| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$48,23 sem juros | Total R$48,23 | |
| 2 x de R$24,11 sem juros | Total R$48,23 | |
| 3 x de R$16,07 sem juros | Total R$48,23 | |
| 4 x de R$12,47 | Total R$49,91 | |
| 5 x de R$10,15 | Total R$50,77 | |
| 6 x de R$8,60 | Total R$51,64 | |
| 7 x de R$7,50 | Total R$52,51 | |
| 8 x de R$6,67 | Total R$53,40 | |
| 9 x de R$6,03 | Total R$54,29 | |
| 10 x de R$5,51 | Total R$55,19 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Sinopse:
Quando falamos de formação de professores no Brasil, a partir de vivências educacionais, observamos que o professor/sujeito ainda não se sente como parte constitutiva desse processo de formação, não se percebe como ser dialógico. Cursos livres, de formação e pós-graduação são uma crescente na ótica do ensino – e da aprendizagem; como se essas fossem uniformes e, ao mesmo tempo hegemônicas.
Em Rondônia, essa preocupação, por vezes, limita-se em ‘leitura e letramento’ – mais uma vez perpetuando a ideia-conceito de unicidade. Nesse sentido, o trabalho intitulado Linguagem e Formação: um olhar sobre o discurso metafórico dos professores egressos do Proformação em Rondônia – da estimada colega Ingrid Letícia, atualmente professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO – tenta de maneira clara e objetiva elucidar essas questões acima apontadas tendo como corpus o discurso dos professores egressos do Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO), no período de 2004 a 2006.
Ao longo dessa ancoragem a autora nos apresenta uma perspectiva memorialista a partir dos registros da construção da identidade do sujeito-professor, bem como variações no decorrer da vida profissional apontada como ‘relações ideológicas’ da sua história. Para fundamentar sua perspectiva, a professora Ingrid Letícia deleita-se nada mais, nada menos nas teorias da filosofia da linguagem em Mikhail Bakhtin [dialogismo e ideologia] e complementa com George Lakoff e Mark Johnson [conceitos metafóricos] constituindo, dessa maneira, uma possível reconstrução desses discursos implícitos no interior de cada história...
Cacoal/RO, 14 de novembro de 2012.
Prof. Dr. Sérgio Nunes de Jesus/IFRO.
Da Academia de Letras de Cacoal/ACLEC.
Autores:
Ingrid Leticia Menezes Barbosa
Nascida em Cacoal-RO. Possui Licenciatura em Letras Português/Literatura Brasileira (2003), Especialização em Linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa e em Tecnologias em Educação; Mestrado em Ciências da Linguagem (2009) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atuou como assessora técnica e pedagógica nos programas de formação de professores Proformação e Proinfantil, realizando acompanhamento pedagógico, bem como ministrando palestras e oficinas acerca de Memoriais de Formação. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Rondônia (IFRO). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguagem e Educação, como também em Tecnologias e Educação a Distância.
Detalhes
ISBN: 978-85-8042-564-2
DOI: 10.24824/978858042564.2
Ano da Edição: 2013
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 108
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: Barbosa, Ingrid Leticia Menezes Linguagem e formação: um olhar sobre o discurso metafórico dos professores egressos do proformação em Rondônia / Ingrid Leticia Menezes Barbosa Coleção Ciência Aberta, nº Coordenação: Professor Sérgio Nunes de Jesus - ed - 978-85-8042-564-2 Educação - Brasil Linguagem e línguas CAPÍTULO O PROGRAMA PROFORMAÇÃO: linguagem e formação em Rondônia CAPÍTULO CONCEPÇÕES TEÓRICAS EM BAKHTIN E LAKOFF: um paralelo entre dialogismo, ideologia e conceitos metafóricos CAPÍTULO DESVELANDO OS MEMORIAIS: ideologias e metáforas subjacentes
