15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$113,13 sem juros | Total R$113,13 | |
2 x de R$56,57 sem juros | Total R$113,13 | |
3 x de R$37,71 sem juros | Total R$113,13 | |
4 x de R$29,27 | Total R$117,08 | |
5 x de R$23,82 | Total R$119,08 | |
6 x de R$20,19 | Total R$121,12 | |
7 x de R$17,59 | Total R$123,16 | |
8 x de R$15,66 | Total R$125,25 | |
9 x de R$14,15 | Total R$127,34 | |
10 x de R$12,95 | Total R$129,47 |
Autores: Adriana Salete Loss - Pablo Daniel Vain
Sinopse:
O desafio da inclusão no Ensino Superior é atual e tema urgente dos projetos de investigações, na perspectiva de constituir políticas e ações afirmativas capazes de garantir o acesso e a permanência dos estudantes das classes populares, pois são estes os que são excluídos no acesso e, quando conseguem pleitear uma vaga no Ensino Superior, apresentam dificuldades de concluir a formação. A partir dos desafios aos processos de acesso e, principalmente, de permanência dos estudantes no Ensino Superior que os pesquisadores desta obra organizaram suas investigações, sendo subsidiados com o financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI – e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível – CAPES. Assim, nesta obra, os pesquisadores apresentam suas investigações de cunho bibliográfico e documental, apresentando a contextualização de suas instituições, revisões de literatura e a descrição das políticas e ações afirmativas de seus países e de suas IES.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423608
DOI:10.24824/978854442360.8
Ano de edição:2018
Número de páginas:480
Formato:16x23
Assunto:
E52
Ensino superior e inclusão: palavras, pesquisas e refl exões entre movimentos internacionais /
organização Adriana Salete Loss, Pablo Daniel Vain. - 1. ed. - Curitiba [PR] : CRV, 2018.
480 p. (Coleção Ensino superior e inclusão, v. 2)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-2242-7
ISBN VOLUME 978-85-444-2360-8
DOI 10.24824/978854442360.8
1. Educação especial. 2. Educação inclusiva. I. Loss, Adriana Salete. II. Vain, Pablo Daniel.
III. Série.
18-48830
CDD: 371.94
CDU: 376.43
Adriana Salete Loss
Pablo Daniel Vain
PREFÁCIO
Antônio Inácio Andrioli
SEÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA INTERNACIONAL
CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA PROGRAMA
DE DESENVOLVIMENTO ABDIAS NASCIMENTO – EDITAL
SECADI/CAPES Nº /
Adriana Salete Loss
SEÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES: estudos bibliográficos
e documentais sobre políticas de inclusão e programas e ações
afirmativas no Ensino Superior
PARTE I – UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS
ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: a Universidade Federal da
Fronteira Sul e os desafios da inclusão
Adriana Salete Loss
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INCLUSÃO
Adriana Salete Loss
AS AÇÕES AFIRMATIVAS COMO PROCESSO DE INCLUSÃO DE
AFRODESCENDENTES NO ENSINO SUPERIOR
Adriana Salete Loss
Alexandre Luís Fassina
Juliana Ribeiro França
Mara Rodrigues Terra
ASLindd // ::
A POPULAÇÃO INDÍGENA E AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Adriana Salete Loss
Almir Paulo dos Santos
Eluando Tonatto Mariano
Esther Graziela Giehl de Farias
Solange Todero Von Onçay
EDUCAÇÃO INDÍGENA NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
PARA ESCOLAS DO/NO CAMPO NA UFFS – CAMPUS ERECHIM:
perspectivas e desafios
Adriana Salete Loss
Almir Paulo dos Santos
Moisés Prsybyciem
CONCEPÇÕES DE INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA: políticas de inclusão
Naiara Greice Soares
Lísia Regina Ferreira Michels
Sheila Marques Duarte Bassoli
Sonize Lepke
POLÍTICAS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: a questão da
inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares da
educação básica
Leonilda Geni Betto
POLÍTICAS INCLUSIVAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE:
desafios possíveis?
Maria Geralda Oliver Rosa
PARTE II – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ –
UNIOESTE ENSINO SUPERIOR – INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS
SETORES POPULARES
POLÍTICA DE ENSINO NA UNIOESTE – DEMOCRATIZAÇÃO DO
ACESSO E POLÍTICA DE PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DISCENTE
Liliam Faria Porto Borges
Vanice Schossler Sbardelotto
POLÍTICA DE IMPLANTAÇÃO DAS COTAS INDÍGENAS E
SITUAÇÃO ATUAL DA AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Paulo Humberto Porto Borges
Juliana Poltronieri
ASLindd // ::
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIOESTE: vinte
anos de atuação na busca da democratização do ensino superior às
pessoas com deficiência/necessidades especiais
Jane Peruzo Iacono
Dorisvaldo Rodrigues da Silva
Vera Lucia Ruiz Rodrigues da Silva
Lucia Terezinha Zanato Tureck
Vanderlize Simone Dalgalo
UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU: o trabalho do PEE no atendimento à
pessoa com deficiência
Eliane Pinto de Góes
Andreia Nakamura Bondezan
Douglas Fernando da Silva
Antonia Aparecida Lopes
Renata de Almeida
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: interface entre
a Universidade Estadual do Oeste do Paraná e os Movimentos
Sociais Populares do Campo
Cecília Maria Ghedini
Fernando José Martins
João Carlos de Campos
Liliam Faria Porto Borges
Valter de Jesus Leite
PARTE III – UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO – UPF/RS
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Rosimar Esquinsani
AÇÕES AFIRMATIVAS, INCLUSÃO E PERMANÊNCIA: vamos
pintar a Universidade com as cores do povo?
Ivan Penteado Dourado
Rosimar Esquinsani
PARTE IV – UNIVERSIDADE NACIONAL DE MISIONES – UNAM/
ARGENTINA
UNIVERSIDAD NACIONAL DE MISIONES
Pablo Daniel Vain
INCLUSIÓN Y CIUDADANÍA UNIVERSITARIA
Pablo Daniel Vain
ASLindd // ::
ACCESO Y PERMANENCIA DE LOS SUJETOS VULNERABLES A
LA MARGINALIZACIÓN Y LA EXCLUSIÓN
Agustín Villarreal
Julia Pignotti
Mariana Oeyen
Miguel Franco
LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN ESPACIOS TRANSFRONTERIZOS
Diego Daniel A Bogarín
Sergio Fabián Benítez
LEGISLACIÓN Y PROGRAMAS DESTINADOS A LA INCLUSIÓN
DE GUARANÍES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR DE LA
PROVINCIA DE MISIONES (ARGENTINA)
Yamila Nuñez
ANÁLISIS DE LA CONFERENCIA REGIONAL Y MUNDIAL DE
EDUCACIÓN SUPERIOR (CRES Y CMES)
Arón Milkar Bañay
INCLUSIÓN DE ESTUDIANTES PORTADORES DE
DISCAPACIDAD EN LA UNIVERSIDAD
Hernán Vidales
Carolina Lelia Schewe
Mariela P Canteros
Noelia Dormond
Romina Hillebrand
PARTE V – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: contributos
para identificação de concepções, políticas públicas e investigação
Ana Paula Caetano
Benedita Lima
Catarina Sobral
Isabel Pimenta Freire
Marta Almeida
Natália Rocha
Carmen Cavaco