Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Link PDF
Sinopse:
Esta obra reúne relatos de experiências pedagógicas vivenciadas por docentes da Educação Básica, no Estado de Mato Grosso, engajados em formação contínua com docentes tutores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no projeto “Rede Estadual de Ensino de Ciências Naturais Baseado em Investigação: ações conjuntas nas escolas públicas do Estado de Mato Grosso”, vinculado ao Programa Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). O Projeto surgiu no contexto educacional desafiador da pandemia da COVID-19, que requereu a mudança brusca das salas de aula para as telas de computadores, sendo inevitável repensar as práticas metodológicas e apossar-se dos recursos da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), como aliados do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, a união da abordagem do Ensino Investigativo com os recursos da TDIC, tanto de forma remota quanto presencial, possibilitou a elaboração e aplicação de sequências didáticas contextualizadas e dinamizadoras para o ensino de Ciências Biológicas, subsidiado pelos princípios da alfabetização científica e do protagonismo discente. Nesse sentido, docentes da UNEMAT, mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) construíram juntos uma nova histórica em seus trajetos pedagógicos, cujos resultados são aqui socializados, para inspirar outros docentes a se aventurarem no uso da abordagem investigativa de ensino.
Autores:
Hilton Marcelo De Lima Souza (organizador)
Graduado em Ciências Biológicas (2007) e Mestre Ciências Ambientais (2010) pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Doutor em Biotecnologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) (2015). Professor Adjunto III da UNEMAT na área de Biologia Geral e docente permanente nos Programas de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) e Mestrado Acadêmico em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) do campus de Tangará da Serra. Membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia (NEPEBIO) da UNEMAT. Tem atuação nas áreas de Microbiologia ambiental, Biotecnologia de fungos e Ensino de Biologia.
Kilwangy Kya Kapitango-A-Samba (organizador)
Graduado em Filosofia, com habilitação em História e Psicologia, pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI), São Paulo. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Santo Amaro-UNISA, São Paulo. Especialista de Formação Profissional em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, pela Faculdade Global (FG), Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Mestre em Neuropsicopedagogia, pelo Instituto Superior de Psicología y Educación (ISPEDUC), Espanha. Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (Bolsista CNPq). Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutor em Educação: Cultura, Memória e Teorias em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (Bolsista CAPES). Atualmente é Professor Adjunto de Metodologia Científica na Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, docente permanente no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus da Barra do Bugres. Líder do Grupo de Pesquisa Profissão Docente e Ciência da Aprendizagem (PDCA/CNPq/UNEMAT) e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Direito, Estado e Sociedade (PPDES/CNPq/UNEMAT); Coordenador do Laboratório de Metodologia Científica e do Centro de Políticas Públicas e Ciências de Governo (CPPCG/UNEMAT).
Alessandra Regina Butnariu
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestre em Ciências Biológicas, área de concentração em Zoologia, pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Agronomia, área de concentração em Fitossanidade, pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Professora Adjunta nível 6 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na área de Zoologia e docente permanente dos Programas de Mestrado Acadêmico em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Coordenadora do Núcleo do Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia (NEPEBIO) da UNEMAT. Tem experiência nas áreas de Zoologia e de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas, parasitoides e predadores de ovos. Desenvolve trabalhos também na área de Ensino de Ciências e Biologia.
Anderson Fernandes De Miranda
Graduado em Ciências Biológicas (2004), Mestre (2004) e Doutor em Genética e Melhoramento (2012) pela Universidade Federal de Viçosa. É Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso onde atua como professor na graduação e professor orientador no Programa Mestrado Acadêmicos em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO).
Cristiane Ferreira Lopes De Araújo
Graduada em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998), Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004) e Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO e é membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia (NEPEBIO). Tem experiência na área de Microbiologia, parasitologia e ensino de biologia.
