15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$59,64 sem juros | Total R$59,64 | |
2 x de R$29,82 sem juros | Total R$59,64 | |
3 x de R$19,88 sem juros | Total R$59,64 | |
4 x de R$15,43 | Total R$61,72 | |
5 x de R$12,56 | Total R$62,78 | |
6 x de R$10,64 | Total R$63,85 | |
7 x de R$9,28 | Total R$64,93 | |
8 x de R$8,25 | Total R$66,03 | |
9 x de R$7,46 | Total R$67,13 | |
10 x de R$6,83 | Total R$68,25 |
Autores: Luís Távora Furtado Ribeiro - Marília Duarte Guimarães - Allan Pires Rodrigues - José Antônio Gabriel Neto (Orgs.)
Sinopse:
Esse livro reúne em 24 artigos algumas dezenas de pesquisadores que se juntam para compreender a sociedade e a educação brasileira. Os estudos aqui apresentados tratam de tempos mais antigos, ou mais especialmente dos últimos dez anos. Nessa década quando um mundo se acabou em mais uma crise do capitalismo mundial iniciada nos Estados Unidos em 2008. Ela repercutiu na crise da dívida dos países da Europa em 2010 e prossegue até hoje em todo o planeta, especialmente em países como o Brasil. Em nosso caso brasileiro, numa crise política que muitos definem como um peculiar e elitizado golpe de estado em maio de 2016, substituindo o governo eleito por forças conservadoras, muito alinhadas com o que se denomina de mercado, um novo nome do antigo capitalismo selvagem. Nesse livro organizado por Alan Pires, Gabriel Neto, Luís Távora e Marília Guimarães, pesquisadores buscam compreender esse complexo mundo desde seu lugar como educadores. Porque como nos dizia Eric Hobsbawm (1917 – 2012) falando da dupla missão dos historiadores: devemos lembrar o que os outros esquecem; e compreender para explicar os acontecimentos do passado e os mais atuais. Quando os pesquisadores aqui reunidos escrevem sobre o nosso tempo, lembramos de Antônio Gramsci (1891 – 1937) quando ele dizia que “toda história é contemporânea”. Como nos lembram Giordano Bruno, Mohandas Gandhi e Nelson Mandela, porque líderes perseguidos se tornam mais fortes. E que jamais se pode encarcerar uma ideia.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424117
DOI:10.24824/978854442411.7
Ano de edição:2018
Número de páginas:270
Formato:16x23
Assunto:
R484
Ribeiro, Luís Távora Furtado
Educação brasileira em pesquisa / organização: Luís Távora Furtado Ribeiro, Marília Duarte
Guimarães, Allan Pires Rodrigues, José Antônio Gabriel Neto. - 1. ed. - Curitiba [PR]: CRV, 2018.
270 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2411-7
DOI 10.24824/978854442411.7
1. Ensino profi ssional - Brasil - História. 2. Pesquisa educacional. I. Guimarães, Marília
Duarte. org. II. Rodrigues, Allan Pires. org. III. Gabriel Neto, José Antônio. org. IV. Título.
