15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$77,88 sem juros | Total R$77,88 | |
2 x de R$38,94 sem juros | Total R$77,88 | |
3 x de R$25,96 sem juros | Total R$77,88 | |
4 x de R$20,15 | Total R$80,60 | |
5 x de R$16,40 | Total R$81,98 | |
6 x de R$13,90 | Total R$83,38 | |
7 x de R$12,11 | Total R$84,79 | |
8 x de R$10,78 | Total R$86,22 | |
9 x de R$9,74 | Total R$87,66 | |
10 x de R$8,91 | Total R$89,13 |
Autores: João Debastiani Neto - Clélia Maria Ignatius Nogueira
Sinopse:
Piaget estabeleceu que o conhecimento pode ser de três naturezas distintas cujas particularidades podem ser observadas segundo a interação existente entre o sujeito e o objeto. O conhecimento lógico-matemático é aquele originado das relações que o sujeito estabelece entre os objetos e, assim, não pode ser depreendido deles, embora neles se apoie; já o conhecimento físico é o que permite conhecer as propriedades físicas dos objetos, tais como cores e tamanho e, portanto, pode ser depreendido deles e o conhecimento social se refere ao aspecto convencional, arbitrário ou subjetivo de um determinado fenômeno. Ao considerar as especificidades da natureza do conhecimento em uma vertente pedagógica, observam-se alguns equívocos no que se refere a maneira como são abordados os conteúdos das diferentes disciplinas. Segundo pressupostos da Epistemologia Genética, cada disciplina deve contemplar as particularidades do conhecimento de sua área, não importando práticas pedagógicas de campos distintos. No entanto, quando se considera a modalidade de Educação a Distância (EaD), um novo ambiente é criado, ocasionando modificações nas interações didáticas, principalmente no que se refere às distâncias espaço-temporais entre alunos e professores. Todavia, essas mudanças de natureza prática influenciam na maneira como os conteúdos são abordados pelos docentes? Dito de outra forma, os professores que atuam na EaD consideram as diferentes naturezas do conhecimento para preparar suas aulas? Ou realizam práticas similares às do Ensino Presencial? Com interrogações dessa magnitude, foi estruturada esta obra, que buscou identificar se os docentes consideram as diferentes naturezas do conhecimento quando ministram aulas na modalidade a distância.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544428337
DOI:10.24824/978854442833.7
Ano de edição:2018
Número de páginas:180
Formato:16x23
Assunto:
D286
Debastiani Neto, João
A natureza do conhecimento científi co na prática docente da Educação a Distância João
Debastiani Neto, Clélia Maria Ignatius Nogueira – Curitiba CRV, 2018
180 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2833-7
DOI 10248249788544428337
1 Educação 2 Epistemologia 3 Educação a distância 4 Formação docente I Nogueira,
Clélia Maria Ignatius II Título III Série
CDU 37 CDD 37135
APRESENTAÇÃO
SEÇÃO I
SOBRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SEÇÃO II
SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SEÇÃO III
CAMINHOS DA PESQUISA
SEÇÃO IV
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES