15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$60,68 sem juros | Total R$60,68 | |
2 x de R$30,34 sem juros | Total R$60,68 | |
3 x de R$20,23 sem juros | Total R$60,68 | |
4 x de R$15,70 | Total R$62,80 | |
5 x de R$12,77 | Total R$63,87 | |
6 x de R$10,83 | Total R$64,96 | |
7 x de R$9,44 | Total R$66,06 | |
8 x de R$8,40 | Total R$67,18 | |
9 x de R$7,59 | Total R$68,30 | |
10 x de R$6,94 | Total R$69,44 |
Autores: Rubens Luiz Rodrigues (Organizador)
Sinopse:
A contribuição da escola na trajetória de escolarização de jovens e adultos é o primeiro livro do grupo de pesquisa “Educação de Jovens e Adultos”, do Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e Educação (NESCE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Criado há cinco anos, o grupo é composto por professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação, pós-graduandos, mestres, educadores (as) da rede estadual e municipal de Juiz de Fora e bolsistas de graduação. Os nove capítulos deste livro retratam as reflexões de autores participantes de tal grupo que se dedicam à pesquisa de temas atuais no âmbito da Educação de Jovens e Adultos cujo trabalho tem possibilitado uma articulação da EJA em novos patamares da pesquisa educacional. Partindo do pressuposto de que no espaço escolar se conjugam perspectivas e estratégias diversas dos grupos e sujeitos que atuam em seu cotidiano, os autores consideram a explicitação das diferenças e conflitos como referência central na construção da democracia como referência de um projeto educacional. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm como objetivos principais: analisar as concepções sobre a Educação de Jovens e Adultos a partir das políticas e dos diferentes sujeitos coletivos e individuais nela envolvidos; identificar potencialidades que emergem das relações entre estes sujeitos e formular alternativas no que se refere às políticas educacionais e da gestão para essa modalidade da educação básica. Assim, os autores pretendem oferecer uma contribuição para o debate acerca da Educação de Jovens e Adultos, diante das políticas públicas que buscam proceder à ampliação do acesso de jovens e adultos à educação básica. Entre os temas discutidos no livro constam: limites e possibilidades das concepções e práticas pedagógicas produzidas pela escola na EJA; processo de constituição do direito à Educação de Jovens e Adultos no contexto de lutas em favor da democratização da educação: raízes da política brasileira e suas relações com a Educação de Jovens e Adultos; expectativas dos jovens e adultos na busca pela escola; formação continuada dos educadores de jovens e adultos; ensino de Língua Portuguesa e Matemática na EJA; processos de socialização entre jovens e adultos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480157
DOI:10.24824/978856248015.7
Ano de edição:2009
Número de páginas:180
Formato:14x21
Assunto:
A contribuição da escola na trajetória da escolarização de jovens e adultos
/ Rodrigues, Rubens Luiz Rubens Luiz Rodrigues [autor-organizador].
-- 1. ed. -- Curitiba : Editora CRV, 2009.
ISBN 978-85-62480-15-7
1. Educação de jovens e adultos 2. Política educacional I. Título.
09-06519 CDD-379
Educação de Jovens e Adultos: tensões e intenções
nos processos escolares
Rubens Luiz Rodrigues
Capítulo
Educação de Jovens e Adultos: uma história de luta
pelo direito de todos à educação
Geruza Cristina Meirelles Volpe
Capítulo
Raízes da política brasileira e Educação de Jovens e Adultos:
suas implicações para a escola pública
Rubens Luiz Rodrigues e Úrsula Paula da Silva
Capítulo
Expectativas dos jovens e adultos na busca pela escola
Airam Regina de AquinoMartins
Capítulo
Formação Continuada de Educadores de Jovens e Adultos:
caminho para a reflexão da prática?
Cíntia da Silva Costa
Capítulo
Ensino de língua portuguesa na EJA: reflexões acerca
da argumentação
Mariângela Tostes Innocêncio
Capítulo
O Ensino da Matemática na Educação de
Jovens e Adultos
Sandra Fernandes Leite e Úrsula Paula da Silva
Capítulo
Determinantes dos processos de socialização que
envolvem a escola no contexto da Educação de
Jovens e Adultos (EJA)
Airam Regina de Aquino Martins e Leda Maria Fernandes Mansur Lisboa
Capítulo
A contribuição da escola na trajetória de escolarização de
Jovens e Adultos x Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire
Coletivo do grupo de pesquisa