15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$35,88 sem juros | Total R$35,88 | |
2 x de R$17,94 sem juros | Total R$35,88 | |
3 x de R$11,96 sem juros | Total R$35,88 | |
4 x de R$9,28 | Total R$37,13 | |
5 x de R$7,55 | Total R$37,77 | |
6 x de R$6,40 | Total R$38,41 | |
7 x de R$5,58 | Total R$39,06 | |
8 x de R$4,97 | Total R$39,72 | |
9 x de R$4,49 | Total R$40,39 | |
10 x de R$4,11 | Total R$41,06 |
Autores: Ronei Guaresi
Sinopse:
A invenção da escrita é provavelmente o elemento cultural mais importante e complexo da nossa espécie. Biologicamente, é impressionante a capacidade de o cérebro humano em ler. É notável nossa capacidade de integrar diversos níveis de processamentos que nos permite “ouvir com os olhos”. Socialmente, ler e escrever proficientemente tornaram-se importantes habilidades para promoção da inserção social do indivíduo. Lamentavelmente, ano após ano as avaliações oficiais atestam nossa incapacidade de alfabetizar bem e a todos no tempo esperado para tanto. Análise do cenário atual mostra que somos um país cuja renda é bastante concentrada e cuja qualidade da educação oferecida é segregatória e colabora para a desigualdade. A apropriação proficiente da leitura e da escrita implica superação pelo aprendiz de três grandes desafios: o domínio das correspondências entre a cadeia da fala e a da escrita; a compreensão leitora e a inserção satisfatória no mundo letrado. Em função disso, essa obra procurou responder à questão que faz parte do título: é possível qualificar o ensino da língua materna? Para isso, mobilizamos elementos com o intuito de promover reexame e consequente qualificação de práticas no ensino de língua materna. Os elementos destacados aqui, se não são suficientes, são necessários para a melhoria da educação e para a promoção mais equânime das oportunidades sociais no Brasil.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544421758
DOI:10.24824/978854442175.8
Ano de edição:2017
Número de páginas:110
Formato:14x21
Assunto:
G948a
Guaresi, Ronei
Alfabetização e letramento: é possível qualificar o ensino de língua
materna no Brasil? / Ronei Guaresi. – 1. ed. – Curitiba, PR : CRV, 2017.
110 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-2175-8
DOI 10.24824/978854442175.8
1. Alfabetização. 2. Educação. 3. Letramento. I. Título.
18-47112 CDD: 372.4
CDU: 372.4
PREFÁCIO
Vera Wannmacher Pereira
O ENSINO INICIAL DO SISTEMA ALFABÉTICO
DE ESCRITA NO BRASIL
ALFABETIZAÇÃO: o primeiro grande desafio no
curso de apropriação dos sistemas alfabéticos de escrita
O PAPEL DA PRÁTICA DA LEITURA E
DA CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA AO
DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA
A INSERÇÃO DO INDIVÍDUO NAS PRÁTICAS
SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA