15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$57,74 sem juros | Total R$57,74 | |
2 x de R$28,87 sem juros | Total R$57,74 | |
3 x de R$19,25 sem juros | Total R$57,74 | |
4 x de R$14,94 | Total R$59,76 | |
5 x de R$12,16 | Total R$60,78 | |
6 x de R$10,30 | Total R$61,82 | |
7 x de R$8,98 | Total R$62,86 | |
8 x de R$7,99 | Total R$63,92 | |
9 x de R$7,22 | Total R$64,99 | |
10 x de R$6,61 | Total R$66,08 |
Autores: Elcie F. Salzano Masini (Organizadora)
Sinopse:
Este livro registra uma experiência interdisciplinar compartilhada pela equipe de docentes e coordenadores de um curso de especialização – pós-graduação lato sensu oferecido a professores da rede municipal – promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade de São Paulo. Oferece subsídios teóricos e práticos sobre Educação Especial – deficiência múltipla – por meio do entrelaçamento de experiências, pesquisas e estudos de autoridades nesse tema. É composto por artigos sobre a proposta do Curso, as raízes que o desencadearam e sustentam sua estruturação e seu funcionamento, o enfoque teórico que o diferencia, bem como a especificidade de cada área das disciplinas que compõem seu currículo. Busca propiciar ao leitor a oportunidade de aproximar-se da pessoa com deficiência, e da pessoa com múltipla deficiência, para conhecê-la na sua singularidade: compartilhar dos seus sentimentos e conflitos, de seus interesses, de suas possibilidades, de seus limites, de sua trajetória e de suas tentativas de ampliar as próprias condições de integração pessoal, social e de autonomia; saber de seus sentimentos – expressão de sua vida interior e impulsos emotivos – de suas formas de perceber no uso dos sentidos de que dispõe, de suas relações significativas com pessoas e objetos no mundo que habita. Perscrutar caminhos para aproximar-se do aluno com deficiência, respondendo às necessidades daqueles que buscaram formação nesse curso de especialização.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544416457
DOI:10.24824/978854441645.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:260
Formato:16x23
Assunto:
E24
Educação especial – defciência múltipla / Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini
(organizadora)
260 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1645-7
DOI 10.24824/978854441645.7
1. Educação 2. Educação especial 3. PCD 4. Defciência múltipla I. Masini, Elcie
Aparecida Fortes Salzano. org. II. Título III. Série.
CDD 371
O DESPONTAR DE PESQUISAS SOBRE DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA, NO
BRASIL: histórico / temas / características
Drª Elcie F Salzano Masini
CONDIÇÕES REQUERIDAS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA:
pessoais e profssionais, comunitárias, institucionais
Drª Elcie F Salzano Masini
Apresentação
Resgate do pessoal e profssional
O suporte institucional
Interdisciplinaridade como base
Considerações fnais
A UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (UPM) –
DELINEAMENTO HISTÓRICO: pioneirismo na investigação e estudos
sobre pessoas com defciências
Dr Marcelo Martins Bueno
Introdução: delineamento histórico
Educação inclusiva – pioneirismo mackenzista
Considerações fnais
CURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL: defciência múltipla – parceria UPM e
Prefeitura de São Paulo: estrutura, equipe e condições de funcionamento
do Curso
Dr Ítalo Francisco Curcio
Educação inclusiva – um problema histórico
A preocupação com a inclusão e as parcerias
Mackenzie e Prefeitura de São Paulo – Especialização em
Educação Especial
Um curso Especial, para a Formação de Professores em
Educação Especial
As parcerias continuam
Profª Elcie Masiniindd // ::CAPÍTULO
INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO: objetivos e
composição curricular
Drª Elcie F Salzano Masini
Perspectivas da ação interdisciplinar do Curso
Refletindo sobre o resgate histórico da educação especial
Mestre Tanya Bottas de Oliveira e Souza
Tecnologia Assistiva: conceito, classifcações, áreas de
atuação e mercado
Drª Shirley Rodrigues Maia
Doutoranda Vula Maria Ikonomidis
Defciência múltipla e surdocegueira
Drª Maria Aparecida Cormedi
Tópicos referentes à educação inclusiva e os recursos de
apoio à aprendizagem
Drª Sônia Maria Salomon
Noções e signifcados da Língua de Sinais
Profª Débora Rodrigues Moura
Metodologia de pesquisa
Profª Drª Eliana M Ormelezi
Atendimento educacional especializado: ponte entre as complexas
relações de aprendizagem
Mestre Tanya Bottas de Oliveira e Souza
Sistema Braille e a interação da pessoa com cegueira
Drª Sônia Maria Salomon
O Deslocamento Humano: equipamentos e/ou instrumentos de
auxílio à marcha
Drª Daniela Canguçu
Drª Elane S Campos
Família de crianças com defciência múltipla:
comunicação alternativa
Drª Maria Aparecida Cormedi
Acessibilidade e Desenho Universal
Drª Tania Pietzschke Abate
Tópicos Avançados – Recursos Pedagógicos e
Tecnologia Assistiva
Drª Shirley Rodrigues Maia
Doutoranda Vula Maria Ikonomidis
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO – DEPOIMENTOS
Drª Elcie F Salzano Masini
Profª Elcie Masiniindd // ::ANEXO I
PORTARIA / – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE SÃO PAULO
QUADRO DE POSSÍVEIS ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA
PARA O DESENVOLVIMENTO DAS MONOGRAFIAS DO CURSO
DIRETRIZES SOBRE A MONOGRAFIA PASSADA AOS ALUNOS