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Autores: Lincoln Moraes de Souza
Sinopse:
Dentre os falsos dilemas que atravessam a avaliação de políticas públicas, um dos mais importantes e geralmente implícito é sobre os vínculos com a teoria no sentido amplo. De um lado, tem-se a impressão de que a atividade pode se dar ao luxo de caminhar garbosamente sem uma orientação teórica e que se basta com um empirismo vulgar. De outro lado, a teoria é contraposta a procedimentos metodológicos, como se estes fossem competidores daquela e disputassem um lugar na avaliação. Em alguns momentos, inclusive, a teoria é reduzida a simples hipótese com a necessidade de uso indispensável de testes estatísticos. Na verdade, a antinomia reside em outro plano: o crescimento da avaliação subordinada à ideologia neoliberal e materializada através do chamado gerencialismo, considerada como ferramenta de privatização do Estado e perseguição ao funcionalismo; avaliação enquanto pesquisa social, trabalhando com o método científico, envolvendo teoria e abrindo a possibilidade de fazer parte de políticas públicas que beneficiem a população como um todo e não somente uma minoria privilegiada. Mas as relações da avaliação de políticas públicas com a teoria, nem sempre foram explícitas. Já no início, tiveram raízes diferentes, mudaram ao longo do tempo e terminaram, no fundamental, ancoradas em três teorias, referenciadas, respectivamente, em Campbell, Weiss e Rossi e Chen. E, o que constitui o núcleo do livro, ainda não foi, propriamente, elaborada de modo sistemático uma teoria mais geral e consensual da avaliação, mas teorias da avaliação de políticas públicas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544436257
DOI:10.24824/978854443625.7
Ano de edição:2019
Número de páginas:152
Formato:16x23
Assunto:
So719
Souza, Lincoln Moraes de
Aspectos teóricos da avaliação de políticas públicas Lincoln Moraes de Souza –
Curitiba CRV, 2019
152 p
Bibliografia
ISBN 978-85-444-3625-7
DOI 10248249788544436257
1 Políticas públicas – Brasil 2 Políticas públicas – avaliação I Título II Série
CDU 35 CDD 35181
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
A TEORIA NO GERAL, AS RAÍZES E CONTRIBUIÇÕES
IMPORTANTES SOBRE A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Teoria no sentido mais amplo
As variações de sentido e a profusão de termos
As raízes das teorias da avaliação e algumas
mudanças relevantes
CAPÍTULO
AS SÍNTESES INICIAIS E CLASSIFICAÇÕES MAIS AMPLAS
DE TEORIAS DA AVALIAÇÃO
Classificações mais sintéticas ligadas às teorias da avaliação
Chen e a classificação ampla de teoria da avaliação
Uma discussão mais sistemática de Shadish Jr, Cook e Leviton
Alkin, Christie e a classificação de uso, métodos e valoração
CAPÍTULO
GRANDES ABORDAGENS E PROPOSTAS DE TEORIAS
NUCLEARES DE AVALIAÇÃO
Campbell, Stanley e a black box
Weiss e as teorias da mudança
Rossi, Chen e a theory-driven evaluation
CAPÍTULO
ALGUNS DESAFIOS, DESDOBRAMENTOS E SUGESTÕES
PRELIMINARES
Desenvolver as teorias da avaliação situando-as num
contexto mais amplo e nas transformações significativas
Lincoln de Souza indd Vincular mais explicitamente a avaliação com as teorias
das ciências sociais
Relacionar as teorias da avaliação com teorias correlatas e
outras áreas
Explicitar também o sentido epistemológico de conceitos e
das teorias de avaliação de políticas públicas
Outras proposições de caráter preliminar
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR