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Sinopse:
Esta coletânea apresenta uma diversidade de estudos que traçam um panorama sobre o cenário atual da privatização do ensino superior brasileiro. Os textos aqui reunidos foram produzidos por pesquisadoras e pesquisadores que, há muito, têm se debruçado sobre essa temática de investigação e fornecem uma perspectiva crítica sobre os desdobramentos do setor privado e as consequências sobre o ensino superior nacional. Concentração, reelitização, tensionamento público-privado, desafios ao modelo comunitário, formação docente e mercantilização do ensino estão entre as questões abordadas pelos capítulos desta obra. Ao reunir olhares diversos, esta coletânea busca não apenas compreender o fenômeno da privatização, mas também fomentar o debate público sobre os rumos e os desafios da educação superior no Brasil no século XXI.
Autores:
Adriano Souza Senkevics
Técnico de planejamento e pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela UnB. No mestrado e no doutorado, realizou estágio-sanduíche na Universidade de Sydney (Austrália) e de Toronto (Canadá), respectivamente. Vencedor do Prêmio Capes de Tese na área de Educação e do Grande Prêmio Capes de Tese na área de Humanidades em 2022 pelo seu doutorado, e da 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero em 2015 pelo seu mestrado. Atuou por 10 anos como pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tendo exercido a função de Coordenador-Geral de Estudos Educacionais (CGEE) em 2023.
André Pires
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior – GEPES. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do Conselho Superior do Núcleo de Políticas Públicas (NEPP), do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (FOCUS) e do Centro de Antropologia de Processos Educativos (Ceape) da Unicamp. É membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (Lapes) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde desenvolve seu Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia da UFRJ. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Desenvolveu Pós-Doutorado na Universidade de Princeton (Estados Unidos) em 2017. Tem experiência em sociologia da educação, com ênfase nos estudos sobre desigualdades, pobreza, políticas de inclusão e de permanência no ensino superior e políticas de transferência de renda.
Clarissa Tagliari
Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. Realizou período de doutorado sanduíche na Escola de Ciências Sociais de Cardiff University pelo programa Erasmus+. Mestre pelo PPGSA/UFRJ. Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela UFRJ. Professora efetiva de Sociologia no Colégio Pedro II. Atualmente atua como Assessora na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em ensino de sociologia, sociologia da educação, desigualdades educacionais e sociologia do ensino superior.
Cristina Fioreze
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado Sanduíche (PDSE-Capes) realizado no Institute of Education/University College London. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Foi Pesquisadora Visitante no Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), na University of Twente/Holanda. Autora do relatório Brazil: tracing good and emerging practices on the right to higher education; policy initiatives on the right to higher education in Brazil, para a UNESCO IESALC. É professora e pesquisadora da UPF, no curso de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Coordena a pesquisa Diversidade no perfil dos estudantes e a formação de profissionais comprometidos com o bem público na educação superior, financiada pelo CNPq.
Danielly Da Costa Vila Real
Graduada em Pedagogia pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, mestre e doutora em Ciências Sociais (PPGCS/UFES). Atuou como professora de Educação Infantil na esfera privada; professora do Ensino Fundamental pela SEME – Secretaria Municipal de Educação de Vitória-ES e professora de Sociologia e Filosofia pela SEDU – Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo. Cursou Estágio de Docência em Instrumentalização do Ensino de Ciências Políticas e atuou como professora voluntária em Sociologia da Educação para os cursos de graduação em Ciências Sociais e Pedagogia da UFES. Atualmente é Pedagoga concursada pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e bolsista de Pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Transformações da Participação, do Associativismo e do Confronto Político (INCT Participa).
Everton Garcia Da Costa
Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisas sobre Games, Cultura e Sociedade (GamePesq) e do Grupo de Estudos Sobre Universidade (GEU/Sociologia). Atualmente, é coordenador da Comissão de Graduação do Curso de Ciências Sociais da UFRGS.
Flavio Carvalhaes
Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação e Desigualdade Social, com interesse especial pelos seguintes temas: educação, disparidades sociais em saúde, relações raciais, transições da escola para o trabalho e metodologia quantitativa. Possui pós-doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), na Columbia University e na Freie Universität Berlin.
Juliana Cássia De Souza Yamaguti
Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP/Ribeirão Preto). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto e Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tem experiência em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: discurso pedagógico escolar, gêneros do discurso, prática pedagógica, formação de professores, ensino de língua portuguesa e análise discursiva de “linha” francesa. Participou do projeto Observatório de Educação, em parceria com a FEA-RP, em que foram discutidas questões relacionadas às avaliações externas e financiamento na Educação Básica. Atua como pedagoga (coordenadora pedagógica) da rede pública municipal de Vitória/ ES.
Marcelo Medeiros
Tem formação em Sociologia e Economia. Atualmente é Pesquisador Senior na Columbia University. Autou como professor – ou pesquisador-visitante – na Columbia University, Princeton University, Yale Law School – New Haven, University of California Berkeley, Sophia University Tóquio, CNRS-Cermes3 – Paris, Institute for Human Development – Delhi, no Indira Ghandi Institute – Mumbai, Cambridge University, UNSAM – Buenos Aires e Universidade de Brasília. Foi pesquisador do International Poverty Centre – UNDP, do Ipea e especialista em avaliação de políticas do TCU. Recebeu o Fred L. Soper Award, prêmio da Organização Mundial da Saúde para a melhor publicação em saúde pública de 2012, o Prêmio Tesouro Nacional em Economia do Setor Púlblico, 2012 (3º. lugar), o prêmio Anpocs de melhor tese de doutorado em Ciências Sociais de 2003, medalha de melhor estudo sobre desenvolvimento do Senado Federal – Instituto Tancredo Neves em 2000 e menção de Melhor Estudo de Aluno de Graduação do XX Eneco em 1993. Atuou como membro de conselhos de pesquisa na AUC – Cairo e na Fiocruz – Rio. É membro da SBPC, da ISA e da SBS.
Olmiro Cristiano Lara Schaeffer
Professor titular da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC/UPF). Doutor e mestre em Educação, especialista em Publicidade e Cultura Contemporânea e graduado em Comunicação Social pela UPF. Desde 2005 atua como docente no curso de Publicidade e Propaganda. Atualmente também atua como supervisor de criação do Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (NEXPP/UPF). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF) e é pesquisador do projeto “O sistema de educação superior e a contribuição das diferentes redes estatal, mercantil e privada sem fins de lucro – para o desenvolvimento socioeconômico do país” (CNPq). Tem experiência na gestão do ensino superior, como coordenador de curso (2009-2014), membro do Conselho Diretor da Fundação UPF (2014-2018) e em diversas assessorias e comissões. É membro do Conselho Universitário da UPF (Consun/UPF) e representante de extensão do IHCEC/UPF.
Rosanne Evangelista Dias
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Política e Administração em Educação pela UERJ e mestre em Educação pela UFRJ. Estagiou pelo Convênio CAPES-GRICES na Universidade do Porto (Ciências da Educação). Professora Associada da Faculdade de Educação e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ). Atuou como Professora Visitante Sênior no Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educacion (IISUE) da Universidad Nacional Autónoma de México. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Políticas de Currículo e Docência.
Wagner Nobrega Torres
Doutorado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGPS/UENF); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Bacharelado e Licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Técnico Operacional Nível Superior/ História. Trabalha no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico LEEA/ CCH – UENF. Investiga Políticas Educacionais com enfoque no currículo a partir de uma abordagem pós-estrutural. Atua como Coordenador Técnico Pedagógico de cursos de formação continuada para professores da educação básica e oferece suporte a programas de estudos, pesquisas e atividades docentes na área de História Geral e do Brasil no curso de Graduação em Ciências Sociais da UENF. É Professor Docente I Efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC, RJ), lecionando as disciplinas História, Filosofia e Sociologia, desde 2007.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8046-5
ISBN Digital: 978-65-251-8043-4
DOI: 10.24824/9786525180465.5
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 166
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: P943 A privatização e o ensino superior brasileiro: um olhar sobre o cenário atual / Everton Garcia da Costa (organizador). – Curitiba : CRV, 2025. 166 p. Bibliografi a ISBN Digital 978-65-251-8043-4 ISBN Físico 978-65-251-8046-5 DOI 10.24824/978652518046.5 ISBN Digital 9786525180434 ISBN Físico 9786525180465 DOI 10.24824/978652518046.5 1. Ensino Superior. 2. Sociologia. 3. Privatização. 4. Educação. I. Costa, Everton Garcia da. org. II. Título III. Série. CDU: 378.1 CDD: 379.263 Índice para catálogo sistemático 1. Ensino Superior – 379.263
 