18-49551 CDD: 373.240981
CDU: 377(81)
APRESENTAÇÃO
Luís Távora Furtado Ribeiro
PREFÁCIO
Elione Maria Nogueira Diógenes
UNIDADE I
EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E POLÍTICA EDUCACIONAL
DAS CORPORAÇÕES DE OFÍCIOS ÀS ESCOLAS TÉCNICAS
FEDERAIS um percurso histórico da educação profissional no Brasil
Maria Adellane Lopes Matias
Antonia de Abreu Sousa
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE
PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÓS-LDB E “LEI DO
PISO” Nº algumas indagações
Dlane Lima Frota
Allan Pires Rodrigues
DIÁLOGOS ACERCA DA INFÂNCIA a criança e a educação no
Brasil imperial
Fabiana Mendonça Lima
Juliana de Brito Cysne
Ana Maria Monte Coelho Frota
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO
MÉDIO INSTITUÍDA PELA LEI Nº , DE DE FEVEREIRO
DE
Túlio Cícero Cruz
José Rogério Santana
PIAGET, VYGOTSKY E BRUNER contribuições para a educação
Francisco Roberto Brito Cunha
Raimunda Eliana Cordeiro Barroso
Ercília Maria Braga de Olinda
UNIDADE II
EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO, GÊNERO E ETNIA
A EDUCAÇAO FEMINISTA DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
uma análise sobre a obra “Para Educar Crianças Feministas”
Elizabeth Maria da Silva
Luís Távora Furtado Ribeiro
Maria da Conceição de Carvalho Varejão Filha
MGindd
EDUCAÇÃO DA MULHER E RACISMO NA CULTURA
BRASILEIRA memórias de uma história não contada
Maria do Socorro Pimentel da Silva
Vanessa Pinto Rodrigues Farias
Henrique Antunes Cunha Júnior
EDUCAÇÃO BRASILEIRA E AS QUESTÕES DE GÊNERO marcas
históricas e novas demandas de discussão
Ítala Almeida Timóteo
Maria Eleni Henrique da Silva
O SOL É PARA TODOS? REFLEXÕES SOBRE A CONDIÇÃO
ESCOLAR DE BRANCOS E NEGROS NO BRASIL
Marília Duarte Guimarães
Thiago Cesar Martins do Nascimento
Luís Távora Furtado Ribeiro
INTERDISCIPLINARIDADE E MULTICULTURALISMO NO
CURRÍCULO CONTEMPORÂNEO
Ana Paula Matias
Gabriela Lopes de Sousa
Silvia Elisabeth Moraes
A CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
INTERCULTURAL COM BASE NOS SABERES TRADICIONAIS
o caso Tremembé
Daniel Valério Martins
Ana Laura Gortari do Couto
CODESARROLLO A SER APLICADO EM ESCOLAS INDÍGENAS E
QUILOMBOLAS NO BRASIL
Racquel Valério Martins
Renato Alves Vieira de Melo
Alfredo Jiménez Eguizábal
UNIDADE III
ESTADO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO DO CAPITAL
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES
À GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
Maicon Donizete Andrade Silva
Osterne Nonato Maia Filho
ESTADO NEOLIBERAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
inflexões do capital em crise
Karisse Ricarte de Castro
Valdemarin Coelho Gomes
MGindd
A CONTRARREFORMA DO ESTADO BRASILEIRO E SEUS
REFLEXOS NA EDUCAÇÃO
Hermenegildo de Oliveira Araújo
Aurilene Alves França
Clarice Zientarski
EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO
PROCESSO DE REPRODUÇÃO DO CAPITAL
Helena de Araújo Freres
Daniele Kelly Lima de Oliveira
Josefa Jackline Rabelo
Francisca Maurilene do Carmo
UNIDADE IV
PRÁTICA SOCIAL, TRABALHO DOCENTE E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO
JUSTIÇA RESTAURATIVA E CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE
PAZ um caminho possível para resolução de conflitos
Cristiane Carvalho Holanda
Jéssica Araújo da Silva
Luiz Botelho Albuquerque
AVALIAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO FUNDAMENTADA NA
PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Michell Plattini Nascimento Gomes
Maria Eleni Henrique da Silva
Edson Silva Soares
UMA VISÃO HOLÍSTICA NO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Robério Ferreira Nobre
Luís Távora Furtado Ribeiro
A INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE
MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA NA PERSPECTIVA
DE PROFESSORAS
Janaína Luiza Moreira de Castro
Jisle Monteiro Bezerra Dantas
Adriana Leite Limaverde Gomes
RELATO DE EXPERIÊNCIA o estágio supervisionado e sua
contribuição para revitalização de um laboratório de ciências em uma
Escola Estadual de Maceió-AL
Alexandre Rodrigues da Conceição
Maria Danielle Araújo Mota
Raquel Crosara Maia Leite
MGindd
CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO a construção do trabalho
monográfico na pedagogia
Marcos Antonio Martins Lima
Ana Paula de Oliveira Tahim
Biatriz de Souza Monteiro
O PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO
Marcos Antonio Martins Lima
Sumara Frota do Nascimento
Francisco Helion Pereira Oliveira
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NO ENSINO
SUPERIOR reflexões à luz de uma pesquisa
Ana Cléa Gomes de Sousa
Mariana Cristina Alves de Abreu
Marcos Antonio Martins Lima