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Autores: Renata Almeida D’Ávila
Sinopse:
“Lute como uma menina” é para Renata um imperativo político, um compromisso ético e um desafio à ação pedagógica. Ela traz esta complexidade contextualizada na luta das “meninas” que estiveram à frente da ocupação das escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal em 2016. Para a abordagem, abre intersecções entre as teorias dos movimentos sociais, a teoria crítica, a teoria crítica dos direitos humanos, a educação em direitos humanos e os estudos feministas. Exercício corajoso e consistente. A contribuição de Renata à educação em direitos humanos, sua preocupação de fundo, é magistral e magisterial porque ensina que fazer educação em direitos humanos é, acima de tudo, acreditar na educabilidade dos humanos e das humanas como experiência de vida, como troca de experiências de vida, de “experiência feita”, importa em que lugar ou sob que assinatura seja feita. Mostra que fazer educação em direitos humanos na educação formal (a escola de ensino médio) é mais do que qualquer formalidade por mais imaginativa que possa gerar, já que foi na informalidade das lutas dentro da escola e pela escola que se desenvolveram práticas de educação em direitos humanos que irromperam à formalidade e a romperam, fazendo-a se dobrar à vida, que não é nem formal e nem informal. Aliás, assim também haveria de ser a educação em direitos humanos, nem formal e nem informal, haveria de ser viva, como a vida, de modo a simplesmente ser educação em direitos humanos como experiência de humanização nos “nós” que nos fazem nós. Paulo César Carbonari
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544429105
DOI:10.24824/978854442910.5
Ano de edição:2018
Número de páginas:154
Formato:14x21
Assunto:
G342
Geoeducação em espaços simbólicos Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Tiago Vieira
Cavalcante (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
358 p (Coleção caminhos simbólicos, v 1)
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2912-9
DOI 10248249788544429129
1 Educação 2 Geografi a cultural 3 Patrimônio e turismo 4 Religiosidade 5 Educação
geográfi ca I Oliveira, Christian Dennys Monteiro de org II Cavalcante, Tiago Vieira org III
Título IV Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
LEGES UM LUGAR DE ENCONTROS
Christian Dennys Monteiro de Oliveira
Tiago Vieira Cavalcante
PREFÁCIO
Alessandro Dozena
PARTE I
FORMAS DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
UNILA E UNILAB uma abordagem sobre o processo de integração
internacional do ensino superior a partir das universidades
federais no Brasil
Fabrício Américo Ribeiro
POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE percursos turísticos para
pessoas com deficiência visual no centro histórico do Porto, Portugal
Ivna Carolinne Bezerra Machado
CAMPESINATO, ENSINO DE GEOGRAFIA E ESCOLAS DO
CAMPO o conhecimento geográfico como um saber em conjunto
Alexandra Maria de Oliveira
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA educação
patrimonial no Mucuripe e a cartilha dos saberes coletivos
Lucas Bezerra Gondim
A OBSERVAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO
ENSINO DE GEOGRAFIA
Nubelia Moreira da Silva
Raimundo Freitas Aragão
PARTE II
RELIGIOSIDADES EM FESTAS
GEOEDUCAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS
traslados entre espaços de comunicação, turismo e
encenação patrimonial
Christian Dennys Monteiro de Oliveira
CD indd AS FESTAS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E A
ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO os desafios
ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba – CE
Maryvone Moura Gomes
Christian Dennys Monteiro De Oliveira
PODER PÚBLICO, EFICÁCIA SIMBÓLICA E ESPAÇOS
SAGRADOS o discurso da (in)tolerância religiosa
na construção de políticas culturais
Juliana Oliveira Andrade
Marcos da Silva Rocha
TERRITORIALIDADES RELIGIOSAS EM IRRADIAÇÃO um olhar
geoturístico sobre a devoção alagoana às representações
de Padre Cícero e Juazeiro do Norte – CE
Cícera Cecília Esmeraldo Alves
FORMAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO IMATERIAL EVANGÉLICO
EM FORTALEZA – CE
Luiz Raphael Teixeira da Silva
PARTE III
ESTRATÉGIAS NO PATRIMÔNIO E TURISMO
OS LUGARES DE RACHEL DE QUEIROZ geograficidade e patrimônio
Tiago Vieira Cavalcante
TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES NO ESPAÇO TURÍSTICO
DO CÍRIO DE NAZARÉ NO MUNICÍPIO DE VIGIA – PA
João Paulo Siqueira dos Santos
DEMOLIÇÃO PATRIMONIAL EM GEOGRAFIA E OS CONCEITOS
DE TRAÇO, MARCA E MARCAÇÃO EM VINCENT VESCHAMBRE
Helania Martins de Souza
Raimundo Freitas Aragão
REFLEXÕES SOBRE TEMPO SIMBÓLICO E LUGAR RITUAL DOS
CORTEJOS DE MARACATUS DE FORTALEZA – CE
Jacquicilane Honorio de Aguiar
Christian Dennys Monteiro de Oliveira
CD indd A CIDADE E O MAR por uma geohistória das relações entre
Fortaleza e o ambiente litorâneo
Fábio de Oliveira Matos
PARTE IV
FRONTEIRAS IMAGINÁRIAS DA COMUNICAÇÃO
PAISAGEM DE PEREGRINOS A PÉ é logo alí o horizonte
José Arilson Xavier de Souza
IDENTIDADE DE LUGAR NO BENFICA distinção, discurso e
divisão simbólica no bairro
Ilaina Damasceno Pereira
PERCEPÇÕES DO TERRITÓRIO RELIGIOSO POR MEIO DA
ANÁLISE DE MAPAS MENTAIS a cidade santuário de Fátima, Portugal
Camila Benatti
ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GOVERNO E DE ESTADO
um ensaio sobre a essencialidade da avaliação como componente
no processo de gestão
Ivo Luis Oliveira Silva
A TRIAGEM E CATAÇÃO DE RECICLÁVEIS DENTRO DO
ATERRO SANITÁRIO COMO CONDICIONANTE DE
VULNERABILIZAÇÃO SOCIAL DE EXCLUÍDOS EM BOA VISTA – RR
Haroldo Scacabarossi
Yasnara Silveira de Medeiros
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE
GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO contribuições da parceria
escolaGeopark Araripe
Djailson Ricardo Malheiro
Christian Dennys Monteiro de Oliveira
Josier Ferreira da Silva
Luciene Calixto de Brito Vale
ANEXO
SOBRE OS AUTORES
