileira
Políticas de Educação Infantil
Críticas à BNCC
BNCC para Educação Infantil e a Consciência Fonológica
CAPÍTULO IV
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS