15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$100,26 sem juros | Total R$100,26 | |
2 x de R$50,13 sem juros | Total R$100,26 | |
3 x de R$33,42 sem juros | Total R$100,26 | |
4 x de R$25,94 | Total R$103,76 | |
5 x de R$21,11 | Total R$105,53 | |
6 x de R$17,89 | Total R$107,34 | |
7 x de R$15,59 | Total R$109,15 | |
8 x de R$13,87 | Total R$111,00 | |
9 x de R$12,54 | Total R$112,85 | |
10 x de R$11,47 | Total R$114,74 |
Autores: Izabel Cristina da Silva Reis
Sinopse:
Esse livro apresenta os resultados de uma pesquisa inédita realizada em escolas públicas e particulares nos municípios de Belo Horizonte, Betim e Divinópolis (MG) e teve como objetivo geral investigar como alunos e professores do Ensino Médio representam socialmente a Educação para a Paz. As análises quantitativa e qualitativa mostraram que ela é considerada como um fenômeno pertencente ao universo reificado e que os esforços pedagógicos para a sua prática na sala de aula ainda se mostram tímidos e pouco articulados. O modelo de Educação para a Paz proposto pretendeu gerar novos olhares e práticas pedagógicas coerentes em sala de aula para a manutenção da paz na comunidade educativa.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580424058
DOI:10.24824/978858042405.8
Ano de edição:2012
Número de páginas:362
Formato:16x23
Assunto:
Reis, Izabel Cristina da Silva
A Educação para a Paz: representações sociais de alunos e professores do Ensino Médio em Minas Gerais / Izabel Cristina da Silva Reis. - 1.ed. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
362p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85- 8042-405-8
1. Educação - Finalidades e objetivos - Minas Gerais. 2. Professores e formação - Minas Gerais. 3. Jovens e paz. 4. Jovens e violência. I. Título.
12-3747. CDD: 370.98151
CDU: 37(815.1)
O problema de pesquisa: fusão de histórias sobre educação e a paz
A violência e suas modalidades: o que a escola tem a ver com ela?
Perguntas de investigação
Objetivos da pesquisa
Objetivo geral
Objetivos específicos
Justificativa
CAPÍTULO MARCO TEÓRICO
Trajetória de contradições e esperanças: a Educação para a Paz
A renovação pedagógica: momento da Escola Nova
A UNESCO: mentora dos movimentos pacíficos entre as nações
A educação para a compreensão internacional
A educação para o desenvolvimento
A educação intercultural
A educação mundialista e multicultural
A educação para os direitos humanos
A Educação para o desarmamento: os sindicatos da educação e
movimentos no contexto da Guerra Fria
A paz como instrumento de investigação pela paz: o Peace Research
Movimentos de não violência no final do século XIX
Movimentos pedagógicos modernos: a escola como centro da paz
A paz que começa na própria pessoa: a corrente socioafetiva
A paz com todos e com tudo: a Corrente Holística
A Educação para a Paz e a educação para os valores humanos
A Educação para a Paz como uma representação social
O Ensino Médio, a Lei e a Escola: elementos norteadores para a
Educação para a Paz
Os conteúdos curriculares do Ensino Médio e suas áreas de conhecimento
Os conceitos estruturadores da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: considerações gerais
O currículo prescrito x currículo oculto: relações com a Educação
para a Paz
CAPÍTULO METODOLOGIA DA PESQUISA
Discussões teórico-metodológicas sobre a construção da tese em representações sociais da Educação para a Paz
A pesquisa qualitativa em representações sociais de Educação
para a Paz: considerações
A pesquisa quantitativa em representações sociais de Educação
para a Paz: considerações
Correlação: sentido e força
Coeficiente de correlação
Operacionalização da pesquisa
Caracterização da população e amostra da pesquisa
Instrumentos de coletas de dados
Sobre o questionário do aluno
Sobre o questionário do professor-referência
Sobre a entrevista do professor-referência
Sobre o acompanhamento das aulas do professor-referência
CAPÍTULO DEMONSTRAÇÃO DOS DADOS E ANÁLISE DOS RESULTADOS
Análise dos dados coletados - alunos do Ensino Médio das escolas pesquisadas
Análise quantitativa
Questionário – ª parte
Questionário – ª parte
O que é um professor-referência de Educação para a Paz no Ensino
Médio, na percepção dos alunos?
Análise dos dados coletados - professores-referência das escolas
de Ensino Médio pesquisadas
Análise quantitativa: questionários dos professores-referência
Concepções de Educação para a Paz e aspectos relacionados: os que pensam os professores?
Análise qualitativa – entrevista com os professores-referência
Concepções de Educação para a Paz e aspectos relacionados:
o que pensam os professores?
Análise do conteúdo das respostas por categoria descritiva significativa
para a Educação para a Paz
Fragmentos e descontinuidades: a sala de aula e a Educação para a Paz
Para que existem os Conceitos Estruturadores?
As muitas surpresas da sala de aula real
Sintetizando: principais resultados da pesquisa
CAPÍTULO CONCLUSÕES
Chegando ao final para recomeçar: proposição de um novo olhar
para o Ensino Médio
As muitas limitações desse trabalho