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Autores: Lenira Haddad
Sinopse:
Este livro constitui-se em uma das importantes publicações brasileiras que alimentaram intensos e profundos debates sobre a Educação Infantil e a sua identidade. Em especial, a pesquisa da autora, Lenira Haddad, realizada em uma creche paulista em meados do ano de 1980, foi capaz de anunciar, com grande sensibilidade e com o rigor exigido na pesquisa-ação, a problemática da Educação Infantil e, especialmente, a importância da luta pelo direito e pela qualidade no atendimento às crianças no espaço da creche. Entre as temáticas que a pesquisadora se debruçou destacamos: a concepção de infância e criança; a concepção político-social de creche; a relação família-instituição; a relação mãe-criança-educadora; as interações entre as crianças; a questão do gênero na educação infantil; a avaliação, o projeto educativo. O investimento em tantos temas e a articulação dialética entre eles resulta em um conhecimento sobre as políticas públicas e suas contradições, mas também, sobre os sentimentos e desejos dos diferentes atores sociais envolvidos nas atividades cotidianas da creche. Os sujeitos ganham, assim, rostos, corpos, vida. São assumidos como seres históricos, culturais e pertencentes a uma classe social. O livro é rico em exemplos de como a pesquisa sobre e na educação infantil pode produzir teorias e práticas educativas inovadoras, ao mesmo tempo em que subsidia reivindicações populares junto aos sistemas e ao estado. Importante enfatizar que além de desvelar todas essas facetas no processo investigativo, este livro foi capaz de traduzir certas especificidades no trabalho e na função social da creche, cujo papel é, sobretudo, de proporcionar a cada criança e a todas elas a ampliação das suas experiências, da convivência afetiva com pares e com a cultura, da autonomia, promovendo o desenvolvimento infantil e o exercício da cidadania. Vale a pena ler essa espetacular obra em qualquer tempo. Ivone Garcia Barbosa Goiânia, 09 de junho de 2016
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544409732
DOI:10.24824/978854440973.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:226
Formato:16x23
Assunto:
H125
Haddad, Lenira.
A creche em busca da identidade / Lenira Haddad
1. Educação 2. Creche - identidade 3. Creche – comportamento I. Título
III. Série.
CDD 373.22
A COMPLEXIDADE DE UM FENÔMENO
Creche: terra de ninguém
Alguns aspectos da historicidade da creche
O UNIVERSO DA CRECHE
O ingresso da pesquisadora em um órgão público
A Creche Municipal da Vila Alba
Histórico
Clientela
Seleção da clientela
Espaço físico
Pessoal
Rotina
Aspectos do dia a dia
O processo de estruturação da creche com
sua capacidade funcional
A delimitação dos papéis de cada um
O treinamento conduzido pela equipe técnica
Férias coletivas: uma perspectiva otimista
Conclusões temporárias de campo
O PROCESSO DE INTERVENÇÃO
A emergência de conflitos na relação creche-família
O primeiro encontro geral de funcionários
O processo de “arrumação da casa”
A temática da MÃE nas reuniões de pajens
e as propostas de “abertura das portas” aos familiares
A avaliação de
A temática da Mãe nas reuniões gerais de
funcionários e a reação à “abertura das portas”
A diretora como a representante da Mãe na creche
A busca de uma identidade própria da creche e dos profissionais
Creche: substituta da mãe/família?
Creche: uma instituição educativa
Projeto educativo: perspectivas e conflitos
O novo e o antigo
A despedida da Mãe
As marcas da mudança
O processo de reestruturação dos berçários
O processo de avaliação nos grupos maiores
A construção coletiva de um projeto educativo
A semana de encontro de funcionários e o contato com a literatura
A rematrícula em grupo de mães e uma nova
definição para a creche
O sistema de salas ambientes e a “abertura
das portas” às crianças
As etapas de uma programação mais consistente
O contato dos funcionários com o trabalho
acadêmico da pesquisadora
A reação das crianças à ampliação dos espaços
O sistema de “sala livre”
Algumas considerações sobre o sistema de salas ambientes
ISBN 978-85-444-0973-2