| 15% OFF | Comprando 3 ou mais | 
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais | 
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais | 
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
                            | 1 x de R$55,78 sem juros | Total R$55,78 | |
| 2 x de R$27,89 sem juros | Total R$55,78 | |
| 3 x de R$18,59 sem juros | Total R$55,78 | |
| 4 x de R$14,43 | Total R$57,73 | |
| 5 x de R$11,74 | Total R$58,71 | |
| 6 x de R$9,95 | Total R$59,72 | |
| 7 x de R$8,67 | Total R$60,73 | |
| 8 x de R$7,71 | Total R$61,75 | |
| 9 x de R$6,97 | Total R$62,79 | |
| 10 x de R$6,38 | Total R$63,83 | 
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                            Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Hildete Pereira dos Anjos
 
 Sinopse:
Começo a apresentação de “As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial” com a epígrafe extraída de O narrador, em que Walter Benjamin nos coloca como questão a escassez das ações da experiência na sociedade moderna. Ele nos fala de como as pessoas estão cada vez mais pobres em experiência comunicável, sintoma das características de um mundo “que expulsa gradualmente a narrativa da esfera do discurso vivo” (BENJAMIN, 1994, p. 201); sintoma das transformações ocorridas não apenas no mundo físico, mas também no mundo ético, cada vez mais prenhe de experiências desmoralizadas, como aquelas produzidas pelos horrores das guerras, pelas questões econômicas, políticas e sociais. Os trabalhos aqui trazidos parecem propor um percurso que vai na contramão da escassez da experiência de que fala Benjamin, trazendo sob diferentes preocupações as histórias de vida de professoras, reunidas sob a temática da deficiência. Estas preocupações se voltam para temas como: a compreensão da deficiência, noções de inclusão, as motivações para o trabalho, as práticas docentes, a formação, a questão identitária, os saberes docentes, a pesquisa-formação etc. Todos, temas urgentes e atuais na vida profissional do professor. Seria este um modo de escovar a história a contrapelo, como propõe Benjamin? Ou seja, um modo de cavar, num mundo cada vez mais veloz e ávido por informações ligeiras, um espaço para a experiência formativa? Nilsa Brito Ribeiro (da “Apresentação”)
 
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580429732
DOI:10.24824/978858042973.2
Ano de edição:2014
Número de páginas:182
Formato:16x23
Assunto:
PREFÁCIO 
A INCLUSÃO E AS HISTÓRIAS DE VIDA: apresentando a
questão e seus transbordamentos 
Encontrando na literatura rumos para o pesquisar 
Trocando em miúdos: a produção coletiva
do percurso de pesquisa 
Para começar a discutir formação, inclusão e deficiência 
AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
a experiência local 
Retrato da equipe de educação especial:
traçando o perfil docente 
MEMÓRIAS DAS PROFESSORAS: histórias que se entrecruzam 
Falando sobre a história de formação 
Walkyria: no lugar exato 
Lúcia: buscar alternativas 
Keyliane: em começo de formação 
Maria Elena: a pessoa certa 
Lucilene: “aprendi a ser professora na educação especial” 
Edinalva: aprendendo com os erros  
Câmelha: a partir da alfabetização de uma criança cega 
Sandra Souza: “faço coisas que fizeram comigo”  
Noeme: “não foi por opção fui descobrindo
a sensibilidade como professora”  
Sidiléia: “Eu quero uma sala!” 
Rosimar: “Eu cobro mesmo!” 
Beatriz: importância do apoio da família  
Francisca: gosto por desafios  
Rosilene: não sabia dizer não 
Joseane: um sonho de criança  
Maria Lucideane: desde a implantação da educação especial 
Sebastiana: “onde eu me encontrei” 
Eleúza: para ajudar o filho 
Melice: criando estratégias 
Eliana: ampliando os espaços 
Sandra Lopes: sem saber o que vinha pela frente 
Iracelma: uma trajetória na educação de surdos 
A PRESENÇA DAS PROFESSORAS NA HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 
Viver a história: do isolamento das classes especiais
ao pertencimento à rede regular 
OUTROS OLHARES PARA AS MEMÓRIAS:
estabelecendo diálogos 
Primeiros contatos com a questão da deficiência:  
As noções de “deficiência” e “especial” nas falas das professoras 
Relações entre inclusão e deficiência
A noção de inclusão
Deficiência e outros termos
Para esboçar uma conclusão  
Motivação para atuar na educação especial 
Práticas pedagógicas do docente da SRM
e seus processos formativos 
Práticas pedagógicas no contexto do AEE 
A formação do professor para a atuação na educação especial 
Identidades em construção: memórias e narrativas docentes
delineando as professoras das salas de recurso  
Relatos orais: evidências do percurso de construção
dos saberes docentes 
Pesquisa-formação: diálogos com a produção acadêmica 
Saberes docentes em fragmentos de relatos 
As normas e leis da educação especial na
memória das professoras 
A VIAGEM DE FORMAÇÃO: parada para olhar pra trás 
REFERÊNCIAS 
Sobre os autores  H578
As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação
especial / organização Hildete Pereira dos Anjos. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV,
2014.
182p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-973-2
1. Educação especial. 2. Inclusão escolar. 3. Educação inclusiva. I. Anjos,
Hildete Pereira dos.
14-10162
CDD: 371.94
CDU: 376.43
