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Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Débora Borges Ferreira - Je?erson Alexandre do Nascimento
 
 Sinopse:
A finalidade deste livro é servir de apoio a professores de Matemática do ensino básico ou estudantes do ensino superior, que almejem estudar os fundamentos introdutórios da lógica de primeira ordem (ou de predicados) para aplicar em sala de aula a fim de facilitar a compreensão de Matemática como linguagem, com seu rigor sintático e semântico. O domínio da lógica auxilia a organizar pensamentos em raciocínio dedutivo na forma de encadeamento de ideias para resolução de problemas, ajuda a argumentar, inferir conclusões, abstrair, em suma, é o principal pilar da Matemática enquanto ciência axiomática. Por isso, sugerimos sequências didáticas para aplicar lógica em sala de aula do ensino básico. A fim de tornar a aula mais atrativa, propomos o uso de dois softwares gratuitos. O livro é introdutório e não exige pré-requisitos. O primeiro capítulo se atém aos fundamentos mais elementares da lógica contemporânea.  É ainda nesse capítulo que são apresentados os principais conectivos da lógica de 1ª ordem, seus significados e a maneira correta de utilizá-los. No Capítulo 2, tratamos das argumentações lógicas fundamentadas nas concepções de Russeal, Almouloud, Fajardo, Ávila, entre outros autores. O capítulo em questão traz de fato a essência teórica do livro que é a utilização das técnicas da lógica proposicional e de primeira ordem no encadeamento de raciocínio lógico dedutivo como auxílio para o aluno em argumentação matemática, principalmente no que diz respeito às demonstrações de teoremas. No Capítulo 3, fazendo uso dos softwares NOAS e Logisim, apresentamos uma série de sequências didáticas a título de sugestões para abordagem do conteúdo da lógica proposicional nas séries finais do Ensino Fundamental e em qualquer série do Ensino Médio.  No final de cada capítulo há sugestões de exercícios (questões de vestibulares, concursos e Olimpíada de Matemática), todos acompanham resoluções que devem ser consultadas após sérias tentativas. Boa leitura! 
 
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544415986
DOI:10.24824/978854441598.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:164
Formato:16x23
Assunto:
Ferreira, Débora Borges.
Introdução à lógica para matemática do ensino básico / Débora Borges Ferreira,
Jeff erson Alexandre do Nascimento
164 p.
Bibliografia
ISBN: 978-85-444-1598-6
DOI: 10.24824/978854441598.6
1. Matemática 2. Lógica 3. Educação 4. Ensino básico I. Nascimento, Jefferson
Alexandre do. II. Título II. Série.
CDD 511.3
LÓGICA PROPOSICIONAL E DE PRIMEIRA ORDEM 
Primeiras defnições 
Linguagem da lógica matemática
Classifcação dos conectivos
Tabela-Verdade 
Equivalência lógica
Negação de proposições compostas 
Negação de proposições com quantifcadores
Tautologia, contradição e contingência 
Contra positiva e recíproca
Sugestões de Exercícios
ARGUMENTAÇÃO LÓGICA E DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA 
Argumento 
Métodos para testar a validade de argumentos 
Demonstrações matemáticas
Dedução de fórmulas 
Sugestões de exercícios 
SUGESTÕES DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 
Circuitos lógicos e a relação com as tabelas-verdade 
Circuitos de chaveamento
Circuitos lógicos 
Primeira atividade – aplicativo computacional
Segunda atividade – redefnindo conectivos com uso do
programa de computador Logisim v
Terceira atividade – ainda utilizando o Logisim
Exercícios de vestibulares
