15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$40,68 sem juros | Total R$40,68 | |
2 x de R$20,34 sem juros | Total R$40,68 | |
3 x de R$13,56 sem juros | Total R$40,68 | |
4 x de R$10,52 | Total R$42,10 | |
5 x de R$8,56 | Total R$42,82 | |
6 x de R$7,26 | Total R$43,55 | |
7 x de R$6,33 | Total R$44,29 | |
8 x de R$5,63 | Total R$45,04 | |
9 x de R$5,09 | Total R$45,79 | |
10 x de R$4,66 | Total R$46,55 |
Autores: João Alberto da Silva (Orgs.)
Sinopse:
O número de publicações na área da aprendizagem da matemática ainda é menor do número de livros e artigos que são publicados na área da aprendizagem da leitura e da escrita. Entretanto, essa diferença já foi bem maior. Há uma crescente preocupação entre educadores e pesquisadores na área do ensino e aprendizagem da matemática em divulgar seus trabalhos, oferecendo recursos para o avanço na educação matemática. Contribuem para essa motivação, por um lado, a progressiva importância da matemática na atualidade, tanto na vida diária das pessoas, quanto no domínio das tecnologias; por outro lado, os alarmantes índices de fracasso na aprendizagem da matemática. É nessa perspectiva, que se insere esta publicação, indicada a professores do ensino fundamental, que desejam conduzir sua prática considerando o desenvolvimento da cognição matemática dos alunos, os princípios da própria matemática e a importância de contextualizar a matemática na vida diária. O livro é apresentado em dois grandes blocos, que oferecem um caminho profícuo para o aprofundamento teórico e o aprimoramento da prática. O primeiro é dedicado aos fundamentos teóricos do ensino-aprendizagem da matemática. O segundo apresenta diferentes exemplos ilustrativos de projetos matemáticos específicos, identificando objetivos, descrição das atividades, recursos, avaliação, consideração das necessidades especiais. Interligando os dois blocos está a permanente preocupação com significado e compreensão, com a intenção de oportunizar atividades que façam sentido e que estejam conectadas com a realidade dos alunos e é demonstrado o quanto as práticas mecanicistas do ensino tradicional da matemática podem ser nociva para eles. Do Prefácio escrito por Clarrisa S. Golbert
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544401644
DOI:10.24824/978854440164.4
Ano de edição:2014
Número de páginas:128
Formato:16x23
Assunto:
Alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental / organização João
Alberto da Silva 978-85-444-0164-4
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Prática de ensino I
Silva, João Alberto da
PARTE I
FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CAPÍTULO I
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Greice Duarte Lopes
CAPÍTULO II
RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
NO ENSINO DA MATEMÁTICA: um desafio de todos
Sônia Bessa
CAPÍTULO III
PERFIS DOCENTES SOBRE O USO DE MATERIAIS
PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
João Alberto da Silva
PARTE II
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CAPÍTULO I
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: multiplicação e divisão
nos anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos
Greice Duarte Lopes
Lara Montichel de Castro
João Alberto da Silva
CAPÍTULO II
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: uma prática necessária
com crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Francisca Maria Gomes Pinto
Juliana Saraiva
Sabrina Silveira Schroeder
CAPÍTULO III
ATIVIDADES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO FIM
DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Greice Duarte Lopes
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA_ x _ - h m- FANindd // ::
CAPÍTULO IV
REPRESENTAÇÃO ESPACIAL:
da importância ao significado
Janaina Borges da Silveira
Daiane dos Santos Beiersdorf
Francisca Maria Gomes Pinto
CAPÍTULO V
AS DISTÂNCIAS E AS PROPORÇÕES:
da sala de aula ao Sistema Solar
Roberta Chiesa Bartelmebs
Daiane dos Santos Beiersdorf
Samanta Costa Calcagno
CAPÍTULO VI
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: o uso da estatística
com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Sabrina Silveira Schroeder
Lara Montichel de Castro
ADAPTAÇÕES PARA OS ALUNOS
COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE)
Juliana Hartleben
Janaína Borges da Silveira
Fabrício Medeiros Ayres