15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$57,36 sem juros | Total R$57,36 | |
2 x de R$28,68 sem juros | Total R$57,36 | |
3 x de R$19,12 sem juros | Total R$57,36 | |
4 x de R$14,84 | Total R$59,36 | |
5 x de R$12,08 | Total R$60,38 | |
6 x de R$10,23 | Total R$61,41 | |
7 x de R$8,92 | Total R$62,45 | |
8 x de R$7,94 | Total R$63,50 | |
9 x de R$7,17 | Total R$64,56 | |
10 x de R$6,56 | Total R$65,64 |
Autores: Maria de Cássia Passos Brandão-Gonçalves - Luziêt Maria Fontenele-Gomes (Orgs.)
Sinopse:
Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação é um livro que discute a importância do PIBID nos cursos de licenciatura da UESB de forma articulada com as escolas de educação básica, cujo principal propósito é a constituição de uma nova cultura institucional de formação de professores. Isso favorece o desenvolvimento efetivo da relação entre universidade e escola no âmbito dos cursos de licenciatura, tendo em vista que as ações formativas são compartilhadas, possibilitando a constituição de uma nova dinâmica de ensino-aprendizagem que não está pautada na atividade de sala de aula da universidade, apenas. Tampouco não está pautada na lógica da formação própria da realização dos estágios supervisionados, em que a sala de aula da escola é um grande lócus formativo, embora esta seja um dos lugares tomados pelos participantes do PIBID para o processo formativo. Neste contexto se evidenciam quatro sujeitos envolvidos na Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação: a) professor da universidade; b) professor da educação básica; c) estudantes dos cursos de licenciatura; e d) estudantes da escola parceira do PIBID. Considerando-se os percursos formativos de cada um no que diz respeito ao tempo de escolarização e às oportunidades que cada um teve em suas trajetórias de escolarização, a relação que se estabelece na microrrede é marcada pela imbricação dos três termos que compõem a ideia da microrrede: ensino, aprendizagem e formação. Todos os quatros (tipos de) sujeitos estão na linha de frente da emergência do ensinar, do aprender e do formar. Sem dúvida, o Programa constitui um espaço e uma oportunidade de o professor realizar ampla reflexão sobre docência, escola, currículo, políticas educacionais entre outros.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544410493
DOI:10.24824/978854441049.3
Ano de edição:2016
Número de páginas:258
Formato:16x23
Assunto:
M619
Microrrede ensino-aprendizagem-formação: propostas e experimentações
do PIBID UESB. / Maria de Cássia Passos Brandão-Gonçalves, Luziêt Maria
Fontenele-Gomes (organizadoras).
Fontenele-Gomes (organizadoras). Curitiba: CRV, 2016.
258 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1049-3
1. Educação 2. Ensino 3. Aprendizagem – formação I. Gonçalves, Maria de
Cassia Passos Brandão, org. II. Gomes, Luziêt Maria Fontenele, org. III. Título
V. Série.
CDD 370
A MICRORREDE DE ENSINO-APRENDIZAGEM-FORMAÇÃO
E A EMERGÊNCIA DE UM CONCEITO PLURAL
Claudio Pinto Nunes
MICRORREDE ENSINO-APRENDIZAGEM-FORMAÇÃO:
por uma nova cultura institucional de formação de professores
nos cursos de licenciatura da UESB
Maria de Cássia Passos Brandão-Gonçalves
Luziêt Maria Fontenele-Gomes
Inês Angélica Andrade Freire
APONTAMENTOS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL PARA
A DOCÊNCIA: (re)traçando percursos, redefinindo posições
Ester Maria de Figueiredo Souza
Fernanda de Castro Modl
SER PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO BRASIL
DO SÉCULO XXI: uma reflexão pibidiana
Adriana Maria de Abreu Barbosa
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA EM QUESTÃO:
reflexões sobre a experiência do PIBID história na UESB
Maria Cristina Dantas Pina
Micheline Alves Marques
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO
À DOCÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CICLO DE VIDA
PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Talamira Taita Rodrigues Brito
POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO PIBID:
a trajetória do subprojeto de pedagogia
Ennia Debora Passos Braga Pires
O PIBID E A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Marina Helena Chaves Silva
Juliana Brandão Costa Bispo
Márcia Lima de Oliveira Sampaio
MARIA DE CÁSSIAindd // ::
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA:
o PIBID como prática de experiência docente
Roberto Gondim Pires
Suziane de Almeida Pereira Munaro
Iara Brito de São Paulo Luz
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
Renata Correia Assunção Spósito
Gabriele Marisco da Silva
PIBID: a prática docente e a formação inicial de professores
de Ciências e Biologia
Magno Clery da Palma Santos
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA INCLUSA
NA MICRORREDE DE ENSINO APRENDIZAGEM DO PIBID:
formação por meio de materiais alternativos
Luizdarcy de Matos Castro
Cristina Porto Gonçalves
Ivanor Nunes de Oliveira
Jorge Anderson Paiva Ramos
Aurismacia de Azevedo Lima Couto
André Luís Moreira Silva
O PIBID E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
DO PROFESSOR DE QUÍMICA
Bruno Ferreira dos Santos
AMBIENTE VIRTUAL PIBID-UESB:
desenvolvimento e análise de usabilidade
Pedro Brandão Gonçalves
Valéria Argôlo Rosa de Queiroz
SOBRE OS AUTORES