Diones Krinski
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2005), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT (2008) e Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2014). Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD-CAPES) em uma parceria do Instituto Agronômico do Paraná e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (IAPAR/EMBRAPA Soja, 2014-2015). Professor Adjunto da UNEMAT, Campus de Tangará da Serra, onde atua no Curso de Ciências Biológicas e membro do Núcleo do Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia (NEPEBIO) da UNEMAT.
Elis Regina Dos Reis Zocche
Graduada em Ciências Biológicas (2018) e Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína. Mestra em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2022). Professora efetiva da rede estadual de ensino básico do Estado de Mato Grosso, lecionando a disciplina de Biologia no município de Juína, MT.
Franciele Caroline Da Silva
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2010), Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2015) e Mestra em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da UNEMAT (2022). Professora interina da rede estadual de ensino básico do Estado de Mato Grosso no município de Tangará da Serra, MT.
Francielle Da Silva Mateus Costa
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2007), Especialista em Diversidade e Educação Inclusiva no Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso - (UFMT) (2019) e Mestra em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da UNEMAT (2020). Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora efetiva da rede de ensino do Estado de Mato Grosso desde 2012. Professora efetiva da rede estadual de ensino básico do Estado de Mato Grosso, lecionando Leciona a disciplina de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II no município de Diamantino, MT.
Juliana Schneider Moreira
Graduada em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) (2002), Especialista em Docência do Ensino Superior (2017) pela Faculdade Venda Nova do Migrante (FAVENI) (2017) e Mestra em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora efetiva da rede estadual de ensino básico do Estado de Mato Grosso, lecionando a disciplina de Biologia no Ensino Médio no município de Lucas do Rio Verde, MT.
Karina Aparecida Da Silva Lima
Graduada em Ciências Biológicas pela Fundação Faculdades Luiz Meneghel (2004), Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2013) e Mestra em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2020). Professora efetiva da rede Municipal de ensino do município de Lucas do Rio Verde, MT.
Kelly Cristina De Oliveira Silva Polete
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (UNIPAR) (2004), Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Rio Sono (2012) e Mestra em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2020). Professora efetiva da rede estadual de ensino de Mato Grosso lecionando a disciplina de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II e Biologia no Ensino Médio no município de Juruena, MT.
Luciene Andretti Olyntho
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2014) e Mestra em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) (2022). Professora da rede estadual de ensino no estado de Mato Grosso desde 2015. Professora efetiva de Biologia para o Ensino Médio da rede estadual desde 2018 no município de Denise, MT.
Nelson Antunes De Moura
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (1996), Mestre em Biologia (Ecologia e Recursos Naturais) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (2000) e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2010). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Botânica e Ecologia, com ênfase em Estudos sobre Taxonomia e ecologia de criptógamas, diversidade e ecologia da ictiofauna do Pantanal e Amazônia, Ensino de Ciências e Biologia. Atualmente desenvolve projetos sobre diversidade de fauna (ictiofauna, herpetofauna, avifauna e mastofauna) em áreas de empreendimentos hidrelétricos.
Patrícia Barreto Medrado
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (UNIC) (2009), especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Prominas (2012) e Mestra em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (2022). Professora efetiva da Educação básica na Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso. Leciona a disciplina de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II no município de Nova Olímpia, MT.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-3906-7
ISBN Digital: 978-65-251-3904-3
DOI: 10.24824/9786525139067.7
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 148
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: EN59 Ensino de ciências biológicas baseado em investigação experiências pedagógicas / Hilton Marcelo de Lima Souza, Kilwangy Kya KapitangoaSamba (organizadores) – Curitiba CRV, 2023 148 p Bibliografia ISBN Digital 9786525139043 ISBN Físico 9786525139067 DOI 1024824/9786525139067 1 Educação 2 Biologia – Ensino investigativo 3 Ensino remoto – presencial 4 TDICs I Souza, Hilton Marcelo de Lima, org II KapitangoaSamba, Kilwangy Kya, org III Título IV Série 2022 28749 CDD 5707 CDU 3 HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL