15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$73,32 sem juros | Total R$73,32 | |
2 x de R$36,66 sem juros | Total R$73,32 | |
3 x de R$24,44 sem juros | Total R$73,32 | |
4 x de R$18,97 | Total R$75,88 | |
5 x de R$15,44 | Total R$77,18 | |
6 x de R$13,08 | Total R$78,50 | |
7 x de R$11,40 | Total R$79,82 | |
8 x de R$10,15 | Total R$81,17 | |
9 x de R$9,17 | Total R$82,53 | |
10 x de R$8,39 | Total R$83,91 |
Autores: Héllen Thaís dos Santos
Sinopse:
Esta investigação recolhe, valoriza e interpreta diferentes vozes de educadoras de creche. Nela se fundem/entrecruzam as narrativas destas educadoras e as narrativas da investigadora tendo em vista a compreensão dos aspectos contextuais, específicos e complexos dos processos educativos e dos seus comportamentos e decisões. Estas narrativas permitem aceder ao seu conhecimento professional e atribuir sentido às suas experiências através da análise das suas próprias palavras. Trata-se de uma investigação que valoriza e explora as dimensões pessoais das educadoras, ou seja, os seus afetos, sentimentos e percursos de vida, permitindo aceder à complexidade das interpretações que estas fazem das suas vivências, das suas ações, dos seus sucessos e insucessos e dos problemas, desafios e dilemas com os quais são confrontadas durante o exercício da sua profissão. Através da leitura e análise destas narrativas os leitores têm oportunidade de refletir sobre os processos de aprendizagem, os impactos de determinadas experiências educativas, os problemas e as dificuldades que as educadoras enfrentam ao longo da sua carreira, as estratégias que utilizam na tentativa de os superar e as suas perspectivas sobre a educação de infância. Acredito que as narrativas destes educadores experientes constituem uma fonte poderosa de inspiração e conhecimento, estimulando os educadores-leitores a refletirem profundamente sobre as suas vidas e a sua profissão. A utilização criteriosa destas narrativas em contextos de formação inicial e contínua poderá ser extremamente eficaz na discussão e no reexame das suas perspectivas acerca da educação. Parabéns à Héllen Thaís dos Santos por este trabalho tão interessante! Pedro Reis Instituto der Educação da Universidade de Lisboa
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418697
DOI:10.24824/978854441869.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:198
Formato:16x23
Assunto:
S194
Santos, Héllen Thaís dos
A constituição da profissionalização docente em creche narrativas
autobiográficas Héllen Thaís dos Santos – Curitiba CRV, 2017
198 p
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1869-7
DOI 10248249788544418697
1 Educação 2 Profissionalização docente 3 Creche 4 Narrativas I Título II Série
CDU 3732 CDD 372216
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Profissionalização docente breve revisão de um conceito
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A formação de professores na educação infantil os
descompassos entre a formação e a profissionalização docente
A creche no sistema de ensino brasileiro
O educar e cuidar na educação infantil uma breve discussão
CAPÍTULO
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÉTODO
AUTOBIOGRÁFICO E A METODOLOGIA DE NARRATIVAS
O método (auto) biográfico
A especificidade do método (auto) biográfico
Do método autobiográfico às narrativas autobiográficas
como instrumento de investigação e formação pessoal
profissional de professores
As narrativas autobiográficas como um instrumento de
pesquisa em Educação
CAPÍTULO
A TRAJETÓRIA DA PESQUISA caracterização e
procedimentos metodológicos
A origem do problema
Procedimentos metodológicos as fases da pesquisa
Caracterização do campo de pesquisa
Escola
Escola
Perfil dos sujeitos participantes da pesquisa
Seleção das narrativas autobiográficas para composição
da análise da pesquisa
O trabalho com as narrativas autobiográficas uma
organização necessária
Hellen Thaís indd
CAPÍTULO
NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE CRECHE SOBRE A
CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
trajetórias e perspectivas pessoais e de formação
A trajetória pessoalprofissional da professora Melissa
Formação profissional reminiscências de vida e
caminhos iniciais de uma profissão
A trajetória pessoalprofissional da professora Maristela
Constituição profissional a partir de experiências
pessoaisprofissionais e os desafios ao longo da carreira
docente na Educação Infantil
A trajetória pessoalprofissional da professora Franciane
Profissionalização docente na creche as especificidades
de trabalho e valorização do magistério
A trajetória pessoalprofissional da professora Alessandra
Constituição da profissionalização docente na creche
novos conhecimentos, saberes e perspectivas para a docência
na creche
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
LISTA DE SIGLAS
APÊNDICE A – QUADRO levantamento de dissertações e teses
sobre educação infantil
APÊNDICE B – INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELA
PESQUISA EMPÍRICA
APÊNDICE C – NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
SELECIONADAS PARA ANÁLISE
APÊNDICE D – NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NÃO ANALISADAS