15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$80,28 sem juros | Total R$80,28 | |
2 x de R$40,14 sem juros | Total R$80,28 | |
3 x de R$26,76 sem juros | Total R$80,28 | |
4 x de R$20,77 | Total R$83,08 | |
5 x de R$16,90 | Total R$84,50 | |
6 x de R$14,32 | Total R$85,95 | |
7 x de R$12,49 | Total R$87,40 | |
8 x de R$11,11 | Total R$88,88 | |
9 x de R$10,04 | Total R$90,36 | |
10 x de R$9,19 | Total R$91,87 |
Autores: Sueli Perazzoli Trindade - Ortenila Sopelsa
Sinopse:
O desafio da educação, no tempo atual, encontra-se na formação transdisciplinar. Efetivamente, consiste em tornar os conceitos trabalhados em sala de aula significativos e, assim, promover a compreensão crítica dos conteúdos, mediante relações intersubjetivas, mediadas pelo diálogo, a partir da perspectiva dialética entre as partes e o todo, que constitui o centro da pedagogia mediadora da formação de subjetividades capazes de dar conta das demandas do atual processo histórico, marcado pelas incertezas, no qual o conhecimento precisa estar sempre se reconstruindo para acompanhar as transformações tecnológicas, enfim da historicidade contemporânea. Os processos do ensino e da aprendizagem na escola precisam ser colaborativos, integradores, articuladores com as emoções e os sentimentos presentificados. O espaço escolar necessita permitir a aprendizagem. O professor precisa ser um aprendiz que se transforma junto com os alunos na construção da autoria e da autonomia. Uma proposta transdisciplinar exige mais integração entre currículos e planejamento, ou seja, entre objetivos, conteúdos, atividades, métodos e avaliação. Isso implica mais relações entre os professores, o que pode ser traduzido por mais tempo para preparação e avaliação das aulas; mais estudos, leituras, reflexões e discussões. No âmbito da educação, a transdisciplinaridade considera o aluno um ser integral em suas habilidades e competências para dialogar e construir um conhecimento significativo, que se encontra entre as diferentes áreas dos saberes, por meio das práticas pedagógicas que transcendem para além do ensino fragmentado disciplinar.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403648
DOI:10.24824/978854440364.8
Ano de edição:2015
Número de páginas:158
Formato:14x21
Assunto:
Educação e pesquisa participante: um estudo sobre a atitude transdisciplinar no ensino fundamental / Sueli Perazzoli Trindade, Ortenila Sopelsa. - 1. ed.
158p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444 -0364-8
1. Prática de ensino - Brasil. 2. Ensino fundamental - Brasil. 3. Aprendizagem. I. Sopelsa, Ortenila. II. Título.
15-20976
CDD: 371.1020981
CDU: 371.133(81)
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Paulino Eidt
INTRODUÇÃO
O PENSAMENTO COMPLEXO
TECENDO UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR
EM SALA DE AULA: religando e reencantando o ensino
e a aprendizagem
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS