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Autores: Regina Oneda Mello - Ortenila Sopelsa
Sinopse:
As questões de linguagem são estratégias possibilitadoras da apropriação do conhecimento e, por isso, merecem especial atenção no processo de alfabetização, o momento mais significativo na formação escolar.. Ler e escrever significa apoderar-se da produção e dos significados das palavras, da compreensão da leitura e da escrita, e constituir-se de cidadania plena. Para esta compreensão, o funcionamento do sistema alfabético precisa ser aprendido pelo aluno. Os conhecimentos de consciência fonológica contribuem para o aprendizado da escrita e da leitura e são fundamentais para auxiliar os professores no planejamento da intervenção pedagógica com vistas à aprendizagem significativa. A aprendizagem das letras e dos numerais é a grande novidade para o aluno no processo de alfabetização escolar e, regra geral, é o que muitas famílias esperam: que seus filhos aprendam a escrever e a ler de forma competente. As palavras são portadoras de conteúdos, de formas de pensar, de sentir, de ver os eventos do mundo. Ler e escrever é compreender os significados culturais das palavras. Soletrar, decodificar palavras ou frases não chega a ser leitura se esse processo de decodificação não for acompanhado da compreensão do significado veiculado pelas estruturas linguísticas: letras, sílabas, palavras, frases. Ler e produzir textos significativos são competências e habilidades aprendidas em processos de ensino e de aprendizagem, portanto responsabilidade dos processos de intervenção e mediação planejados na escola formal. Alunos autores, capazes de respostas autônomas É esta a principal competência que se espera ao final do ciclo de alfabetização: que os alunos, ao dominarem o código escrito, ampliem o campo semântico (significados) das palavras e sejam capazes de posicionar-se diante de escritas e leituras de si mesmos e de outros. Se o objetivo é formar cidadãos capazes de utilizarem-se da escrita em suas relações sociais é imprescindível organizar o trabalho educativo voltado para a prática continuada de produção de textos. A passagem para a produção textual autora se faz com planejamento pedagógico voltado às oportunidades de escrita e leitura dos alunos, possibilitando-lhes o avanço na formação da consciência fonológica e de suas consequências. Na ação de escrever de forma espontânea o aluno vai encontrando o seu jeito de dizer e pensar sobre o mundo. Vai exercendo o seu direito de palavra.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403150
DOI:10.24824/978854440315.0
Ano de edição:2015
Número de páginas:172
Formato:14x21
Assunto:
Alfabetização e produção textual: implicações da consciência fonológica / Regina Oneda Mello, Ortenila Sopelsa.
172 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0315-0
1. Língua portuguesa - Composição e exercícios - Estudo e ensino. 2. Língua portuguesa - Estudo e ensino. 3. Alfabetização. I. Mello, Regina Oneda. II. Sopelsa, Ortenila.
15-19581
CDD: 469.8
CDU: 811.134.3'27SUMÁRIO
PREFÁCIO
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA:
da alfabetização ao letramento, a construção na
sala de aula
A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NAS VOZES
DAS PROFESSORAS
AS DIFICULDADES NO PROCESSO DA
CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA SEGUNDO
AS PROFESSORAS P E P
AS TESSITURAS NAS CONSTRUÇÕES DOS
TEXTOS ESPONTÂNEOS
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: grupo de estudos e
atividades de intervenção pedagógica
PRODUÇÃO TEXTUAL:
consciência fonológica, escrita e leitura
CONSIDERAÇÕES REFLEXIVAS
REFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS