15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$47,85 sem juros | Total R$47,85 | |
2 x de R$23,93 sem juros | Total R$47,85 | |
3 x de R$15,95 sem juros | Total R$47,85 | |
4 x de R$12,38 | Total R$49,52 | |
5 x de R$10,07 | Total R$50,37 | |
6 x de R$8,54 | Total R$51,23 | |
7 x de R$7,44 | Total R$52,09 | |
8 x de R$6,62 | Total R$52,97 | |
9 x de R$5,98 | Total R$53,86 | |
10 x de R$5,48 | Total R$54,76 |
Autores: Adriana Ferreira Gentil
Sinopse:
Discutir a palavra no processo de alfabetização decorre da necessidade de compreensão das implicações da prática pedagógica no desenvolvimento cognitivo. Essa afirmação sustentamos tendo em vista os estudos embasados na Teoria Histórico-Cultural, que evidenciam a palavra mais do que forma de comunicação portadora de um significado, mas como célula da linguagem. Dessa forma, aprender a ler e a escrever não significa apenas decodificar um registro, mas operar com conceitos que representam a realidade. Nesse estudo, buscamos evidenciar aos professores alfabetizadores e pesquisadores a relevância de se (re)pensar a organização do ensino como promotor do desenvolvimento cognitivo, atentando para um dos detalhes fundamentais desse processo: a palavra.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544410769
DOI:10.24824/978854441076.9
Ano de edição:2016
Número de páginas:208
Formato:14x21
Assunto:
G324
Gentil, Adriana Ferreira.
A palavra como expressão do conceito: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da linguagem escrita/Adriana Ferreira Gentil
208 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1076-9
1. Educação 2. Aprendizagem – linguagem 3. Aprendizagem – escrita
I. Título II. Gentil, Adriana Ferreira. III. Série.
CDD 792
PREFÁCIO
Benedita de Almeida
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
INTRODUÇÃO
A PALAVRA COMO EXPRESSÃO DO CONCEITO
E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA:
contribuições da teoria histórico-cultural
Palavra: a “célula da linguagem”
A Palavra e o desenvolvimento do psiquismo
A elaboração conceitual por meio da
aprendizagem da linguagem escrita
Elaboração conceitual: a palavra como e
expressão do conceito na linguagem escrita
A PALAVRA COMO EXPRESSÃO DO CONCEITO: contribuições dos documentos elaborados pelo MEC para o ensino da linguagem escrita
O Ensino Fundamental de Nove Anos e os documentos oficiais orientadores do ensino da
linguagem escrita
Principais orientações teórico-metodológicas para a aprendizagem da linguagem escrita
O lúdico no processo de alfabetização
A literatura como estratégia de
ensino-aprendizagem da linguagem escrita
Aprendizagem conceitual na linguagem escrita
A compreensão da palavra como expressão do conceito: pressupostos e encaminhamentos nos documentos do MEC
A PALAVRA COMO EXPRESSÃO DO CONCEITO: contribuições para a organização do ensino da linguagem escrita
Experimento didático-formativo como metodologia
Lócus e sujeitos da pesquisa
Organização do experimento didático-formativo: pressupostos e fundamentos
Fase do experimento didático-formativo: o trabalho com grupos representativos
Fase do experimento didático-formativo: a intervenção pedagógica
Primeira aula: a palavra como meio de comunicação e pensamento
Segunda aula: sentido e significado da palavra
Terceira aula: o campo semântico das palavras
Quarta aula: elaboração do dicionário do º ano B
Quinta aula: revisão do Dicionário do º ano B e conclusão do experimento
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
SOBRE A AUTORA