15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$43,08 sem juros | Total R$43,08 | |
2 x de R$21,54 sem juros | Total R$43,08 | |
3 x de R$14,36 sem juros | Total R$43,08 | |
4 x de R$11,15 | Total R$44,58 | |
5 x de R$9,07 | Total R$45,35 | |
6 x de R$7,69 | Total R$46,12 | |
7 x de R$6,70 | Total R$46,90 | |
8 x de R$5,96 | Total R$47,69 | |
9 x de R$5,39 | Total R$48,49 | |
10 x de R$4,93 | Total R$49,30 |
Autores: Mariana Oliveira dos Santos - Helio Ricardo Machado Lopéz
Sinopse:
O livro que apresentamos ao leitor é o resultado de uma série de pesquisas, discussões e debates que foram realizadas desde 2008 até os dias de hoje, envolvendo as áreas de saúde e educação para pacientes hipertensos, tendo como referência a Teoria da Subjetividade Histórico-Cultural. No primeiro capítulo abordamos o modelo biomédico, que até hoje ainda é hegemônico nos cuidados com a saúde, ao qual tecemos uma crítica sobre as limitações impostas por esse modelo na condição do tornar-se sujeito frente à patologia e como as assimetrias relacionais, médico-paciente, podem impactar a saúde-doença. No capítulo seguinte realizamos uma análise entre os dois principais modelos de educação em saúde: o tradicional e o dialógico, fazendo uma crítica e apontando algumas alternativas ao processo pedagógico na educação em saúde. No terceiro capítulo trazemos à discussão o aporte da complexidade e da subjetividade para dialogar com os processos de educação-saúde-doença, em que apontamos as principais categorias conceituais da subjetividade com o objetivo de apresentar um novo entendimento sobre os temas em questão. Dando continuidade à discussão, no capítulo que segue definimos conceitualmente as categorias saúde, doença e educação em saúde a partir da perspectiva histórico-cultural da subjetividade, em que delineamos uma nova via e novos modelos de inteligibilidade sobre como ocorrem as interligações e interrelações entre o sujeito e saúde, envolvendo os contexto social e individual em que acontecem essas relações. No próximo capítulo apresentamos a metodologia construtivo-interpretativa, de base qualitativa, que dialoga com o referencial teórico por nós adotado, que subsidia um estudo de caso realizado com uma pessoa hipertensa, em que se torna possível visualizar a relação das categorias conceituais da subjetividade histórico-cultural na pesquisa e a forma como são utilizadas na construção da informação. Finalizando, o que pretendemos com esse livro e com a utilização do escopo teórico da subjetividade com relação à educação em saúde é introduzir categorias que instiguem novas reflexões sobre a prática de ensino no campo da saúde, possibilitando uma remodelagem dos processos de ensino-aprendizagem desvinculada de propósitos finalísticos (meio-fim). Assim, torna-se viável a emergência de um sujeito ativo frente às exigências e dinâmicas subjetivas que cobram seu posicionamento no processo saúde-doença, e sua responsabilidade sobrepõe-se à da repetição mimética e acrítica do aprendido.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402696
DOI:10.24824/978854440269.6
Ano de edição:2014
Número de páginas:160
Formato:14x21
Assunto:
Mariana Oliveira dos Santos
Helio Ricardo Machado Lopéz
EDUCAÇÃO E SAÚDE:
um diálogo a partir da Subjetividade no enfoque Histórico-Cultural
Lopéz, Helio Ricardo Machado
Educação e saúde: um diálogo a partir da subjetividade no enfoque histórico-cultural / Helio Ricardo Machado Lopéz, Mariana Oliveira dos Santos
Promoção da saúde Educação para a saúde I Santos, Mariana
Oliveira dos
SAÚDE E EDUCAÇÃO:
apontamentos iniciais
O MODELO BIOMÉDICO:
limitações frente à subjetividade
OS MODELOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Modelo Tradicional de Educação em Saúde
Modelo Dialógico de Educação em Saúde
COMPLEXIDADE E SUBJETIVIDADE NO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL
Sujeito: da tensão à produção
Sentido Subjetivo: a unidade simbólico-emocional
Configuração Subjetiva: a organização da
experiência vivida
Subjetividade Social e Individual:
o encontro dialógico
SAÚDE E DOENÇA: o enfoque da subjetividade
histórico-cultural
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: o enfoque da subjetividade
histórico-cultural
CAMINHOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS
NA PESQUISA SOBRE A SUBJETIVIDADE NA
EDUCAÇÃO E SAÚDE
A Epistemologia Qualitativa
Os instrumentos da pesquisa
Sujeitos da pesquisa
CONSTRUÇÃO DA INFORMAÇÃO