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Autores: Gilsilene Passon P. Francischetto (org.)
Sinopse:
A presente obra representa o resultado da produção científica elaborada na disciplina Metodologia do Ensino Superior no âmbito do programa de Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória-FDV. Os estudos propostos dão continuidade à obra intitulada Ensino Jurídico e Pedagogia: em busca de novos saberes, em que o esforço foi também no sentido de um diálogo entre o ensino jurídico e a pedagogia e da contribuição desta aproximação para aqueles que se dedicam à docência em tal área. A busca por uma formação continuada deve ser constante pelos professores de direito, seja em cursos de pós-graduação, em cursos de curta duração e, principalmente, na formação em serviço. É na troca de experiências que poderemos confrontar nossa prática com o arcabouço teórico que nos é fornecido pela pedagogia e com isso potencializar melhorias no nosso fazer em sala de aula. A necessidade de constante aprimoramento de nossos conhecimentos na área jurídica tem que estar atrelada à formação pedagógica, sob pena de desenvolvermos um trabalho docente marcado por uma pseudo-neutralidade que, em nada, contribui para a formação de pessoas comprometidas ética e socialmente com a profissão que irão desempenhar. Os artigos que compõem esta obra trazem um referencial teórico rico e com grande problematização em torno das ideias desenvolvidas. A leitura que se propõe irá contribuir para que criemos uma cultura de diálogo constante entre os conteúdos desenvolvidos nos cursos de direito e a criação de subjetividades como educadores, que nos levem a um compromisso constante com a melhorias em nossa ação docente. É na formação de professores e conscientização acerca de nossa profissionalidade que poderemos ter condições de romper com a “educação bancária” ainda tão presente nas faculdades de direito.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580421408
DOI:10.24824/978858042140.8
Ano de edição:2011
Número de páginas:192
Formato:16x23
Assunto:
Debates contemporâneos no ensino de ciências e matemática / Dulce Maria Strieder, Vilmar Malacarne (orgs.). - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2011.
389p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-141-5
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Matemática - Estudo e ensino. 3. Professores - Prática de ensino. I. Strieder, Dulce Maria. II. Malacarne, Vilmar.
11-4027. CDD: 372.35
CDU: 373.3.016:5
ENSINO DE CIÊNCIAS
O ensino de ciências na Educação Infantil
Noelize Nandi Baú e Cléria Maria Wendling
Formação inicial de professores e extensão universitária:
uma experiência com o tema sexualidade
Marcia Daiane da Silva e Daniela Frigo Ferraz
Aspectos da formação dos professores de física
da Região Oeste do Paraná e o uso da experimentação
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi e Dulce Maria Strieder
O que dizem (ou não) os professores sobre o ensino
de ciências com a temática ciência, tecnologia e sociedade
Alexso Rodrigo Guimarães e André Luis de Oliveira
O ensino de química em Cascavel, PR – percepções de alunos
e professores
Iara Lucia Lazzarin e Adrian Alvarez Estrada
A percepção do conceito de gene e seu ensino para alunos do curso
de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual
do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Eliandra Faustino de Assunção e Fernanda Aparecida Meglhioratti
Aulas a campo no ensino de Botânica – relato de uma experiência
no Refúgio Biológico de Itaipu
Tabatta Cristina Fritzen da Silva e Rosali Constantino Strassburg
Concepções de alunos sobre a cor aparente do sol
Juliana Alves da Silva Ubinski e Daniel Iria Machado
O uso do laboratório didático no ensino de Biologia no Ensino Médio
Vaniria Lysyk Teixeira Bianchi e Vilmar Malacarne
Uso de modelos didáticos no ensino de Botânica: relato de Experiência
Caroline Cappellari e Rosali Constantino Strassburg
- ENSINO DE MATEMÁTICA
Formação do professor de matemática:
contribuições das humanidades para a atuação docente
Pamela Gonçalves e Vilmar Malacarne
Análise de algumas relações entre currículo, proposições oficiais
de avaliação escolar e sociedade
Wander Mateus Branco Méier e Maria Lidia Sica Szymanski
Análise da história da matemática presente nos livros didáticos
Samanta Maria Dani e Cléria Maria Wendling
Questões ambientais e medição: temas geradores
para o ensino de matemática
Carlos Teles de Miranda e Dulce Maria Strieder
A inserção do conjunto dos números inteiros no processo
de ensino e aprendizagem: abordagem em alguns livros didáticos
Elisangela Cristina Ribeiro da Silva e Tânia Stella Bassoi
Um estudo da produção escrita em matemática:
elencando os erros de alunos de º ano
Marli Schmitt e Arleni Elise Sella Langer
O algoritmo euclidiano da divisão e a prática na sala de aula
Ana Paula Valentini Buzanelo e Tânia Stella Bassoi
Possibilidades e alternativas ao ensino tradicional
das equações do ° grau
Cristina Zanini Pan e Arleni Elise Sella Langer
A Educação de Jovens e Adultos (EJA): Explorando a etnomatemática
Marcia Cristiane Venturini Hilbig e Adrian Alvarez Estrada
A Educação de Jovens e Adultos no município de Céu Azul
e suas influências no mercado de trabalho
Lindomar Villwock e Vilmar Malacarne
