15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$67,08 sem juros | Total R$67,08 | |
2 x de R$33,54 sem juros | Total R$67,08 | |
3 x de R$22,36 sem juros | Total R$67,08 | |
4 x de R$17,36 | Total R$69,42 | |
5 x de R$14,12 | Total R$70,61 | |
6 x de R$11,97 | Total R$71,82 | |
7 x de R$10,43 | Total R$73,03 | |
8 x de R$9,28 | Total R$74,26 | |
9 x de R$8,39 | Total R$75,51 | |
10 x de R$7,68 | Total R$76,77 |
Autores: Cristiane Machado
Sinopse:
Este livro analisa a utilização dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, do ano de 2000, como instrumento para direcionar as ações no nível das Diretorias de Ensino, visando à melhoria da qualidade do ensino público. A partir da referência à reforma do papel do Estado, à política educacional em São Paulo e à avaliação educacional, mais especificamente à avaliação de sistemas de ensino, detalhamos e aprofundamos a análise sobre o contexto de implantação e as principais características do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, assim como sobre a utilização dos resultados da avaliação de 2000 pelas Diretorias de Ensino. Defendemos a tese de que, embora o SARESP tenha possibilidade de ser um instrumento para direcionar ações e políticas visando construir a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais, por estar alicerçado nos testes de rendimento dos alunos, tem sido utilizado muito mais para dar visibilidade a esses resultados por escolas, estabelecendo um ranking que gera a comparação entre elas. Essa política faz parte de um movimento mundial de reformas educativas que buscam qualificar o ensino público com a criação de mecanismos que objetivam a competição entre as escolas. Ao fazer essa opção, essa política deixa de possibilitar que as escolas e as Diretorias de Ensino possam refletir sobre as condições nas quais os rendimentos dos alunos são alcançados e propor iniciativas, ações e alternativas que viabilizem a construção de uma escola pública de qualidade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480645
DOI:10.24824/978856248064.5
Ano de edição:2010
Número de páginas:222
Formato:14x21
Assunto:
Cristiane Machado
AVALIAR AS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO PARA QUÊ? Uma análise do uso dos resultados do SARESP 2000
AVALIAR AS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO PARA QUÊ?
Uma análise do uso dos resultados do SARESP 2000 /
Cristiane Machado
1 Avaliação educacional 2 Educação e Estado - Escolas estaduais 3
PolÃtica e educação 4 Prática de ensino 5 Sociologia educacional I
Machado, Cristiane
978-85-62480-64-5
TRANSFORMAÇÕES NO PAPEL DO ESTADO E EDUCAÇÃO
PÚBLICA NOS ANOS 1990
Reforma do estado e polÃtica educacional no Brasil
PolÃtica educacional e reforma do estado em São Paulo
SENTIDOS DA AVALIAÇÃO E POL�TICA EDUCACIONAL
Avaliação de sistemas educativos conceitos e experiências
Experiências de avaliação educacional no Brasil
Reforma educacional e avaliação na Inglaterra
A experiência Norte-Americana e seus propósitos
Avaliação e “qualidade� na educação – relações
POL�TICA EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Diretrizes da polÃtica educacional a partir de 1995
O sistema de avaliação de rendimento escolar do estado
de São Paulo - SARESP - contexto e caracterÃsticas
Contexto de implantação e seus objetivos
CaracterÃsticas do sistema
Os relatórios das diretorias de ensino do ano 2000
O Manual de Orientação
USO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO: interpretando os relatórios
O percurso analÃtico
Avanços e dificuldades no trabalho pedagógico
das diretorias de ensino
O uso dos resultados do SARESP
– em busca da qualidade do ensino?
Avaliar para quê?
COMPETIÇÃO X REFLEXÃO – A que serve o SARESP?