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Autores: Ivonete Benedet Fernandes Coan : Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Sinopse:
Esta pesquisa teve por objetivo analisar conteúdo e pressupostos teórico-metodológicos sobre alfabetização com letramento contidos na Proposta Curricular de Santa Catarina, para identificar conceitos e encaminhamentos efetuados pelo Estado Catarinense aos professores da rede estadual de ensino por meio dessa política pública. O estudo teve por base a perspectiva epistemológica histórico-crítica, sob a qual efetuou-se a análise documental e pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura sobre as categorias pesquisadas. A questão norteadora das discussões foi a de pensar de que maneira a Proposta Curricular Catarinense cumpre sua função de orientar o trabalho de alfabetização com letramento dos professores dos primeiros anos do ensino fundamental nas escolas públicas estaduais. A importância de responder a esse questionamento reside em refletir sobre a autonomia dos Estados da Federação em desenvolver uma Proposta Curricular para as escolas públicas estaduais e que as orientações sejam de fato a base do trabalho pedagógico para as escolas. Para que se efetive, há necessidade de que os professores da rede de ensino compreendam os conteúdos veiculados na Proposta, composta sob o materialismo histórico de perspectiva marxista.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544400401
DOI:10.24824/978854440040.1
Ano de edição:2014
Número de páginas:212
Formato:14x21
Assunto:
Esta pesquisa teve por objetivo analisar conteúdo e pressupostos teórico-metodológicos sobre alfabetização com letramento contidos na Proposta Curricular de Santa Catarina para identificar conceitos e encaminhamentos efetuados pelo Estado Catarinense aos professores da rede estadual de ensino por meio dessa política pública. O estudo teve por base a perspectiva epistemológica marxista/histórico-crítica.
