15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$64,20 sem juros | Total R$64,20 | |
2 x de R$32,10 sem juros | Total R$64,20 | |
3 x de R$21,40 sem juros | Total R$64,20 | |
4 x de R$16,61 | Total R$66,44 | |
5 x de R$13,52 | Total R$67,58 | |
6 x de R$11,46 | Total R$68,73 | |
7 x de R$9,98 | Total R$69,89 | |
8 x de R$8,88 | Total R$71,08 | |
9 x de R$8,03 | Total R$72,26 | |
10 x de R$7,35 | Total R$73,47 |
Autores: Eduardo Ferreira Chagas - Renato Almeida de Oliveira - Wildiana Kátia Monteiro Jovino (Orgs.)
Sinopse:
Os textos que compõem a presente obra pretendem pensar as questões fundamentais da educação por diversos vieses teóricos, de tal forma que possa se configurar como um recurso a mais no debate acerca da construção de uma Filosofia da Educação crítica, capaz de lançar luz sobre o obscurantismo intelectual que marca nossa época. Uma Filosofia da Educação pretende explicitar e problematizar os princípios filosóficos que fundam a ação formativa. No entanto, são diversas as correntes filosóficas de pensamento. Interessa-nos a vertente que pensa a educação ligada às condições sociais concretas de vida dos indivíduos, uma Filosofia da Educação que aflora um potencial vital de emancipação. Em outros termos, a Filosofia da Educação que trazemos na presente obra figura como um aporte crítico de compreensão das relações que os homens estabelecem na sociedade a partir das relações de produção efetivas. A proposta da obra não é apresentar os princípios de uma educação abstrata, puramente epistêmica, idealista, mas que também desperte para uma prática educacional, formativa, com contornos políticos, encarando a educação a partir da ruptura com a lógica do capital. A presente obra pretende ser uma crítica do presente. As investigações aqui expostas revelam uma orientação crítica, buscando resgatar o sentido de uma realidade humano-social emancipada e, ao mesmo tempo, pensar as condições materiais de transformação social fomentada por uma filosofia crítica da educação. Superando, assim, as lacunas do cotidiano tão marcado pela acriticidade e pelo obscurantismo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544431993
DOI:10.24824/978854443199.3
Ano de edição:2019
Número de páginas:294
Formato:16x23
Assunto:
F478
Filosofi a da educação marxismo, teoria crítica e realidade social Eduardo Ferreira Chagas,
Renato Almeida de Oliveira, Wildiana Kátia Monteiro Jovino (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
294 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3199-3
DOI 10248249788544431993
1 Filosofi a da educação 2 Marxismo e educação 3 Educação – teoria crítica 4 Realidade
social – crítica I Chagas, Eduardo Ferreira org II Oliveira, Renato Almeida de org III Jovino,
Wildiana Kátia Monteiro org IV Título V Série
CDU 37 CDD 3701
APRESENTAÇÃO
PARTE I
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ÉTICA E EDUCAÇÃO EM ARISTÓTELES
Antonio Marcondes dos Santos Pereira
Francisco de Assis Sobrinho
O EMPIRISMO TRANSCENDENTAL DE ROUSSEAU À LUZ DA
PROFISSÃO DE FÉ DO VIGÁRIO SABOIANO
Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho
CIÊNCIA, VONTADE DE VERDADE, NIILISMO E CRÍTICA NO
PENSAMENTO DE NIETZSCHE
Raylane Marques Sousa
Eduardo Ferreira Chagas
DA CRÍTICA AO CONHECER INSTITUCIONALIZADO
ESTATAL AO SABER SOBERANO um diálogo
Nietzsche – Foucault
Paulo Eduardo de Sousa
A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA EM ALEXIS DE TOCQUEVILLE
igualdade e liberdade
Hermeson Claudio Mendonça Menezes
Cristiane Maria Oliveira Mendonça
O PENSAMENTO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL
DE ANÍSIO TEIXEIRA
Glória Maria Tomé de Souza
José Rômulo Soares
WJ_indd PARTE II
MARXISMO E EDUCAÇÃO
SOBRE O MATERIAL E O DIALÉTICO elementos da perspectiva
teórico-metodológica de Marx
Antonio Francisco Lopes Dias
O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO uma aproximação
entre a abordagem marxista e a Filosofia da Linguagem
Francisco Brandão Aguiar
Eduardo Ferreira Chagas
O TRABALHO categoria fundante do ser social
Telmano Rodrigues Sampaio
Clarice Zientarski
MARX E A “DEMOCRACIA VERDADEIRA” a reintegração do
humano com o cidadão
Clarice Zientarski
Hermeson Claudio Mendonça Menezes
A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL A PARTIR DO PENSAMENTO DE MARX
Albertino Servulo Barbosa de Sousa
LITERATURA E HISTORICIDADE A PARTIR DA
ANÁLISE EXISTENCIALISTA
Silvana Maria Santiago
POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE, CRÍTICA E
EMANCIPADORA considerações a partir de Theodor W Adorno
Priscilla Pontes Bezerra Mendes
USOS COMUNS DA CATEGORIA PENSAMENTO
CRÍTICO EM EDUCAÇÃO
Hermenegildo de Oliveira Araújo
A EDUCAÇÃO À LUZ DO PENSAMENTO DE SLAVOJ ŽIŽEK
Debora Klippel Fofano
Emanuelle Beserra de Oliveira
WJ_indd PARTE III
REALIDADE SOCIAL, POLÍTICA E EDUCAÇÃO
PROFESSOR, ESCOLA E EDUCAÇÃO FÍSICA
origens eurocêntricas da formação humana
Raoni Cunha Aragão de Albuquerque
Eduardo Ferreira Chagas
A REFORMA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
EDUCACIONAIS o neoliberalismo dá as cartas
Sirneto Vicente da Silva
José Eudes Baima Bezerra
EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA revisitando o
problema das maiorias tirânicas
Márcio Pereira
Lis Marques
O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL DO CEARÁ relato de uma experiência
Santiago Pontes Freire Figueiredo
NARRATIVAS BIOGRÁFICAS DA MADAME contribuições políticas
e educacionais na cidade de Horizonte-CE
Mayara Alves de Castro
Maria Marly Alves
FORMAÇÃO E DEFORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LÓGICA
DA SOCIEDADE DO CAPITAL
Wildiana Kátia Monteiro Jovino