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Autores:
JORDÂNIA DE ARAÚJO SOUZA
Graduada e mestra em Ciências Sociais pela UFCG. Doutora em Antropologia pela UFPE. Atualmente é professora do Centro de Educação na Ufal. Membro do Grupo de Pesquisa em Memória, Identidade e Território; Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa e XINGÓ – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais. Desenvolve pesquisas no campo dos estudos sobre Etnicidade, e atualmente tem se dedicado ao debate sobre educação e relações étnico-raciais e ensino de Sociologia.
LÚCIA DE FÁTIMA SANTOS
Doutora em Linguística (2007) e Mestra em Letras (1996) pela Ufal. Realizou estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada na Unicamp (2016). É professora Associada 4 da Ufal. Foi Coordenadora Institucional do Pibid-Ufal (2016-2018). É líder do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa – GIFOP. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: letramentos, formação de professores, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, leitura e produção de textos, gêneros discursivos, livro didático, ensino de gramática.
RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI
Doutor e pós-doutor em Linguística. Professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió. Professor e pesquisador permanente no Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), Campus Benedito Bentes. Pesquisa: gêneros textuais-discursivos argumentativos; formação de professores de Língua Portuguesa; decolonialidade(s) e ensino de línguas; além de desenvolver e orientar Produtos Educacionais no âmbito do ProfEPT/Ifal. Amante de café, abraços apertados e mar.
ALINE SOARES NOMERIANO
Graduada em Ciências Sociais (Ufal-1998), Especialista em Docência do Ensino Superior (Ufal-2000), Mestra em Educação (Ufal-2005) e Doutora em Serviço Social (Ufal/2022). É Professora Associada 1 da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca. Investiga as linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Política Educacional e Formação de Professores; Marxismo, Educação e Trabalho Docente. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Educação, Marxismo e Ontologia (Ufal-Campus Arapiraca).
ANTÔNIA MARIA MEDEIROS DA CRUZ
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, tese indicada ao prêmio CAPES de Teses em 2022, Mestra em Letras e Especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa, ambos pela Universidade de Pernambuco. Tem 25 anos de experiência no cargo de professor e em diversas funções (gestão e coordenação) nas redes públicas estadual, municipal e em faculdades privadas, e sempre se sente motivada a contribuir com a melhoria da educação no nosso país. Também participa do grupo de pesquisa GIFOP/Ufal.
JOSÉ ADERIVALDO SILVA DA NÓBREGA
Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) onde também concluiu os cursos de Mestrado (2012) e Doutorado em Ciências Sociais (2019). É professor de Sociologia no Ensino Médio na rede pública do Estado da Paraíba desde 2011. Atua como pesquisador colaborador no Núcleo de Pesquisa Trabalho Desenvolvimento e Políticas Públicas (TDEPP/UFCG).
JÚLIO CEZAR GAUDENCIO
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS/Ufal), tendo atuado como coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais e coordenador de área do Pibid/Sociologia. É membro do GIFOP e do Labjuve. Tem se dedicado ao debate sobre ensino de Sociologia, formação de professores, juventudes e violência em contextos educacionais.
LEILA SAMIRA PORTELA DE MORAIS
Graduada em Ciências Sociais, especialista em Antropologia e mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhando nas temáticas sobre ensino de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), juventudes e comunidades ciganas. Atua como docente na disciplina de Sociologia da rede pública estadual de educação de Alagoas.
LEÔNIDAS DE SANTANA MARQUES
Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas – Campus Sertão. Doutor em Geografia Humana pela USP. Foi coordenador de área e de gestão do Pibid (2014-2018). Foi coordenador do curso de Pós-graduação lato sensu em Educação no Semiárido (2016-2018). Tem trabalhado principalmente com: educação do campo; metodologia do ensino de geografia; formação docente; teorias do desenvolvimento; Estado e políticas públicas.
LÍDIA MARIA DA SILVA SANTOS
Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Letras/Ufal) durante a formação inicial. Atuou supervisora do Pibid/Ifal e preceptora do Programa Residência Pedagógica/Ifal. É professora da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (SEDUC) e desenvolve atividades de formação continuada de professores na função de Articuladora de Ensino.
SANDRA REGINA PAZ
Doutora em Educação pela UFPE. Professora Associada II e Pesquisadora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. (CEDU/Ufal). Integrante dos Grupos de Pesquisas: GP-Tese – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (Ufal/CNPq) e GEPE – Grupo de Estudos e Pesquisa Estado e Políticas Sociais e Educacionais (Ufal/CNPq).
SUZANA MARIA BARRIOS LUIS
Doutora em Educação pela UFMG. É professora Associada 4 do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, avaliação escolar, didática e pedagogia. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Educação e Práticas Pedagógicas em tempos de Pandemia e pós pandêmicos pelo covid-19. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação Docente.
Sinopse:
“A obra que me orgulho em prefaciar certamente não passará despercebida na academia. Os seus doze capítulos são ricos em detalhes quanto aos percursos pessoais e profissionais de docentes da Educação Básica e Superior. Geralmente, abordam a escolha consciente da profissão, mas também como esta é assumida em um contexto de poucas oportunidades. Os textos, bem escritos e ricos em detalhes, provocam variados sentimentos no/a leitor/a, demonstram as agruras e as compensações de uma profissão pouco reconhecida socialmente, evidenciam que a docência é muito mais que um dom recebido por algumas pessoas altruístas, mas uma profissão que deve ser concebida com seriedade, compromisso e vontade de transformar uma realidade que parece imutável”. Francisco das Chagas Silva Souza
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-4291-3
ISBN Digital: 978-65-251-4290-6
DOI: 10.24824/978652514291.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
M533 Memórias da formação docente: relatando trajetórias, tecendo identidades Jordânia de Araújo Souza, Lúcia de Fátima Santos, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (organizadores) – Curitiba: CRV, 2023 188 p Bibliografia ISBN Digital 9786525142906 ISBN Físico 9786525142913 DOI 10248249786525142913 1 Educação 2 Formação de professores 3 Trajetória 4 Autobiografia I Souza, Jordânia de Araújo, org II Santos, Lúcia de Fátima, org III Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa, org IV Título V Série 202328358 CDD 37071 CDU 37 MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE relatando trajetórias, tecendo identidades