1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Link PDF
Sinopse:
É em cenário de multiplicidade de abordagens e perspectivas teóricas e metodológicas acerca da Educação Profissional no Brasil que esta obra se insere, com o claro propósito de possibilitar e/ou instigar apropriações, reflexões e debates em torno de questões caras a esse campo educacional, contemplando vieses históricos, teóricos e práticos que as delineiam, em suas multifacetadas perspectivas e apontamentos.
Autores:
Adilson Ribeiro De Oliveira
É professor no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Branco, onde atua nos diversos níveis e modalidades de ensino ofere-cidos pela Instituição. Possui Mestrado em Pedagogia Profissional (ISPETP, Cuba), Doutorado em Letras (PUC Minas) e Pós-doutorado em Ciências da Educação (Universidade de Lille, França). Sua experi-ência e seus interesses de estudo e pesquisa inserem-se no campo da Linguística Aplicada e da Educação Profissional e Tecnológica.
Cristiano Antônio Brugger Rodrigues
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) IFMG – Campus Ouro Branco. Especialista em Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação – UFOP. Graduação em História e Pedagogia pela UFMG.
Fernanda Cristina Gonçalves
Bacharel em Engenharia Mecânica, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. É servidora do IFMG atuando como Técnica em Segurança do Trabalho. Discente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG.
Gabriel Dias De Carvalho Junior
Licenciado em Física pela UFMG, Mestre e Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Fez estágio sanduíche na Universidade de Genebra, nos Archives Jean Piaget por um ano. Foi professor de Física nas redes pú-blica e privada entre 1990 e 2008. Desde 2008 é professor no IFMG. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Pós-graduação na Reitoria do IFMG. Atua como docente/orientador no ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco desde 2018. Pesquisa Conceitualização usando a Teoria dos Campos Conceituais como referencial teórico principal.
Gisélia Maria Campos Ribeiro
Licenciada em História pela UFV. Mestre e Doutora em História pela UFU. É professora do IFMG – Campus Congonhas. Atua como docen-te/orientadora no ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco desde 2019.
Gláucia Do Carmo Xavier
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG), Mestre em Educação (PUC-MG) e Licenciada em Letras (UNI-BH). Realizou es-tágio de Pós-doutorado na área de Sintaxe Gerativa (UFF). É profes-sora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Pro-fissional e Tecnológica PROFEPT/IFMG – Campus Ouro Branco, além de lecionar Língua Portuguesa e disciplinas afins para o Ensino Médio Técnico Integrado e cursos superiores do IFMG.
Gustavo Pereira Pessoa
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas. Mestre em Gestão Soci-al, Educação e Desenvolvimento Local e Doutor em Educação. É pro-fessor do IFMG – Campus Ibirité e docente/orientador do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Pro-fEPT/IFMG – Campus Ouro Branco.
José Fernandes Da Silva
Doutor em Educação Matemática, sendo bolsista do Programa Doutora-do-Sanduíche no Exterior (PDSE na Universidad de Barcelona), Mestre em Educa-ção, Licenciado em Matemática e Pedagogia. Realizou estágio de Pós-doutoramento em Educação Matemática com investigações voltadas às práticas de iniciação à docência e suas repercussões na construção do conhecimento profissional. É docente no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista atuando nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Atua como professor/orientador no Mes-trado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco. É colaborador no Mestrado Acadêmico em Educação Matemática da Uni-versidade Federal de Ouro Preto.
Mariane Maria De Carvalho Cunha
É servidora do IFMG – Campus Ouro Branco. Graduada em Pedago-gia e Administração. Possui mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMG – Campus Ouro Branco.
Niltom Vieira Junior
Bacharel em Engenharia Elétrica, Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Engenharia, com Estágio Pós-doutoral em Informática na Educação. É professor do IFMG – Campus Arcos e docente/orientador do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco.
Pablo Menezes E Oliveira
É graduado em História pela UFOP, Mestre e Doutor em História – Linha Culturas Políticas, pela UFMG. É docente do IFMG, Campus Ouro Branco. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, é coordenador acadêmico local e membro da Comissão Acadêmica Nacional. Pesquisador do GEPET/IFMG e do GEPHHEPT. Tem se dedicado aos estudos relacionados à Educação Profissional, com atenção para a História da Educação.
Rafael Vieira Âmbar
É professor no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Pau-lista Júlio de Mesquita Filho (2007) e em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2018). Atualmente, cursa o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG.
Raquel Aparecida Soares Reis Franco
Licenciada em Letras e Pedagogia. Mestre em Educação Tecnológica. Doutora em Educação. É professora do IFMG – Campus Sabará e do-cente/orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Pro-fissional e Tecnológica – ProfEPT/IFMG.
Rodolpho Gauthier Cardoso Dos Santos
Bacharel e licenciado (Unicamp, 2005), Mestre (Unicamp, 2009) e Doutor em História (USP, 2015). É professor do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Branco. Atualmente, coordena a Licen-ciatura em Pedagogia. Faz parte do corpo docente do Mestrado Pro-fissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG.
Rodrigo Pablo Oliveira Machado
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFMG, Especialista em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Cândido Mendes e Licenciado em Matemática pelo Centro Universitá-rio Fundação Educacional Monsenhor Messias de Sete Lagoas UNI-FEMM. Atualmente, é servidor do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ribeirão das Neves.
Ronan Daré Tocafundo
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Doutorado Sanduíche realiza-do na Universidade de Granada (UGR), Espanha, com apoio da Capes pelo programa (PDSE/Capes). Atualmente é professor de Física no IFMG – Campus Sabará e professor orientador no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco. Áreas de interesse: Formação Docente e Ensino/Aprendizagem.
Sérgio Murilo Da Silva
É Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Pro-fEPT/IFMG. Licenciado em Letras – (UFOP), Graduado em Direito (UNIPAC – Mariana). Atuou como professor nas redes Estadual e Municipal nas cidades de Ouro Preto e Mariana. É Assistente em Ad-ministração do IFMG – Campus Ouro Preto, tendo atuado como Co-ordenador de Controle Acadêmico, Gerente de Ensino e Gerente de Planejamento. É advogado e representante da 172ª Subseção da OAB no Conselho Municipal de Educação de Mariana-MG.
Shirlene Bemfica De Oliveira
Licenciada em Letras Inglês, Mestre em Linguística Aplicada e Dou-tora em Estudos Linguísticos pela UFMG. É professora do IFMG – Campus Ouro Preto e docente/orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Pro-fEPT/IFMG – Campus Ouro Branco.
Vânia Dutra Amorim Cerbino
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFMG. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Vigilân-cia Epidemiológica e Ambiental em Saúde. Atua na área Técnica Ad-ministrativa do IFMG – Campus Ribeirão das Neves.
Wilx Ferreira De Souza
Licenciado em Língua Inglesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professor de Língua Inglesa há 18 anos, sendo 10 deles no Instituto Federal de Minas Gerais. Foi profes-sor na rede privada por 7 anos e diretor de escola Pública por 4 anos. Atualmente, é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT/IFMG, onde pesquisa Metodologias do Ensino de Língua Inglesa com foco na aprendizagem de vocabulário.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-0120-0
ISBN Digital: 978-65-251-0121-7
DOI: 10.24824/9786525101200.0
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 276
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL da história à teoria, da teoria à práxis Coleção Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Adilson Ribeiro de Oliveira Gláucia do Carmo Xavier José Fernandes da Silva Shirlene Bemfica de Oliveira Ed24 Educação Profi ssional e Tecnológica no Brasil da história à teoria, da teoria a práxis Adilson Ribeiro de Oliveira, Gláucia do Carmo Xavier, José Fernandes da Silva, Shirlene Bemfi ca de Oliveira (organizadores) – Curitiba CRV, 2020 276 p (Coleção Educação Profi ssional e Tecnológica no Brasil – Volume 1) Bibliografi a ISBN Coleção Digital 9786558689423 ISBN Coleção Físico 9786558689461 ISBN Volume Digital 9786525101217 ISBN Volume Físico 9786525101200 DOI 10248249786525101200 1 Educação 2 Educação Profi ssional e Tecnológica 3 História da Educação Profi ssional I Oliveira, Adilson Ribeiro de, org II Xavier, Gláucia do Carmo, org III Silva, José Fernandes da, org IV Oliveira, Shirlene Bemfi ca de, org V Título VI Série CDU 37331363 CDD 3780130981