15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$60,78 sem juros | Total R$60,78 | |
2 x de R$30,39 sem juros | Total R$60,78 | |
3 x de R$20,26 sem juros | Total R$60,78 | |
4 x de R$15,73 | Total R$62,90 | |
5 x de R$12,80 | Total R$63,98 | |
6 x de R$10,85 | Total R$65,07 | |
7 x de R$9,45 | Total R$66,17 | |
8 x de R$8,41 | Total R$67,29 | |
9 x de R$7,60 | Total R$68,41 | |
10 x de R$6,96 | Total R$69,56 |
Autores: Cristiani Bereta da Silva - Ernesta Zamboni
Sinopse:
Este livro propõe-se a discutir o ensino de História a partir das relações, conflitos e disputas entre memória e história, mas também aquelas ligadas a processos identitários subjetivos e móveis, a formação docente, os entrecruzamentos entre a produção histórica e sua didatização em âmbitos formais e não formais, dentre outras dimensões políticas igualmente relevantes. Parte-se, aqui, do pressuposto de que as últimas décadas do século XX inauguraram novos problemas não apenas para a escrita da História, mas também e, sobretudo, para o seu ensino. Construção cultural, o tempo presente determina novas relações com o passado e expectativas em relação ao futuro. Como objeto de pesquisa e de trabalho, o ensino de História constitui-se em lugar privilegiado para se observar dinâmicas relativas aos projetos coletivos comuns, aos usos do passado, as disputas pela memória e as estratégias de controle sobre o que se deve lembrar e o que se deve esquecer. Se a contemporaneidade exige-nos ensinar História em tempos de memória, exige-nos igualmente que a investiguemos, o que implica em novos problemas e desafios, mas também possibilidades. São sobre possibilidades e desafios que tratam os 13 artigos que compõem o livro Ensino de História, Memória e Culturas. Desafios e possibilidades que marcam também o trabalho de docente e de pesquisador, preocupados em entender melhor como ocorre a produção do conhecimento histórico e sua circulação a fim de apreender o processo de constituição da consciência histórica, das memórias e das identidades.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580425819
DOI:10.24824/978858042581.9
Ano de edição:2013
Número de páginas:276
Formato:14x21
Assunto:
Ensino de história, memória e culturas / Cristiani Bereta da Silva, Ernesta Zamboni
História - Estudo e ensino
Educação - Estudo e ensino
CULTURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE: o ensino de
história e a construção de discursos identitários
Flávia Eloisa Caimi
CULTURA E ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA
DAS REDES SOCIAIS E DO CIBERESPAÇO
Eucidio Pimenta Arruda
“O MUSEU QUE BATEU CONTINÊNCIA�:
práticas educativas e comemorativas no
museu Mariano Procópio (1944-1980)
Carina Martins Costa
CULTURA HISTÓRICA E MEMÓRIA: o passado
veiculado nos impressos turÃsticos
Luciana Rossato
DOS ANTIGOS MANUAIS ESCOLARES AOS
MODERNOS LIVROS DID�TICOS DE HISTÓRIA
(BRASIL, DÉCADAS DE 1960 A 1990)
Décio Gatti Júnior
INTELECTUAIS CATARINENSES E A “MISSÃO
CIVILIZADORA� NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Cristiani Bereta da Silva, Iara Steiner Perin,
Flávio Welker Merola Gentil
RELAÇÕES ENTRE MEMÓRIA E OBJETO NO
ESTUDO DAS CIDADES
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
SEM BAGAGEM NÃO SE ENSINA E NEM
SE APRENDE HISTÓRIA
Helenice Rocha
HISTÓRIA(S) NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
B�SICA: experiência, memória e narrativa
ClarÃcia Otto
DIVERSIDADE QUE INTERROGA: a construção
do conhecimento histórico escolar no contexto das
polÃticas e ações afirmativas
Mônica Martins da Silva
ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE
Nucia Alexandra Silva de Oliveira
ENSINO DE HISTÓRIA: (des)caminhos na construção
de um objeto de pesquisa
Margarida Maria Dias de Oliveira
CONTRIBUIÇÕES DE RÜSEN EM ENSINO DE HISTÓRIA
NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Wilian Carlos Cipriani Barom , Luis Fernando Cerri