15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$51,65 sem juros | Total R$51,65 | |
2 x de R$25,83 sem juros | Total R$51,65 | |
3 x de R$17,22 sem juros | Total R$51,65 | |
4 x de R$13,36 | Total R$53,45 | |
5 x de R$10,87 | Total R$54,37 | |
6 x de R$9,22 | Total R$55,30 | |
7 x de R$8,03 | Total R$56,23 | |
8 x de R$7,15 | Total R$57,18 | |
9 x de R$6,46 | Total R$58,14 | |
10 x de R$5,91 | Total R$59,11 |
Autores: Eder Pires de Camargo
Sinopse:
“Ensino de óptica para alunos cegos: possibilidades” é parte dos resultados de dois projetos de pesquisas complementares desenvolvidos entre os anos de 2005 e 2009. O primeiro refere-se a uma investigação de pós-doutorado que visou analisar os processos de planejamento de atividades de ensino de física por licenciandos para ambiente educacional que contemplou a presença de alunos cegos. O segundo fez parte do desenvolvimento do plano trienal docente realizado na UNESP de Ilha Solteira e objetivou investigar a aplicação dos planos no ambiente educacional mencionado. Organizado em nove capítulos, busca compreender quais contextos comunicacionais favorecem e quais dificultam a participação efetiva do aluno cego em atividades de óptica. Para tal, define, a partir das estruturas empírica e semântico-sensorial, a linguagem utilizada nas atividades, bem como o padrão discursivo em que essas linguagens foram empregadas. Enfoca temas como o ensino de reflexão, refração, dispersão da luz, cores, relação luz matéria (opacidade, transparência, etc), espelhos planos e esféricos, lentes, entre outros. Discute saberes docentes necessários à condução de atividades inclusivas de óptica. Apresenta materiais táteis que auxiliam o ensino de alunos com e sem deficiência visual. Como resultado, identifica intensa relação entre o emprego de linguagem de estrutura empírica áudio-visual interdependente em episódios não-interativos/de autoridade, o decrescimento da utilização de tal estrutura nos episódios interativos e/ou dialógicos, a criação de ambientes segregativos de ensino no interior da sala de aula, e a frequente utilização de linguagem de estrutura empírica tátil-auditiva interdependente nesses ambientes. Discute, ainda, o conceito de “necessidade educacional especial”, seu emprego inadequado e sugestões para seu uso correto. Finaliza afirmando que a interatividade, ao aproximar aluno com e sem deficiência visual, favorece a utilização de linguagens de acesso não-visual, e reconhece a importância do professor ao organizar sua comunicação em função de linguagens acessíveis a todos os discentes. **Programa Encontros com Fátima Bernardes http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/eder-camargo-ensina-fisica-para-deficientes-visuais/2889306/ **Vídeo que concorre ao prêmio de superação promovido pela Johnnie Walker e Fernando Meirelles https://www.youtube.com/watch?v=wKXqEpCO-Zg http://brasil.blogfolha.uol.com.br/2014/08/02/professor-cego-supera-barreiras-e-se-torna-especialista-em-inclusao/ http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2014/08/fisica-inclusiva
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580420289
DOI:10.24824/978858042028.9
Ano de edição:2011
Número de páginas:228
Formato:16x23
Assunto:
Camargo, Eder Pires de. Ensino de óptica para alunos cegos : possibilidades / Eder Pires de Camargo. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2011.
227 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-028-9
1. Óptica - Estudo e ensino. 2. Deficientes visuais - Educação. 3. Inclusão escolar. 4. Professores de Física - Formação. I. Título.
10-5711. CDD: 535
CDU: 535
O contexto onde foram aplicadas as atividades de óptica
Categorias para análise dos dados
Primeira atividade
Segunda atividade
Terceira atividade
Quarta atividade
Tendências para a ocorrência de dificuldades e viabilidades e algumas recomendações para o ensino de óptica em classes que contemplam a presença de alunos com e sem deficiência visual
Instruções para a construção das maquetes utilizadas nas atividades