15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$50,70 sem juros | Total R$50,70 | |
2 x de R$25,35 sem juros | Total R$50,70 | |
3 x de R$16,90 sem juros | Total R$50,70 | |
4 x de R$13,12 | Total R$52,47 | |
5 x de R$10,67 | Total R$53,37 | |
6 x de R$9,05 | Total R$54,28 | |
7 x de R$7,89 | Total R$55,20 | |
8 x de R$7,02 | Total R$56,13 | |
9 x de R$6,34 | Total R$57,07 | |
10 x de R$5,80 | Total R$58,02 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Sinopse:
No Brasil, as mudanças nas diretrizes de formação inicial de professores no século XXI mantém um quadro que faz jus à metáfora de zigue-zague, pois passamos por diferentes reformas (2002, 2015, 2019, 2024), mas não saímos totalmente de 2002. As reformas de 2015 (com apoio de entidades de classe) e de 2019 (de inspiração australiana) foram revogadas, ficando na reforma de 2024 um falso híbrido (2015 e 2019), mas apresentando como novidade a “morte” do 3+1 ou 2+2, podendo-se fazer um novo desenho com o estágio curricular supervisionado, do 1º ao 4º ano, trazendo para o campo das disputas de concepções o desenvolvimento do profissionalismo colaborativo que perpassa de forma invisível alguns dos recortes deste livro. Em comum, as reformas apontam para a profissionalização do ensino, tanto da mão de obra quanto do lugar de trabalho, oscilando entre um profissionalismo ocupacional e um profissionalismo organizacional, considerando a dinâmica das sociedades contemporâneas. Assim, desafios não faltarão na universitarização da docência, nos mecanismos de controle do trabalho dos professores ou na avaliação crítica do trabalho dos professores por parte da sociedade. Este livro é um convite para pensarmos juntos o movimento de profissionalização do ensino, nas diversas etapas da constituição da profissão docente, bem como uma profissionalização/profissionalismo de resistência.
Autores:
Elisangela Venancio Ananias
Larissa Cerignoni Benites
Samuel de Souza Neto
Professor Livre Docente da UNESP – Campus de Rio Claro. Possui Doutorado em Educação (USP), Livre-docência em Educação Física (UNESP) e Pós-Doutorado em Educação (CRIFPE/Canadá). É Pesquisador Associado Internacional do CRIFPE e Pesquisador CNPq, NEPEF: FPCT, DOFPPEN, CRIFPE-Brasil. No presente, coordena o CRIFPE-Brasil (Centre de Recherche International sur la Formation et la Profession - Enseignant – Brésil) e o NEPEF – FPCT (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Fíisica: Formação Profissional e Campo de Trabalho); trabalha com o Programa de Pós-Graduação em Educação e com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento na UNESP – Campus de Rio Claro.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8293-3
ISBN Digital: 9786525182933
DOI: 10.24824/978652518293.3
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 198
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: E79 Estágio Curricular Supervisionado e o Movimento de Profissionalização do Ensino: em universidades nos EUA, em Portugal e no Brasil / Elisangela Venancio Ananias, Larissa Cerignoni Benites, Samuel de Souza Neto. – Curitiba: CRV, 2025. 198 p. (Coleção: Docência, formação de professores e práticas de ensino, v. 9). Bibliografia ISBN Coleção Digital 978-85-444-1857-4 ISBN Coleção Físico 978-85-444-0965-7 ISBN Volume Digital 978-65-251-8294-0 ISBN Volume Físico 978-65-251-8293-3 DOI 10.24824/978652518293.3 ISBN Coleção Digital 9788544418574 ISBN Coleção Físico 9788544409657 ISBN Volume Digital 9786525182940 ISBN Volume Físico 9786525182933 DOI 10248249786525182933 1. Educação 2. Estágio Curricular Supervisionado 3. Profissionalização do Ensino 4. Formação Inicial de Professores I. Ananias, Elisangela Venancio. II. Benites, Larissa Cerignoni. III. Souza Neto, Samuel de. IV. Título. V. Coleção: Docência, formação de professores e práticas de ensino, v. 9. CDU: 370.71 CDD: 370.71 Índice para catálogo sistemático 1. Educação: 370.71