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Autores: Simone Terezinha Feldhaus de Souza - Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Sinopse:
Este livro é fruto de uma pesquisa sobre a Educação Infantil na Proposta Curricular de Santa Catarina, proposta esta que surgiu na década de 1980, em um contexto de redemocratização política no país com o fim da ditadura militar e o auge de um movimento de discussões educacionais. Na Proposta Curricular de Santa Catarina, percebe-se a preocupação com a Educação Infantil, tanto que, em determinado momento, instituiu-se um grupo de educadores dessa modalidade de ensino para estudar essa fase da educação, separando-a da alfabetização e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para estudar essa realidade, a pesquisa foi elaborada a partir de estudos bibliográficos e documentais, que proporcionaram subsídios acerca das questões que nortearam a investigação, bem como o conceito e articulação que a Proposta Curricular de Santa Catarina traz sobre a Educação Infantil e a inserção desta no ensino municipal. Acreditamos que esta pesquisa foi de fundamental importância para investigar e discutir qual o discurso da Proposta Curricular de Santa Catarina sobre a Educação Infantil e se os municípios estão utilizando este documento como norteador das ações para essa área específica da educação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405642
DOI:10.24824/978854440564.2
Ano de edição:2015
Número de páginas:152
Formato:14x21
Assunto:
Souza, Simone Terezinha Feldhaus de
Educação infantil na proposta curricular de Santa Catarina: desafis e possibilidades
/ Simone Terezinha Feldhaus de Souza, Maria de Lourdes Pinto de Almeida
152 p.
Inclui bibliografi
ISBN 978-85-444-0564-2
1. Educação de crianças – Santa Catarina. 2. Aprendizagem. 3. Educação – Currículos. I. Almeida, Maria de Lourdes Pinto de. II. Título.
15-25628 CDD: 372.21
CDU: 373.2
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO:
democratização, municipalização e descentralização do ensino
na Educação Infantil
Democratização, Descentralização e Municipalização do
Ensino Público na Educação Infantil
TRAJETÓRIA DA INFÂNCIA NO BRASIL
Histórico da infância no Brasil
A Formação do Professor de Educação Infantil
HISTÓRICO DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
E A EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESTADO
Contexto Histórico da Elaboração da Proposta Curricular
de Santa Catarina
Educação Infantil na Proposta Curricular de Santa Catarina
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA E EDUCAÇÃO
INFANTIL: uma análise à luz da teoria histórico-cultural
ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO
INFANTIL DE TRÊS MUNICIPIOS DA SERRA CATARINENSE
Município A
Município B
Município C
Elementos constitutivos da educação infantil dos
municípios: pontos e contrapontos