| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$75,48 sem juros | Total R$75,48 | |
| 2 x de R$37,74 sem juros | Total R$75,48 | |
| 3 x de R$25,16 sem juros | Total R$75,48 | |
| 4 x de R$19,52 | Total R$78,11 | |
| 5 x de R$15,89 | Total R$79,45 | |
| 6 x de R$13,46 | Total R$80,81 | |
| 7 x de R$11,74 | Total R$82,18 | |
| 8 x de R$10,44 | Total R$83,56 | |
| 9 x de R$9,44 | Total R$84,96 | |
| 10 x de R$8,63 | Total R$86,38 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Delton Aparecido Felipe
Sinopse:
Neste livro problematizamos a Lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, demanda um repensar das ações pedagógicas no espaço escolar e no currículo. Esta Lei combate as sub-representações e os estereótipos vividos pela população negra ao longo da história brasileira. Sua efetivação na sala de aula exige formar um novo perfil de docentes e discentes a fim de que, no processo de reflexão sobre o “eu” e o “outro”, eles se apropriem de conhecimentos necessários para questionar a pedagogia excludente que ainda existe nas escolas. Para alcançar esse objetivo, estabelecemos a seguinte questão norteadora: De que maneira o uso do cinema como fonte de pesquisa pode colaborar com o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, como propõe a Lei 10.639/2003? Realizamos uma pesquisa-ação participativa, oferecendo um curso de extensão destinado a contribuir com a formação de professores e professoras da rede estadual de educação. Durante o curso, exibimos três narrativas fílmicas: Amistad (1997) de Steven Spielberg; Macunaíma: um herói de nossa gente (1969) de Joaquim de Andrade e Vista a minha pele (2003) de Joel Zito Araújo. Verificamos que os filmes provocaram reflexões sobre a prática docente, problematizando os conceitos de raça, etnia, igualdade, diferença, cultura e conhecimento. As análises dos dados obtidos indicam que a intervenção pedagógica com as narrativas fílmicas e as discussões contribuíram para ampliar o conhecimento dos docentes sobre os filmes e repensar as suas subjetividades, posturas pessoais e os preconceitos historicamente assumidos. Concluímos que, na educação escolar, a utilização das narrativas fílmicas é um caminho possível para serem discutidas as questões desafiadoras da nossa atualidade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405116
DOI:10.24824/978854440511.6
Ano de edição:2015
Número de páginas:154
Formato:14x21
Assunto:
Mulheres em trânsito: intercâmbios, formação docente, circulação de saberes e
práticas pedagógicas / organização Alexandra Lima da Silva, Evelyn de Almeida
Orlando, Maria José Dantas.
246 p.
ISBN 978-85-444-0512-3
1. Mulheres – Papéis sociais. 2. História. 3. Viagens pedagógicas. 4.
Circulação de saberes – ideias em movimento.. I. Silva, Alexandra Lima da. II.
Orlando, Evelyn de Almeida. III. Dantas, Maria José.
15-24480 CDD: 379.26
CDU: 37.014.53
MULHERES VIAJANTES COMO HORIZONTE:
trajetórias e caminhos de pesquisa
MUJERES EN TRÁNSITO, VIDAS EN MOVIMIENTO
Paula Bruno
VIAJERAS Y EDUCACIÓN FEMENINA EN EL SIGLO XIX
Sara Beatriz Guardia
MUJERES EN MISIÓN: la participación femenina
en las misiones protestantes de América del Sur (-)
Paula Seiguer
ENCUENTROS CON UN MUNDO RURAL:
historia de una maestra errante
Blanca Susana Vega
MULHERES DE LETRAS E EDUCAÇÃO FEMININA NO ESPAÇO
LUSO-BRASILEIRO: lições em torno da infância nos escritos
de Júlia Lopes de Almeida e Emília de Sousa Costa
Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi
Maria João Mogarro
ITINERÁRIOS DE UMA PROFESSORA EM FINS DO SÉCULO XIX
Carla Simone Chamon
LITERATURA DE VIAJANTE:
Chiara Lubich, uma professora italiana no Brasil
Maria José Dantas
AS VIAGENS DA ADVOGADA E PROFESSORA MARIA
RITA SOARES DE ANDRADE (-): vivências formativas
em busca da emancipação feminina
Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas
UM OLHAR FEMININO SOBRE MATO GROSSO (-)
Carolina Akie Ochiai Seixas Lima
QUASE TUDO: educação entre música e emoções nas viagens
da pianista Magdalena Tagliaferro
Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
MONTSERRAT SANUY: la introducción de la aplicación escolar
del Método Orff en España en los años
Maria del Rosario Castañón Rodríguez
QUANDO O MUNDO CABE NA BAGAGEM:
as experiências de formação e distinção de Maria Junqueira Schmidt
no cenário educacional brasileiro
Evelyn de Almeida Orlando
HISTÓRIAS CRUZADAS?
Mulheres viajantes e o ensino de história da Educação
Alexandra Lima da Silva
