15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$29,90 sem juros | Total R$29,90 | |
2 x de R$14,95 sem juros | Total R$29,90 | |
3 x de R$9,97 sem juros | Total R$29,90 | |
4 x de R$7,74 | Total R$30,94 | |
5 x de R$6,29 | Total R$31,47 | |
6 x de R$5,34 | Total R$32,01 | |
7 x de R$4,65 | Total R$32,55 | |
8 x de R$4,14 | Total R$33,10 | |
9 x de R$3,74 | Total R$33,66 | |
10 x de R$3,42 | Total R$34,22 |
Autores: Maria Osanette de Medeiros - Norma Lucia Neris de Queiroz - Maria de Lourdes Fioravante (Orgs.)
Sinopse:
As ideias trazidas para esta obra tiveram origem na pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Essa investigação deu-se pela busca de um referencial teórico-metodológico que possibilitasse a construção/reconstrução do currículo. O principal ponto dessa investigação foi a articulação do quê e do como da educação, a partir da teia, envolvendo as relações pessoais, sociais e ambientais que se tecem no cotidiano escolar. O processo dessa construção abriu caminhos para o redimensionamento das relações em âmbito interno da escola, criando uma estrutura organizacional condizente que possibilitou a participação de todos os envolvidos em um projeto coletivo, no qual o currículo tornou-se o núcleo. Ressaltamos que o desejo de querer mudar presente no discurso do grupo da escola não foi suficiente para a realização de todas as mudanças almejadas naquele momento, visto que suas práticas pedagógicas estavam permeadas pelo discurso hegemônico da ideologia dominante. Entretanto, o desafio foi lançado e o grupo iniciou o processo de mudanças como, por exemplo: o espaço da coordenação pedagógica abriu-se para momentos estudos e da própria pesquisa com planejamento das ações da escola coletivamente; alguns professores retomaram seus projetos pedagógicos com mais interesse e ao mesmo tempo inflenciaram a participação de outros colegas; os estudantes conquistaram espaços com mais vozes e com direito de se manifestarem e interferirem no redimensionamento do currículo; os estudantes se diziam mais felizes com nova proposta e passaram a se interessar mais pelo processo de aprendizagem formal; presenciamos uma maior aproximação das(os) mães/pais da escola; os servidores se envolverem mais com a escola e sentindo-se pertencente a ela.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423639
DOI:10.24824/978854442363.9
Ano de edição:2018
Número de páginas:92
Formato:14x21
Assunto:
M488
Medeiros, Maria Osanette de.
Construção do currículo no cotidiano das relações: uma proposta
metodológica / Maria Osanette de Medeiros, Norma Lucia Neris de Queiroz,
Maria de Lourdes Fioravante (organizadoras) – Curitiba: CRV, 2018.
92 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-2363-9
DOI 10.24824/978854442363.9
1. Educação 2. Currículo 3. Metodologia I. Medeiros, Maria Osanette
de. org. II. Queiroz, Norma Lucia Neris de. org. III. Fioravante, Maria de
Lourdes. org. IV. Título V. Série.
CDU 37 CDD 370
375
Índice para catálogo sistemático
1 Educação 370
PREFÁCIO
Lais Mourão Sá
CAPÍTULO I
A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA
POLÍTICO-PEDAGÓGICA
Projeto Logos II – um espaço de construção de
sonhos, ideais e
Projeto Inajá – sonho, resistência e transformação
A aventura de ser na escola
O real a ser percebido para ser transformado
CAPÍTULO II
CAMINHO TRILHADO
Pesquisa-ação e dinâmica de grupo
Passos do caminho
CAPÍTULO III
TECENDO A TEIA DE RELAÇÕES
O discurso e a prática uma distância que
precisa ser encurtada
O significado da escola para o estudante
Ideologia civilizadora
Relação Escola e Comunidade reflexões
e considerações
Reconstrução do currículo elementos para reflexão
Reflexões finais