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Autores: Magali de Castro - Leila de Alvarenga Mafra
Sinopse:
O baixo desempenho escolar dos estudantes da escola básica nos testes nacionais coloca a discussão dos processos de escolarização em destaque. Nesse cenário, a atuação do professor assume relevo especial. Se, por um lado, o poder público cobra das escolas melhores resultados, por outro, as famílias esperam que elas solucionem os problemas que estão enfrentando na educação de seus filhos. Essas demandas recaem sobre o professor que, mais do que nunca, se sente pressionado a dar respostas a essas questões. Mas que profissional é esse que enfrenta desafios dessa magnitude e sobre o qual pesam tantas responsabilidades? É desse profissional que fala este livro, permitindo conhecê-lo melhor, porque se debruça sobre questões relacionadas aos seus processos de formação e de atuação. Constitui-se em uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Profissão Docente e reveste-se de grande importância, sobretudo porque coloca questões em um campo em que a produção acadêmica ainda é bastante incipiente no Brasil. É um livro que reúne uma série de trabalhos que, ao mesmo tempo, fornecem dados e informações sobre o exercício da docência e também exemplos de abordagens metodológicas que podem orientar estudos nessa área. A primeira parte do livro está voltada para o campo da investigação, oferecendo uma excelente contribuição para professores e alunos interessados em discutir o processo de construção e de desenvolvimento de um projeto de pesquisa, assim como para todos que buscam formas de melhor elaborá-lo. Na segunda e terceira parte do livro estão reunidos uma série de artigos que vão tratar, respectivamente, de aspectos históricos do magistério e também de práticas e condutas que integram a ação docente. Analisar problemas relacionados à pesquisa educacional ajuda-nos a repensar nossas próprias práticas nesse campo. Entender como a profissão docente foi sendo constituída ao longo da história da educação brasileira; compreender seus processos de formação no interior de instituições de ensino, em que se destacam as Escolas Normais, lança luzes sobre os problemas contemporâneos no campo da profissionalização do magistério da educação básica. Discutir as dinâmicas de constituição identitária, a origem de determinadas práticas e modificações ocorridas na profissão, bem como alguns de seus processos formativos são também temáticas abordadas pelos autores desse livro. Espero que a leitura dos artigos aqui reunidos sirva de inspiração para novos trabalhos no campo da educação, estimulando a criação de novas idéias, propiciando inquietações e reflexões, sugerindo pistas e caminhos que auxiliem na escolha e definição de percursos teórico-metodológicos de pesquisas. Belo Horizonte, 16 de junho de 2010 Lucíola L. Santos
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480782
DOI:10.24824/978856248078.2
Ano de edição:2010
Número de páginas:172
Formato:16x23
Assunto:
A Pesquisa sobre a profissão docente : desafios e perspectivas / Magali de Castro, Leila de
Alvarenga Mafra, (organizadoras). -- 1. ed. -- Curitiba : Editora CRV, 2010.
171p.
Vários autores
Bibliografia
ISBN 978-85-62480-78-2
1. Educação 2. Educação - Brasil - História3. Pedagogia 4. Pesquisa educacional 5.
Prática de ensino 6. Professores - Formação profissional I. Castro, Magali de. II. Mafra, Leila
de Alvarenga.
10-06291 CDD-370.71
A pesquisa sobre a profissão docente: notas introdutórias
Leila de Alvarenga Mafra
Magali de Castro
parte
Pesquisa em educação: algumas reflexões
Da construção do projeto ao relatório de pesquisa:
os desafios do pesquisador
Magali de Castro
parte
estudos históricos sobre o magistério
O Instituto de Educação de Minas Gerais:
constituição histórica, transformações e permanências (-)
Leila de Alvarenga Mafra
As práticas de formação docente na Escola Normal
Oficial de Dores do Indaiá/MG – /
Cleide Maria Maciel de Melo
A invenção da professora ruralista nas políticas públicas do Estado
Minas Gerais, no fim da década de
Helder de Moraes Pinto
O Magistério Primário em Sergipe (-)
Ronaldo Antonio Pereira da Silva
parte
Profissão docente: percursos e práticas
Desvelando a profissão docente no contexto das políticas
públicas da década de oitenta: estudo a partir da vivência de
profissionais de uma escola pública de ensino fundamental
Cátia de Oliveira Andrade
“A gente é muita coisa para uma pessoa só”:
histórias de professoras de creche
Tereza Cristina Monteiro Cota
O habitus disciplinar no ambiente familiar, na formação escolar
e na prática pedagógica de professores do ensino fundamental:
incorporação, reprodução e contradições
Maria José de Morais Pereira
Uma escola em um canteiro de obras no Iraque:
um estudo sobre formação continuada e o desenvolvimento
profissional do professor
Anacélia Santos Rocha