| 15% OFF | Comprando 3 unidades ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 unidades ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 unidades ou mais |
| 1 x de R$42,91 sem juros | Total R$42,91 | |
| 2 x de R$21,45 sem juros | Total R$42,91 | |
| 3 x de R$14,30 sem juros | Total R$42,91 | |
| 4 x de R$11,10 | Total R$44,41 | |
| 5 x de R$9,03 | Total R$45,17 | |
| 6 x de R$7,65 | Total R$45,94 | |
| 7 x de R$6,67 | Total R$46,72 | |
| 8 x de R$5,93 | Total R$47,51 | |
| 9 x de R$5,36 | Total R$48,30 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Gilmar Rocha - Sandra Pereira Tosta (Orgs)
Sinopse:
A motivação para o desenvolvimento desse livro tem como base nossas experiências docentes na educação básica na rede escolar pública, na graduação e na pós-graduação nas universidades e outras instituições de ensino. E uma questão que sempre se afigura como central e problemática é a da metodologia. Muitas vezes a confusão entre técnicas de pesquisa e métodos, lacunas na compreensão de que metodologia consiste em teoria, passando pelas dificuldades na elaboração de projetos de pesquisa nos leva a pensar: Por que a questão metodológica se apresenta de modo tão dramático, angustiante, por vezes desesperador, para os candidatos ao ofício da ciência? Desde estas perspectivas, asseguramos que esse livro não tem a pretensão de ser um receituário de metodologias para se fazer pesquisa. Fato que, aparentemente, parece mais complicado ainda quando se trata das ciências sociais e humanas. É o que nos mostra alguns dos artigos que compõem este livro, em que a própria categoria metodologia passa a ser questionada. A verdade é que a metodologia não se reduz a métodos, posto que, do ponto de vista epistemológico e ético, implica em opções teóricas, reflexões, dúvidas, limites, desafios colocados ao pesquisador. Pois, é o momento no qual passamos a refletir sobre as escolhas que fazemos e quais as suas conseqüências (inclusive, “para os outros”) na produção do conhecimento. Tomando emprestado a Levi-Strauss uma expressão conhecida, sem a intromissão da imaginação, da criatividade, da sensibilidade, desses “hóspedes não convidados" do conhecimento não há ciência, menos ainda a necessidade de refletir sobre metodologias.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580427318
DOI:10.24824/978858042731.8
Ano de edição:2013
Número de páginas:182
Formato:14x21
Assunto:
Educação e antropologia: construindo metodologias de pesquisa / organização
Gilmar Rocha, Sandra Pereira Tosta. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
182p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-731-8
1. Educação - Aspectos sociais. 2. Antropologia educacional. I. Rocha, Gilmar.
II. Tosta, Sandra Pereira.
13-02498 CDD: 306.43
CDU: 37.015.2
ANTROPOLOGIA E INTERNET:
um texto pioneiro e os desafios atuais
José Guilherme Cantor Magnani
ANTROPOLOGIA E INTERNET:
pesquisa e campo no meio virtual
Rita de Cássia Amaral
ANTROPOLOGIA VIRTUAL:
novos territórios, novas linguagens de pesquisa
Weslei Lopes da Silva
A MATERIALIDADE DAS CLASSIFICAÇÕES:
de Émile Durkheim a Marcel Mauss
José Reginaldo Santos Gonçalves
DILEMAS E POSSIBILIDADES DO ESTUDO DE
CASO NA PESQUISA EDUCACIONAL
Amurabi Oliveira
NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA ESCOLA!
A História oral e seus usos na pesquisa educacional
Sandra Pereira Tosta, Lucas Eustáquio da Silva
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
o inventário de uma experiência
Gilmar Rocha, Adriana Russi
A NECESSIDADE DE “INCLUIR PARA TRANSFORMAR”:
a metodologia da pesquisa-intervenção
no campo da educação especial e inclusiva
Patrícia Melo
ARTE-EDUCAÇÃO: desafios metodológicos
Cláudia Regina dos Anjos, Juliana Gouthier Macedo, Lucia Gouvêa Pimentel
