15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$64,68 sem juros | Total R$64,68 | |
2 x de R$32,34 sem juros | Total R$64,68 | |
3 x de R$21,56 sem juros | Total R$64,68 | |
4 x de R$16,73 | Total R$66,94 | |
5 x de R$13,62 | Total R$68,08 | |
6 x de R$11,54 | Total R$69,25 | |
7 x de R$10,06 | Total R$70,42 | |
8 x de R$8,95 | Total R$71,61 | |
9 x de R$8,09 | Total R$72,80 | |
10 x de R$7,40 | Total R$74,02 |
Autores: Maria José V. M. de Mattos - Maria C. R. de Barros O’Reilly - Luciane Ghiraldello (Orgs.).
Sinopse:
Esta publicação intitulada “Interações e implicações no processo de aprendizagem: a atuação do psicopedagogo” apresenta o resultado de estudos, vivências e reflexões de um grupo de alunas do Curso de Especialização Lato Sensu, em Psicopedagogia, em sua oferta de número onze, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no campus de Poços de Caldas. Trata-se de uma coletânea de abordagens discutidas ao longo do Curso, que estão refletidas numa sincronia entre as teorias estudadas e seus aspectos práticos, especialmente, quando se estuda os processos de aprendizagem e as contribuições do psicopedagogo. Visando o sucesso da construção do conhecimento, a Psicopedagogia, enquanto ciência, procura identificar os pontos que possam, porventura, estar dificultando o processo de aprendizagem, para atuar de maneira preventiva e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado; intervindo nas potencialidades cognitivas, afetivas e sociais do aprendente. Como é uma ciência que estuda o fenômeno de adaptação que implica o desenvolvimento evolutivo da mente, com o processo de ensino-aprendizagem e, considerando os âmbitos nos quais este profissional atua institucional e clínico, procuramos selecionar e organizar, nesta obra, temáticas que venham contribuir para a ampliação de discussões e conhecimentos relacionados às interações e implicações do processo de aprendizagem. Assim, os capítulos se estruturam de modo que o leitor transite por teorias, relatos e vivências que expressam as inquietações e os desafios da prática psicopedagógica. As autoras
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420768
DOI:10.24824/978854442076.8
Ano de edição:2017
Número de páginas:222
Formato:16x23
Assunto:
I61
Interações e implicações no processo de aprendizagem: a atuação do psicopedagogo / Maria
José V. M. de Mattos, Maria C. R. de Barros O’Reilly, Luciane Ghiraldello (Organizadoras).
222 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2076-8
DOI 10.24824/978854442076.8
1. Educação 2. Psicopedagogia 3. Métodos de aprendizagem 4. Interações sócias I. Mattos,
Maria José V. M. de. org. II. O’Reilly, Maria C. R. de Barros. org. III. Ghiraldello, Luciane IV.
Título V. Série.
CDU 37 CDD 370.1523
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO I
INTERAÇÕES SOCIAIS: um desafo para os psicopedagogos
Ana Lúcia Leal Xavier
Maria Cristina Ravaneli de Barros O’Reilly
CAPÍTULO II
CULTURA E O CAPITAL CULTURAL: um importante
aporte no atendimento psicopedagógico
Deborah Cristina Rodrigues de Gouvêa
Maria Cristina Ravaneli de Barros O’Reilly
CAPÍTULO III
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS SENSORIAIS NA
APRENDIZAGEM: uma contribuição para a psicopedagogia
Christiane F. Colhado Cruz
Maria Cristina Ravaneli de Barros O’Reilly
CAPÍTULO IV
A ANATOMIA DA APRENDIZAGEM E SEMIOLOGIA
PSICOPEDAGÓGICA PARA PRÁTICAS DE
SOLUÇÕES DE PROBLEMAS
Elaine de Cassia Pápia Fernandes
Maria Cristina Ravanelli de Barros O’Reilly
CAPÍTULO V
AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO PARA O
DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM
AGENESIA DO CORPO CALOSO
Eliamar Cristina Balarin Marciano
Maria Cristina Ravaneli de Barros O’Reilly
CAPÍTULO VI
CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DIFICULDADE
NA ESCRITA: um relato de experiência
Nátila Rodrigues Nangino
Luciane Ghiraldello
CAPÍTULO VII
LEITURA MEDIADA COMO INSTRUMENTO
PSICOPEDAGÓGICO NUMA INTERVENÇÃO
COM ADOLESCENTES
Amanda Medeiros Teixeira
Luciane Ghiraldello
CAPÍTULO VIII
SINTOMAS E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES
PSICOPEDAGÓGICAS EM CASOS DE ALUNOS
COM DISLEXIA
Viviane Nicácio Thomáz de Souza
Maria Cristina Ravanelli de Barros O’Reilly
CAPÍTULO IX
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA
A INCLUSÃO DO AUTISTA NA ESCOLA
Jussara Daniel Esteves Pereira
Maria Cristina Ravaneli de Barros O´Reilly
CAPÍTULO X
FORMAÇÃO DE PROFESSORES FRENTE AO ALUNO
COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
Gleice Neri Morais
Maria Cristina Ravaneli de Barros O’Reilly
CAPÍTULO XI
O FRACASSO REFLETIDO NO ESPELHO: estratégias
psicopedagógicas para superação do fracasso escolar
Patrícia Corrêa
Luciane Ghiraldello
CAPÍTULO XII
A INSERÇÃO DA CRIANÇA ABRIGADA NA ESCOLA:
contribuições da atuação psicopedagógica
Micheli da Silva Oliveira
Luciane Ghiraldello
CAPÍTULO XIII
A ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL
BRASILEIRO: novos olhares para a ressocialização
Aline Fernandes Venuto
Maria Cristina Ravanelli de Barros O’Reilly
CAPÍTULO XIV
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO
E RESULTADOS: um relato de experiência
Laís Helena Bernardelli de Andrade
Luciane Ghiraldello
CAPÍTULO XV
DO DIAGNÓSTICO À INTERVENÇÃO: uma reflexão sobre
as práticas psicopedagógicas no atendimento clínico
Thaís Moreira de Oliveira
Maria Cristina Ravaneli de Barros O’Reilly